Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1008
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Agnaldo da-
dc.creator.IDCPF:88141640968por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948564989121016por
dc.contributor.advisor1Raabe, André Luís A.-
dc.contributor.advisor1IDCPF:67325874048por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3163271519013006por
dc.contributor.referee1Dazzi, Rudimar Luís Scaranto-
dc.contributor.referee1IDCPF:61166820904por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340343036686762por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:41:52Z-
dc.date.available2013-05-21-
dc.date.issued2012-12-17-
dc.identifier.citationCOSTA, Agnaldo da. Taxonomy to authoring tools: support in the preparation of educational materials digital. 2012. 150 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1008-
dc.description.resumoCom a criação da internet e os avanços da Tecnologia da Informação, principalmente na área da Educação a Distância, criou-se uma variedade de Ferramentas de Autoria para a produção de Objetos de Aprendizagem educacionais no formato digital. A construção desses recursos digitais precisam ser implementados e concebidos com preocupações pedagógicas, mas também tecnológicas, para que sua posterior utilização não fique condicionada a questões de incompatibilidade. Dessa forma, o desafio atual é escolher a ferramenta apropriada para o desenvolvimento desses recursos. A dificuldade está relacionada a três fatores: o conceito abrangente dos objetos de aprendizagem, a quantidade de opções de ferramentas e a preocupação com o reuso dos objetos criados. A problemática é relevante, pois as pesquisas sobre o uso de Ferramentas de Autoria para construção de Objetos de Aprendizagem aplicados à Educação a Distância vêm aumentando a cada ano. Evidenciados esses fatores, o presente trabalho apresenta uma taxonomia de ferramentas de autoria, apoiada pela norma internacional ANSI/NISO Z39. 19, que define diretrizes para controle de vocábulos controlados, tendo como trabalho final a construção de um website com 450 ferramentas classificadas hierarquicamente e avaliadas por um grupo de profissionais envolvidos na produção de materiais didáticos digitais. A proposta ajudará na escolha de ferramentas que viabilizem projetos educacionais na área da educação a distânciapor
dc.description.abstractWith the creation of the Internet and advances in information technology, especially in the area of Distance Education, created a variety of authoring tools for the production of educational Learning Objects in a digital format. The construction of these digital resources need to be designed and implemented with pedagogical concerns, but also technology, for which no further use is conditional to incompatibility issues. Thus, the current challenge is to choose the appropriate tool for the development of these resources. The difficulty is related to three factors: the comprehensive concept of learning objects, the amount of tool options and concern for the reuse of objects created. The issue is relevant because research on the use of Authoring Tools for Building Learning Objects applied to distance education are increasing every year. Highlighted these factors, this paper presents a taxonomy of authoring tools, supported by the international standard ANSI / NISO Z39. 19, which sets guidelines for control of controlled vocabularies, with the final work to build a website with 450 tools hierarchically classified and evaluated by a group of professionals involved in the production of digital learning materials. The proposal will help in choosing tools that enable educational projects in the field of distance educationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3210/Agnaldo%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentComputação Aplicadapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Computação Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectObjetos de Aprendizagempor
dc.subjectFerramentas de Autoriapor
dc.subjectTaxonomiapor
dc.subjectLearning objectseng
dc.subjectAuthoring toolseng
dc.subjectTaxonomyeng
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleTaxonomia para ferramentas de autoria: apoio na elaboração de materiais didáticos digitaispor
dc.title.alternativeTaxonomy to authoring tools: support in the preparation of educational materials digitaleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Agnaldo da Costa.pdf1,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.