Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1011
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFranco, Cristiano Roberto-
dc.creator.IDCPF:02052348956por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0152129099605582por
dc.contributor.advisor1Comunello, Eros-
dc.contributor.advisor1IDCPF:9502418298700por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6848996939728495por
dc.contributor.referee1Fernandes, Anita Maria da Rocha-
dc.contributor.referee1IDCPF:76287068604por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8716094042714766por
dc.contributor.referee2Teive, Raimundo Celeste Ghizoni-
dc.contributor.referee2IDCPF:5399242397200por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6094793991932450por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:41:53Z-
dc.date.available2013-05-22-
dc.date.issued2012-11-20-
dc.identifier.citationFRANCO, Cristiano Roberto. Seat belt identification in car drivers using computer vision. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1011-
dc.description.resumoO crescimento do número de veículos trafegando nas ruas faz com que aumente o risco de acidentes de trânsito e, consequentemente, de vítimas fatais ocasionadas por estes acidentes. Historicamente a utilização do cinto de segurança tem demonstrado eficiência na prevenção de óbitos em acidentes, entretanto, parte das pessoas não usam por falta de hábito ou negligência. Os mecanismos automatizados de fiscalização de trânsito existentes permitem a obtenção de um conjunto limitado de informações, dentre os quais não está a utilização do cinto. Devido às limitações destes mecanismos, existe uma demanda por estratégias de fiscalização, controle e gerenciamento de trânsito mais inteligentes e eficientes e a Visão Computacional vem sendo considerada como uma alternativa viável na elaboração de soluções que possam atender a esta demanda. Este trabalho descreve o procedimento de pesquisa e implementação utilizado no desenvolvimento de um protótipo de software para auxílio à identificação da utilização de cinto de segurança em condutores de automóveis utilizando câmeras. Inicialmente fez-se a captura de condições reais de tráfego em vídeo e extração dos elementos de interesse através de técnicas de Processamento Digital de Imagens e de Visão Computacional. Buscando uma avaliação da precisão, os resultados obtidos com a utilização do protótipo foram comparados com os resultados obtidos através da avaliação humana, atingindo bons resultados sob condições ambientais específicaspor
dc.description.abstractThe constant growth in the number of vehicles on the streets has led to an increased risk of traffic accidents and consequently, the number of deaths caused by these accidents. Historically the use of seat belts has proven to be effective in preventing such deaths, but some people do not use them due to lack of habit or negligence. The existing automated mechanisms for traffic monitoring provide only limited information, which do not include the use of the seat belt. Due to the limitations of these mechanisms, there is a demand for strategies of traffic surveillance, control and management that are more intelligent and efficient, and the field of Computer Vision has been considered a viable alternative in the development of solutions that can meet this demand. This dissertation describes the research procedure used in the development of a software prototype to aid identification of the wearing of the seat belt among car drivers. Initially, real traffic scenes were captured on video, and features of interest were extracted using Digital Image Processing and Computer Vision techniques. To evaluate the accuracy of the system, the results were compared with those obtained by human evaluation, achieving good results under certain environmental conditionseng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3216/Cristiano%20Roberto%20Franco.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentComputação Aplicadapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Computação Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVisão Computacionalpor
dc.subjectCinto de Segurançapor
dc.subjectSistemas Inteligentes de Transportepor
dc.subjectComputer Visioneng
dc.subjectSeat Belteng
dc.subjectIntelligent Transportation Systemseng
dc.subjectSistemas especialistas (Computação)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleIdentificação da utilização de cinto de segurança em condutores de automóveis através de visão computacionalpor
dc.title.alternativeSeat belt identification in car drivers using computer visioneng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiano Roberto Franco.pdf3,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.