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dc.creatorSommariva, Leonardo Waltrick-
dc.creator.IDCPF:5259906900por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0150363878431944por
dc.contributor.advisor1Benitti, Fabiane Barreto Vavassori-
dc.contributor.advisor1IDCPF:6169864400000por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7951999302081531por
dc.contributor.referee1Costa, Marcello Thiry Comicholi da-
dc.contributor.referee1IDCPF:61185361987por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4748551071146032por
dc.contributor.referee2Dazzi, Rudimar Luís Scaranto-
dc.contributor.referee2IDCPF:61166820904por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340343036686762por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:42:05Z-
dc.date.available2012-06-26-
dc.date.issued2012-02-29-
dc.identifier.citationSOMMARIVA, Leonardo Waltrick. Usabilitygame: game simulator to support the teaching of usability. 2012. 210 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, São José, 2012.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1052-
dc.description.resumoHá um reconhecimento crescente da importância do ensino de Usabilidade, que vem sendo abordada nas mais variadas formas nas disciplinas de graduação em assuntos relacionados à informática. Usabilidade é um conceito essencial que os profissionais da área precisam aprender já que produzem artefatos para os mais diversos tipos de usuários e contextos, mas por ser muito subjetivo o ensino muitas vezes é dificultado. Um mapeamento sistemático da literatura apontou que as técnicas utilizadas atualmente para o ensino de conceitos relacionados a usabilidade referemse, em sua maioria, ao desenvolvimento de projetos / estudos de casos ou aplicação de avaliações heurísticas. Embora o uso de jogos sérios (serious games) venha sendo utilizado nas mais diferentes áreas, a pesquisa apontou para a inexistência de jogos para apoiar o ensino de Usabilidade. Diante disto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo simulador que expõe o jogador a um ambiente corporativo simulando situações reais de projetos numa empresa fictícia. Para selecionar os conteúdos de usabilidade mais relevantes para abordar no jogo e definir suas características foi realizada uma pesquisa documental sobre assuntos relacionados a usabilidade e jogos, uma pesquisa em diretrizes de ensino nacionais e internacionais e uma pesquisa nos currículos das principais universidades do país na área de informática. O jogo, denominado UsabilityGame, tem o objetivo de auxiliar o ensino de usabilidade abordando ciclo de vida de engenharia de usabilidade, análise de requisitos, prototipação e avaliação heurística. Para avaliar a efetividade do ensino-aprendizagem do UsabilityGame como ferramenta de apoio ao ensino de usabilidade foram realizados quatro quasi-experimentos que concluíram que o jogo auxilia na aprendizagem de usabilidade de forma geral, destacando especificamente os assuntos de avaliação heurística e análise de requisitospor
dc.description.abstractThere is a growing recognition of the importance of teaching Usability, which has been discussed in various forms in graduate courses in areas related to information technology. Usability is an essential concept that professionals need to learn as they produce artifacts for different types of users and contexts, but because it is very subjective, teaching it is often difficult. A systematic mapping of literature found that the techniques currently used for teaching concepts related to usability refer mostly to the development of projects / case studies or application of heuristic evaluations. Although the use of serious games has been used in various different areas, the research pointed to the inexistence of games to support the teaching of Usability. This paper therefore proposes the development of a simulator game that exposes the player to a corporate environment simulating real situations in the projects of a fictitious company. To select the most relevant content to address usability in the game and define its characteristics, document research was carried out on issues related to usability and games, with research of the national and international teaching guidelines, and research on the curricula of leading universities in the country, in the area of information technology. The objective of the game, called the UsabilityGame, is to support the teaching of usability, addressing the usability engineering life cycle, requirements analysis, prototyping and heuristic evaluation. To evaluate the effectiveness of teaching and learning of the UsabilityGame as a tool to support the teaching of usability, four quasiexperiments were carried out, which concluded that the game promotes the learning of usability in general, and in particular, the issues of heuristic evaluation and requirements analysiseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3261/Leonardo%20Waltrick%20Sommariva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentComputação Aplicadapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Computação Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectInteração Humano-Computadorpor
dc.subjectJogospor
dc.subjectUsabilityeng
dc.subjectHuman Computer Interactioneng
dc.subjectGameseng
dc.subjectEngenharia de Softwarepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleUsabilitygame: jogo simulador para apoio ao ensino de usabilidadepor
dc.title.alternativeUsabilitygame: game simulator to support the teaching of usabilityeng
dc.typeDissertaçãopor
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