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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação da influência dos enunciados na resolução de problemas de programação introdutória
Other Titles: Evaluation of enunciation influence in solving problems of introductory programing
metadata.dc.creator: Zanini, Adriana Salvador
metadata.dc.contributor.advisor1: Raabe, André Luís A.
metadata.dc.contributor.referee1: Benitti, Fabiane Barreto Vavassori
metadata.dc.contributor.referee2: Dazzi, Rudimar Luís Scaranto
metadata.dc.description.resumo: A aprendizagem de programação introdutória é um desafio, tanto, para quem estuda, quanto, para quem ensina. Percebe-se que há um problema em aberto, pois, encontram-se diversas pesquisas apresentando novas técnicas, ferramentas e metodologias, entretanto, os relatos sobre as dificuldades e limitações dos alunos e o alto índice de reprovação e evasão permanecem. Algumas teorias, como a Teoria da Relevância e da Aprendizagem Significativa, apontam o conhecimento prévio do aluno como fator fundamental da aprendizagem. Para que ela ocorra é necessário que o novo seja relacionado e ancorado às estruturas cognitivas pré-existentes, tornando-o mais relevante. Quando essas estruturas não existem, um esforço maior terá de ser feito para torná-lo relevante e ancorá-lo no esquema mental do aluno. Outro ponto fundamental é a motivação, pois, o aluno só aprende se estiver pré-disposto em aprender. Estudos trazem jogos como uma alternativa para a aprendizagem significativa, visto que é um contexto comum e promove motivação. O método de ensino mais utilizado, em disciplinas de programação introdutória, é a proposição de problemas, em que, apresenta-se um enunciado, com um problema descrito, e, a partir desse, elabora-se um algoritmo para solucioná-lo. Muitas são as dificuldades apresentadas, principalmente, relacionadas à compreensão e interpretação do enunciado. Analisando os enunciados apresentados nos livros didáticos adotados no Brasil, observou-se que, geralmente, são objetivos, sem indícios do processo de resolução, sem exemplificação e com um contexto puramente matemático. Nesse cenário formulou-se a questão de pesquisa: a estrutura e/ou o contexto de um enunciado influenciam o desempenho dos alunos, de programação introdutória, na resolução de problemas? Para respondê-la realizou-se um experimento para testar os enunciados considerando dois contexto e estrutura, no contexto usou-se o matemático, tradicional, e o de jogos, motivador, e para estrutura a forma não estruturada, tradicional, e estruturada, com dados completos. Nesse experimento participaram oito turmas de seis instituições de ensino superior brasileiras. Os alunos foram distribuídos em quatro grupos, considerando o perfil, cada um resolveu um tipo de avaliação e respondeu a um questionário. Realizaram-se três análises. Na primeira, fez-se um teste de hipóteses, relacionando o contexto e a estrutura com desempenho dos alunos, utilizando a técnica de regressão logística. Observou-se diferença estatística relacionada à estrutura, principalmente, quando o contexto é matemático. Apresentou, também, diferenças relacionadas ao desempenho base do aluno. Na segunda análise verificaram-se as soluções apresentadas e na terceira analisaram-se as respostas do questionário final. O pior resultado foi apresentado pelo grupo que realizou avaliação no contexto matemático não estruturado, modelo tradicionalmente utilizado. O melhor resultado foi de matemática estruturada, o que nos leva a concluir que vale a pena investir esforços na elaboração dos enunciados
Abstract: Introductory programing learning is a challenge both for students and professors. We perceive an opened problem, because there are several researches presenting new techniques, tools and methodologies; however, reporting about difficulties and limitations of students and the high rate of failure and dropout still happens. Some theories, like Relevance theory and Significant Learning, point the student previous knowledge as a fundamental factor for learning. For it occurs, it is necessary that the new be related and anchored at preexisting cognitive structures, becoming it more relevant. When these structures do not exist, a major reinforcement should be done to become it relevant and anchor it in the student mental scheme. Another fundamental point is the motivation, because the student only learns whether being pre-disposed to learn. Studies bring games as an alternative for Significant Learning because it is a common context and provide motivation. Most used teaching method in Introductory Programing is the proposition of problems, in which is presented the enunciation with a described problem and, from it is elaborated an algorithm to solve it. There are several difficulties presented, mainly related to the comprehension and interpretation of the enunciation. Analyzing the enunciations presented in textbooks used in Brazil, it was observed that, generally, they are objectives, without evidences of the process of solving and without exemplification, in a purely Mathematics context. In this scenery, it was formulated the research question: the structure and/or context of an enunciation have influence upon the performance of Introductory Programming students in the problem solving? For answer it, an experiment was carried out in order to test the enunciations, considering context and structure; in the context we used the math, the traditional and the games, the motivator; and for structure was used the non-structured shape, traditional, and structured with complete data. In this experiment, eight classes of students have participated and they are from six Brazilian Higher Education Institution. The students were distributed in four groups, considering the profile and each group solve a type of evaluation and answer a questionnaire. Three analyses were carried out. On the first one, a test of hypothesis was performed, relating the context and the structure with the performance of students, using the logistic regression technique. It was observed statistical difference related to the structure, mainly when the context is math. It was also presented differences related to the student base-performance. On the second analysis was verified the solutions presented and on the third the answers of final questionnaire were analyzed. The worst result was presented by the group which performed the evaluation in non-structured math context, which is the model traditionally used. The best result was on structured math, what lead us to conclude that invest efforts worth in the elaboration of enunciation
Keywords: Programação introdutória
Enunciado
Resolução de problemas
Introductory Programming
Enunciation
Problem solving
Inteligência artificial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: ZANINI, Adriana Salvador. Evaluation of enunciation influence in solving problems of introductory programing. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1004
Issue Date: 4-Feb-2013
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