Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1024
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ferramenta computacional inteligente de apoio ao ensino e experimentação dos efeitos farmacodinâmicos de drogas no organismo
Other Titles: Computational intelligent tool to teaching and experimenting support of pharmacodynamic drugs effects in the body
metadata.dc.creator: Rauta, Leonardo Ronald Perin
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes, Anita Maria da Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Teive, Raimundo Celeste Ghizoni
metadata.dc.contributor.referee2: Dazzi, Rudimar Luís Scaranto
metadata.dc.contributor.referee3: Zeferino, Cesar Albenes
metadata.dc.description.resumo: Um dos pilares da Farmacologia é a Química, cujos aspectos teóricos precisam estar bastante integrados com os trabalhos práticos no laboratório, devido aos vários conceitos abstratos. Por isso, é necessário que o professor faça uso de recursos capazes de reduzir esse nível de abstração. A fim de identificar quais as expectativas dos alunos de farmacologia no que se refere à ferramentas de auxílio no processo de aprendizagem, foi feito um levantamento, o qual apontou a necessidade de aulas mais interativas e softwares que auxiliem a reduzir a abstração dos conceitos. Dentro desse contexto tem-se o uso de simuladores, os quais ajudam a representar o mundo real, através de um mundo virtual. Sendo assim, é proposto nesse trabalho o desenvolvimento de um software de simulação de apoio ao ensino/aprendizagem dos efeitos farmacodinâmicos de drogas no organismo. Para isso, o simulador proposto utilizou conceitos de ontologia, para organizar o contexto a ser simulado buscando reduzir as inconsistências do modelo e; sistemas especialistas, para representar as regras das reações dos fármacos no organismo. Por não existir uma metodologia focada no desenvolvimento de sistemas especialistas voltados ao ensino, este trabalho também propôs uma metodologia, a qual abrange desde a concepção do problema, até o desenvolvimento do projeto. Com esse trabalho, foi verificado que o uso de um simulador baseado em ontologia e sistemas especialistas para ensino e experimentação em Farmacologia é capaz de aumentar o entendimento, por parte dos alunos, das reações farmacodinâmicas que ocorrem no organismo quando um fármaco é manipulado. Para essa comprovação, foi feita uma pesquisa com voluntários que utilizaram o sistema e atribuíram notas que comprovaram a eficácia e a usabilidade da ferramenta proposta
Abstract: One of the pillars of Pharmacology is Chemistry, whose theoretical aspects need to be well integrated with practical work in laboratories due to its various abstract concepts. Therefore, it is necessary that the Lecturer makes use of resources capable of reducing this level of abstraction. To identify the real needs of Pharmacy students, a survey was conducted, which has shown the need for more interactive classes and software that could help to reduce the abstraction of the concepts presented. In this context, simulators have been used, since they help to represent the real world through a virtual world. Thus, this study aims to develop a simulation software to support the teaching and learning of pharmacodynamic effects of drugs in the body. To fulfill this purpose, the proposed simulator uses concepts of ontology to organize the context to be simulated and to diminish the inconsistencies of the model; and it also uses expert systems to represent the rules of the reactions of drugs in the body. Because it does not exist a methodology focused on developing expert systems to teaching, this research also proposed a methodology, which comprehends from the conception of the problem, until the development of the project. This research aimed to verify if the use of a simulator based on ontology and expert systems for teaching and experimenting in Pharmacology is able to enhance the understanding of the pharmacodynamic reactions that occur in the body when a drug is manipulated. To prove it, a survey was conducted with volunteers who used the system and assigned notes that proved the effectiveness of the proposed tool
Keywords: Simulador
Ontologia
Sistemas especialistas
Farmacologia
Simulation
Ontology
Expert Systems
Pharmacology
Sistemas especialistas (Computação)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: RAUTA, Leonardo Ronald Perin. Computational intelligent tool to teaching and experimenting support of pharmacodynamic drugs effects in the body. 2014. 192 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1024
Issue Date: 25-Aug-2014
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo Ronald Perin Rauta.pdf3,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.