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metadata.dc.type: Dissertação
Title: JOGO EDUCACIONAL PARA APOIAR O ENSINO DE TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE TESTES DE UNIDADE
metadata.dc.creator: Silva, Antonio Carlos
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Marcello Thiry Comicholi da
metadata.dc.contributor.referee1: Zeferino, Cesar Albenes
metadata.dc.contributor.referee2: Benitti, Fabiane Barreto Vavassori
metadata.dc.contributor.referee3: Raabe, André Luís A.
metadata.dc.description.resumo: O teste de software, visto como uma das medidas de qualidade do software tem suas técnicas e práticas pouco aplicadas pelas empresas, para tal, a falta de profissionais habilitados e disponíveis para a implantação destas técnicas e práticas de teste é apontada como um dos principais fatores. O ensino de teste de software, comumente abordado durante a disciplina de Engenharia de Software nos cursos de graduação em Ciência da Computação, tem entre seus principais desafios, permitir ao aluno a experimentação dos conceitos vistos em sala. Este trabalho tem como objetivo apoiar o ensino de teste de software para os cursos de graduação em Ciência da Computação, permitindo que o aluno tenha uma carga prática através da experimentação dos conceitos, técnicas e práticas de teste de software e um ambiente simulado por um jogo educacional. Constitui parte deste trabalho uma caracterização do estado da arte em jogos para o ensino de engenharia de software, bem como o projeto, desenvolvimento e a avaliação do uso do jogo UTEST, junto aos alunos de graduação do curso de Ciência da Computação com o objetivo de determinar o nível de contribuição deste no apoio ao ensino de teste de software. Como resultado da aplicação de três diferentes experimentos junto a alunos dos cursos de Ciência da Computação e Tecnólogo em Informática, ambos abordando avaliações qualitativas e quantitativas, pode-se verificar uma contribuição positiva do uso do jogo U-TEST, este resultado positivo é evidenciado estatisticamente de maneira significativa no primeiro dos experimentos aplicados, para o segundo experimento os resultados não foram significativamente positivos, enquanto que no terceiro experimento não houve a verificação estatística pela não formação do grupo de controle, em função das restrições discutidas no trabalho, dentre elas a quantidade reduzida de alunos participantes
Abstract: The software testing, seen as a measure of quality of software, has its techniques and practices few applied by companies, just for this, the lack of professionals qualified and available to deploy these techniques and practical test is identified as a major factors. The teaching of software testing, commonly seen in the discipline of Software Engineering in the undergraduate courses in Computer Science, has among its major challenges, allow the student to the experimentation of the concepts seen in class. This work aims to support the teaching of software testing for undergraduate courses in Computer Science, allowing the student has a practice load on experimentation of concepts, techniques and practices for software testing on a simulated environment of educational game. Also part of this work is a characterization of the state of the art of games for the teaching of software engineering, and the design, development and evaluation of the use of the game U-TEST with the students in the graduate course in Computer Science in order to determine the level of contribution of supporting the teaching of software testing. As a result of application of three different experiments with the students of Computer Science and Technology in Computer Science, covering both qualitative and quantitative assessments, a positive contribution of the use of game U-TEST is visible, this positive result is evidenced statistically significantly in the first experiments, for the second experiment, the results were not significantly positive, while the third experiment, no statistical verification by the no formation of control group, according to the constraints discussed at work, among them the amount reduced from participating students
Keywords: jogos educacionais
jogos sérios
ensino de teste de software
educational games
serious game
teaching software testing
Engenharia de software
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: SILVA, Antonio Carlos. JOGO EDUCACIONAL PARA APOIAR O ENSINO DE TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE TESTES DE UNIDADE. 2010. 195 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, São José, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1042
Issue Date: 13-Sep-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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