Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1035
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um framework para apoiar a construção de experimentos na avaliação empírica de jogos educacionais
Other Titles: A framework to support construction of experiments in empirical evaluation of educacional games
metadata.dc.creator: Kochanski, Djone
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Marcello Thiry Comicholi da
metadata.dc.contributor.referee1: Raabe, André Luís A.
metadata.dc.contributor.referee2: Dazzi, Rudimar Luís Scaranto
metadata.dc.contributor.referee3: Salviano, Clenio Figueiredo
metadata.dc.description.resumo: A adoção de novas abordagens de ensino tem sido explorada recentemente por diversos pesquisadores. No contexto das abordagens de ensino utilizadas estão os jogos educacionais, os quais se acredita que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e proveitoso. Porém, as evidências dos impactos da adoção de jogos educacionais na área de Engenharia de Software ainda são pouco expressivas, se comparadas com outras áreas. Sendo assim, a importância da realização de avaliações empíricas sobre os efeitos de aprendizagem obtidos através do uso de tal abordagem é altamente relevante. O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um framework para apoiar a construção de experimentos na avaliação empírica de jogos educacionais na área de Engenharia de Software. É descrita a utilização do framework para o planejamento, execução e análise dos resultados de dois estudos empíricos do tipo experimento com o jogo educacional X-MED v1.0. O processo completo de experimento é descrito com base no framework e são avaliados os resultados do uso do framework, bem como os resultados dos experimentos realizados
Abstract: The adoption of new approaches to teaching has been recently explored by several researchers. In the context of teaching approaches, educational games have been used, which are believed to make the teaching learning process more attractive and productive. However, evidence on the impacts of the adoption of educational games in the area of Software Engineering is still not enough, if compared with other areas. Thus, the importance of empirical assessments of the effects of learning through the use of such an approach is highly relevant. This work describes the development of a framework to support the construction of experiments in the empirical evaluation of educational games in the area of Software Engineering. We describe the use of a framework for planning, execution and analysis of results of two empirical studies of the experiment type with the educational game X-MED v1.0. The complete experiment is described based on the use of this framework. An evaluation is carried out of the results in relation to the use of this framework, and of the results of the experiments themselves
Keywords: estudos empíricos
avaliação
jogos educacionais.
empirical studies
evaluation
educational games
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: KOCHANSKI, Djone. A framework to support construction of experiments in empirical evaluation of educacional games. 2009. 225 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1035
Issue Date: 15-Dec-2009
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Djone Kochanski.pdf3,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.