Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1041
metadata.dc.type: Dissertação
Title: UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM INTELIGENTE COM HIPERMIDIA ADAPTATIVA PARA APOIO AO ENSINO
Other Titles: A LEARNING ENVIRONMENT WITH INTELLIGENT ADAPTIVE HYPERMEDIA TO SUPPORT EDUCATION
metadata.dc.creator: Santos Junior, Vital Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes, Anita Maria da Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Zeferino, Cesar Albenes
metadata.dc.contributor.referee2: Dazzi, Rudimar Luís Scaranto
metadata.dc.description.resumo: O envolvimento do aluno com ambientes tais como softwares educacionais e ambientes de aprendizagem, tem se tornado tópico de importância no que se refere a avaliação do seu desempenho e motivação. Ambientes estáticos são limitados por não considerarem as necessidades e habilidades individuais dos alunos. Portanto, assim como é pertinente para um professor conhecer as características de seus alunos, é adequado que um ambiente computacional com fins educacionais conheça o perfil de cada aluno, ao ponto de possibilitar a adaptação do conteúdo a ser ensinado. A contribuição desse estudo refere-se a implementação e avaliação de um modelo de um Ambiente de Aprendizagem Inteligente, voltado para o desenvolvimento e apoio aos alunos de curso superior. Partindo de uma perspectiva da Teoria das Inteligências Múltiplas, a avaliação que se pretende perpassa pelo uso de Hipermídia Adaptativa com a utilização das técnicas de Redes Neurais Artificiais (RNA) e Raciocínio Baseado em Casos (RBC), que compõem a estratégia pedagógica do sistema. O desenvolvimento do protótipo leva em consideração o ensino de gerenciamento de redes de computadores, onde tal conteúdo apresenta-se nos níveis básico e avançado, nas mídias texto, mapa conceitual, figura e animação, distribuídas de acordo com o perfil do aluno. Com o uso combinado das duas técnicas de inteligência artificial, tendo na base a Teoria das Inteligências Múltiplas, busca-se como resultado um melhor desempenho e maior motivação de quem está aprendendo.
Abstract: Students involvement in computational environments like educational software and learning environments has become very important in the evaluation of their performance and motivation. Static environments are limited, as they do not take into account students needs and individual abilities. However, just as it is important for the teacher to know the particularities of their students, it is also appropriate for a computational environment with educational aims to meet the profile of each student, enabling the content being taught to be adapted. This study contributes to the implementation and evaluation of an Intelligent Learning Environment model aimed at developing and supporting undergraduate students. Following the Theory of Multiple Intelligences, the evaluation aimed at with this model deals with Adaptive Hypermedia, with the use of the techniques of Artificial Neural Networks (ANN) and Case-based Reasoning (CBR), which constitute the pedagogical strategy of the system. The development of the prototype takes into consideration the teaching of management of computer networks. In the prototype, the content is presented at basic and advanced levels, through textual media, conceptual maps, pictures and animations, which are distributed according to the student s profile. By combining the two artificial intelligence techniques based on the Theory of Multiple Intelligences, this paper aims to improve the performance and motivation of those who are learning.
Keywords: hipermídia adaptativa
inteligências múltiplas
adaptive hypermedia
multiple intelligences
Inteligência artificial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: SANTOS JUNIOR, Vital Pereira dos. A LEARNING ENVIRONMENT WITH INTELLIGENT ADAPTIVE HYPERMEDIA TO SUPPORT EDUCATION. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, São José, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1041
Issue Date: 28-Sep-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vital Pereira dos Santos Junior.pdf2,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.