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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Protótipo de ferramenta de comunicação aumentativa e alternativa para crianças e adolescentes com paralisia cerebral
Other Titles: Augmentative and alternative communication prototype tool for children with cerebral palsy
metadata.dc.creator: Saturno, Cleiton Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramirez, Alejandro Rafael Garcia
metadata.dc.contributor.referee1: Benitti, Fabiane Barreto Vavassori
metadata.dc.contributor.referee2: Teive, Raimundo Celeste Ghizoni
metadata.dc.contributor.referee3: Zeferino, Cesar Albenes
metadata.dc.description.resumo: Pessoas com deficiência motora severa enfrentam diversos problemas de acessibilidade em seu cotidiano. Somam-se aos problemas motores os desafios oriundos de distúrbios da comunicação, especialmente aqueles relacionados à fala. Tais distúrbios concomitantes são tipicamente encontrados em pessoas com Paralisia Cerebral (PC). Este complexo de disfunções representa importante barreira no processo de comunicação destas pessoas, de forma que elas necessitam de estratégias de Comunicação Aumentativa e Alternativa para atingir seus objetivos de comunicação. Inúmeras soluções são propostas para amenizar os problemas de comunicação destas pessoas, contudo, a pretensão de utilizá-las, especialmente no Brasil, sucumbe ante o elevado custo de aquisição e a falta de adaptabilidade para a realidade dos usuários. Neste cenário, profissionais de saúde e terapeutas anseiam por soluções que atendam às peculiaridades dos usuários, especialmente daqueles com PC. Neste contexto, este trabalho objetiva contribuir para melhoria do processo de comunicação de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral atendidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial, através do desenvolvimento de uma ferramenta (hardware e software) de Comunicação Aumentativa e Alternativa. O sistema proposto é baseado em símbolos e prancha de comunicação, e tem como objetivo final contribuir para o aumento da eficiência e da eficácia do processo de comunicação, por meio de estratégias de sugestão de símbolos e frases, bem como através do desenvolvimento de dispositivos de entrada alternativos em substituição ao mouse e teclado convencionais para acesso ao sistema. O protótipo desenvolvido foi avaliado em dois estudos de caso com alunos com Paralisia Cerebral da Fundação Catarinense de Educação Especial, sediada em São José, no estado de Santa Catarina, Brasil. Buscando validar as hipóteses do trabalho foram realizados experimentos guiados pela fonoaudióloga comparando o desempenho dos alunos na participação de um diálogo com e sem a ferramenta proposta. Além dos estudos de caso, o protótipo construído foi avaliado em comparação com o software Boardmaker, utilizado pelos alunos durante as sessões de fonoaudiologia. Os resultados alcançados são promissores, no entanto é necessária uma maior quantidade de utilizações do sistema para que o mecanismo de sugestão de símbolos faça inferências coerentes e sugira adequadamente os símbolos e frases para o usuário. Da mesma forma, embora os alunos se sentissem mais confortáveis utilizando o sistema com os dispositivos de entrada alternativos desenvolvidos, são necessárias mais utilizações do sistema e, eventualmente, outras melhorias para que se consiga uma melhor adaptação às necessidades dos alunos
Abstract: People with severe motor disabilities face many accessibility problems in their daily lives. Add to the motor disabilities, in some cases, the challenges arising from communication disorders, especially those related to speech. Such concomitant disorders are typically found in people with Cerebral Palsy. This complex disorders represents an important barrier in the communication process of these people, so they need strategies for Augmentative and Alternative Communication to achieve their communication goals. Numerous solutions have been proposed to alleviate the communication problems of these people, however, claim to use them, especially in Brazil, succumbs with the high cost and lack of adaptability to the reality of users. In this scenario, health professionals and therapists yearn for solutions that meet the peculiarities of users, especially those with Cerebral Palsy (CP). In this context, this work aims to contribute to improving the communication of children and adolescents with CP served by the Fundação Catarinense de Educação Especial (a school for people with special needs), through the development of a prototype of system (hardware and software) of Augmentative and Alternative Communication. The proposed system is based on symbols in communication board, and aims to contribute to increase the efficiency and effectiveness of the communication through strategies of symbols suggestion, phrases suggestion, and by developing an alternative device to conventional mouse and keyboard to access the system. The prototype was tested with two students with Cerebral Palsy with in a special education school in São José, Santa Catarina, Brazil. Seeking to validate the hypotheses of this study, experiments were performed guided by the speech therapist comparing the performance of students participating in a dialogue with and without the proposed tool. In addition to the case studies, the built prototype was evaluated in comparison with the Boardmaker software, used by students during speech therapy sessions. The results are promising, however it requires a greater amount of use of the system so that the mechanism suggested symbols make inferences suggest coherent and suitably symbols and phrases to the user. Similarly, although students feel more comfortable using the system with alternative input devices developed, most uses of the system and eventually to other improvements are needed to better adapt to the needs of students
Keywords: Paralisia Cerebral
Comunicação Aumentativa e Alternativa
Deficiência Motora
Deficiência de Fala
Cerebral Palsy
Augmentative and Comunication
Motor Disability
Speech Disability
Physical Disability
Sistemas embarcados (Computadores)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: SATURNO, Cleiton Eduardo. Augmentative and alternative communication prototype tool for children with cerebral palsy. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1012
Issue Date: 25-Mar-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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