Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1022
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um gerador de dicas para guiar novatos na aprendizagem de programação
Other Titles: A hint generator to guide programming novices
metadata.dc.creator: Pelz, Fillipi Domingos
metadata.dc.contributor.advisor1: Raabe, André Luís A.
metadata.dc.contributor.referee1: Zeferino, Cesar Albenes
metadata.dc.contributor.referee2: Teive, Raimundo Celeste Ghizoni
metadata.dc.contributor.referee3: Dazzi, Rudimar Luís Scaranto
metadata.dc.description.resumo: O ensino de algoritmos e programação é fundamental para as disciplinas iniciais dos cursos de computação, porém apresenta altas taxas de reprovação e abandono, intrigando pesquisadores de educação em computação, dos quais reúnem esforços investigando o comportamento dos alunos e criando ferramentas para apoiar atividades de ensino e aprendizagem. A estratégia de aprendizagem da disciplina introdutória de programação normalmente propõe problemas práticos como método de ensino, mas em turmas com grande quantidade de alunos torna-se difícil a mediação individual do professor durante a correção da solução proposta pelo aluno para o problema. Neste sentido ao longo dos anos tem-se construído sistemas que automatizam a correção de problemas de resposta livre como os utilizados em programação a fim de melhorar o feedback ao aluno. Os chamados corretores automáticos de programas geralmente são utilizados para verificar, e dar nota a um problema de programação através da execução do algoritmo do aluno com entradas pré-definidas e também por verificações em aspectos estruturais do código fonte. Normalmente esses corretores não entregam dicas ao aluno sobre como melhorar a sua solução ou como alcançar uma solução válida para determinado problema, entregando apenas uma nota ou uma resposta do tipo certo/errado. Ao observar a forma de correções de problemas dos alunos realizada por monitores da disciplina e por professores verifica-se que frequentemente as mesmas dicas são entregues aos alunos a fim de que estes não cometam o mesmo erro no próximo exercício. A proposta dessa dissertação é criar um sistema de correção automática de algoritmos construído com base na experiência de identificação de erros comuns realizados pelos estudantes, e tem como objetivo fornecer dicas de auxílio ao estudante combinando o uso de técnicas de análise estática e dinâmica dos algoritmos. Como resultado foram realizadas duas provas de conceito que demonstram a viabilidade de fornecer dicas para erros cometidos por estudantes sendo porém necessário um esforço considerável de implementação especialmente na análise estática
Abstract: The teaching of algorithms and programming is essential to initial disciplines of computer sciences but presents high repetition and dropout rates, intriguing the researchers in computer education that gather efforts to investigate student behavior and to create tools to support teaching and learning activities. The learning strategy applied to introductory programming course usually suggest practical problems as teaching method but the high amount of students in the classroom affect the quality and time spend by the teacher to give individual feedback to the student. To solve this problem the researchers were building along the years systems to automate programing assessments. These automated assessments usually grade a programming exercise by executing the student solution with tests data and by walk through the structural components of the students source code. Usually these automated assessments do not give hints to students on how to improve or reach a valid solution to a problem, delivering only a score or a right/wrong feedback. By observing the correction performed by assistants and teachers often it turns out that the same tips are to the students so that they do not make the same mistakes in others exercises. The purpose of this dissertation is to create a system of automatic assessment of algorithms built on the experience of manual correction of a number of problems used over the last few semesters, and aims to provide tips to students through static analysis algorithms. As a result, two conceptual proofs were created to show the feedback in real responses from students. We conclued that the system proposed is capable to deliver the feedback but its implementation require a considerable effort
Keywords: Corretores Automáticos
Ensino Introdutório de Programação
Dicas para resolução de exercício
Automated Assessment
Teaching programming
exercises hints
Programação (Computadores)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: PELZ, Fillipi Domingos. A hint generator to guide programming novices. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1022
Issue Date: 27-Feb-2014
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fillipi Domingos Pelz-2014.pdf4,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.