Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1014
metadata.dc.type: Dissertação
Title: RSKManager: um jogo educativo de gerenciamento de riscos em projetos de software
Other Titles: RSKManager: an educational game of risk management in software projects
metadata.dc.creator: Paludo, Lauriana
metadata.dc.contributor.advisor1: Raabe, André Luís A.
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Benitti, Fabiane Barreto Vavassori
metadata.dc.contributor.referee1: Zeferino, Cesar Albenes
metadata.dc.contributor.referee2: Teive, Raimundo Celeste Ghizoni
metadata.dc.contributor.referee3: Dazzi, Rudimar Luís Scaranto
metadata.dc.description.resumo: A área de conhecimento de gerenciamento de riscos em projetos de software trata fundamentalmente de se tomar as melhores decisões diante da ocorrência de uma situação desejada ou não. A aquisição de competências e habilidades na tomada dessas decisões e de entendimento do impacto envolvido são aspectos subjetivos, ligados à experiência e ao conhecimento adquirido através destas experiências e que, particularmente, são difíceis de treinar em sala de aula. O ensino dessa área vem sendo discutido por pesquisadores e entre as principais recomendações está o uso de jogos educacionais, aos quais se atribui uma maior motivação e proveito para a aprendizagem, promovendo a vivência de situações práticas do conhecimento abordado. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo de gerenciamento de riscos em projetos de software para apoiar o ensino dessa área de maneira que o estudante tenha uma carga prática através da experimentação dos conceitos em um ambiente simulado por um jogo educacional. O jogo proposto, denominado RSKManager, simula o gerenciamento de um projeto de software envolvendo riscos de projeto, exercitando as atividades de identificação, análise, monitoramento e controle, planejamento e execução de respostas aos riscos do projeto. Além da fundamentação teórica, constitui parte deste trabalho uma análise do estado da arte em jogos para o ensino de gerenciamento de projetos, uma pesquisa em diretrizes de ensino nacionais e internacionais e em currículos da área de Computação/Informática de instituições de ensino superior do país, o projeto e desenvolvimento do jogo, bem como o planejamento e aplicação de três avaliações sobre a efetividade do uso do mesmo. Dessas avaliações pode-se afirmar que o jogo tem potencial para auxiliar na aprendizagem de gerenciamento de riscos em projetos de software
Abstract: The acquisition of skills and abilities in making these decisions, and understanding the impacts involved, are subjective aspects gained through acquired experience and knowledge, and are not easy to teach in the classroom. Teaching in this area has been discussed by researchers. One recommendation is the use of educational games, which are associated with improved motivation and learning, promoting the experience of practical situations in the area addressed. This work presents the development of an educational game for risk management in software projects to support the teaching of this area, giving the student practical experience through experimentation of concepts in a simulated environment. The proposed game, called RSKManager, simulates the management of a software project involving project risks, exercising the activities of identification, analysis, monitoring and control, planning and execution of responses to the risks of the project. Besides the theoretical background, this work also includes an analysis of the state-of-the-art in games for teaching project management, a survey of national and international educational guidelines and teaching curricula in the area of Computer Studies/Information Technology in higher education institutions of the country, the design, the planning and development of the game itself, and the planning and application of three evaluations on the effectiveness of its use. Based on these evaluations, it can be affirmed that the game in question can be a useful tool for teaching risk management in software projects
Keywords: Gerenciamento de projetos
Ensino de gerenciamento de riscos em projetos de software
Jogos educacionais
Project management
Teaching risk management in software projects
Educational games
Engenharia de software
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: PALUDO, Lauriana. RSKManager: an educational game of risk management in software projects. 2013. 197 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1014
Issue Date: 30-Aug-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lauriana Paludo.pdf2,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.