Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1010
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sim.b.a.: Avaliação do impacto afetivo de personagens virtuais em um ambiente virtual de aprendizagem voltado para capacitação de professoras de educação infantil
Other Titles: Sim.ba: Evaluation affective impact of virtual characters in a virtual environment focused on training teachers
metadata.dc.creator: Ficagna, Tiago Vinícius
metadata.dc.contributor.advisor1: Raabe, André Luís A.
metadata.dc.contributor.referee1: Teive, Raimundo Celeste Ghizoni
metadata.dc.contributor.referee2: Dazzi, Rudimar Luís Scaranto
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho procura elucidar como se dão as relações afetivas entre agentes pedagógicos incorporados e usuários de um ambiente de ensino e aprendizagem, voltado para capacitação de professoras de educação infantil. O objetivo central do trabalho é mensurar em que grau as relações afetivas ocorrem e qual a percepção dos usuários com relação à afetividade, bem como também identificar quais estados emotivos podem gerar maior credibilidade junto aos usuários. Para tanto, foi criado um simulador de uma creche virtual em um ambiente tridimensional, avatares que podem ser controlados pelos usuários e bebês virtuais (agentes pedagógicos incorporados) que possuem estados afetivos. Esses estados afetivos foram modelados com base em mapas de relacionamento extraídos de entrevistas com professoras de rede de ensino público que fazem parte do Grupo de pesquisa Contextos Educativos e Prática Docente do programa de Doutorado em Educação, da Universidade do Vale do Itajaí. Com base na triangulação de dados extraídos do uso do simulador, de entrevistas com os usuários e de questionários aplicados chegouse a conclusão de que é possível mensurar e identificar o uso de afetividade no ambiente virtual. Nesse sentido o simulador auxilia a reduzir a dificuldade das professoras em achar locais para realização de estágios para melhorar sua capacitação. Entende-se que o ambiente construído pode auxiliar esse processo, pois o resultado dos experimentos mostraram que os usuários do sistema perceberam os estados afetivos dos bebês virtuais e tomaram atitudes coerentes com as ações reais que acontecem em uma creche real
Abstract: This work sought to elucidate how the affective relations between incorporated pedagogical agents and users of a teaching-learning environment focused on the training of primary school teachers. The central goal of the work is to measure the level of affective relations that occur, and the users perceptions in relation to affectivity, and to identify the emotive states that can generate greater credibility with users. To this end, a simulator was created of a virtual crèche, in a threedimensional environment, with avatars that could be controlled by the users, and virtual babies (incorporated teaching agents) endowed with affective states. These affective states were modeled based on relationship maps extracted from interviews with teachers of the public education network, who were part of the Research group Educational Contexts and Teaching Practice of the Doctoral Program in Education of University of Vale do Itajaí. The triangulation of data extracted from the use of the simulator, the interviews with users, and the questionnaires applied, led to the conclusion that it is possible to measure and identify the use of affectivity in the virtual environment. The simulator therefore helped reduce the teachers difficulty in finding places to carry out practical training placements to further their training. It is understood that the environment created can assist this process, as the result of the experiments show that users of the system perceived the affective states of the virtual babies, and took attitudes that are coherent with the real actions that occur in a real crèche
Keywords: Simulação
Computação afetiva
Agentes pedagógicos incorporados
Simulation
Affective computing
Embodied pedagogical agents
Avatares (Computação gráfica)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: FICAGNA, Tiago Vinícius. Sim.ba: Evaluation affective impact of virtual characters in a virtual environment focused on training teachers. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1010
Issue Date: 18-Sep-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tiago Vinicius Ficagna.pdf6,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.