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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Proposta de ontologia para busca de objetos de aprendizagem
Other Titles: Proposed ontology for search of learning objects
metadata.dc.creator: Vendrami, Shirlei Magali
metadata.dc.contributor.advisor1: Dazzi, Rudimar Luís Scaranto
metadata.dc.description.resumo: O computador tem provocado uma revolução na educação, trazendo para professores e alunos novas técnicas de ensino-aprendizagem. Dentre estas podem ser citados os Objetos de Aprendizagem (OAs) que possuem como principal característica a reusabilidade. No entanto, os sistemas de e-learning baseados em OA não são ainda preparados suficientemente para atender a um público cada vez mais exigente. Para alguns autores, a atual abordagem de busca não considera as características dos OA para melhorar a precisão na recuperação da informação. Logo, é necessária a adição de elementos da Inteligência Artificial, como no caso desta dissertação, as ontologias. Neste trabalho é proposta uma ontologia para objetos de aprendizagem de matemática como suporte a um mecanismo de busca desenvolvido durante este trabalho. A ontologia foi desenvolvida na ferramenta Protégé, utilizando a linguagem OWL (Web Ontology Language) e os conceitos para esta foram baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, documento este disponibilizado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC. Por esta razão, a ontologia foi nomeada Ontomec. A realização dos experimentos foi feita com base em um estudo comparativo entre os mecanismos de busca disponibilizados nos repositórios Rived, Domínio Público e Banco Internacional de Objetos Educacionais e o mecanismo de busca desenvolvido durante esta dissertação com e sem a utilização da ontologia proposta. Os resultados obtidos comprovaram a eficiência da ontologia desenvolvida para inferir semântica durante a busca por OAs, o que resultou em uma maior quantidade de OAs, porém para um melhor refinamento da pesquisa é necessário avaliar a precisão dos dados retornados
Abstract: The computer has brought about a revolution in education, bringing new techniques of teaching and learning for teachers and students. One of these is Learning Objects (LOs), the main characteristic of which is reusability. However, e-learning systems based on LO are not yet sufficiently developed to meet the needs of an increasingly demanding public. For some authors, the current search approach does not consider the characteristics of LO for improving accuracy in information retrieval. Therefore, it is necessary to add elements of Artificial Intelligence; in the case of this dissertation, ontologies. This paper proposes ontology for learning objects in mathematics to support a search engine developed during this work. The ontology was developed in the Protégé tool, using WOL (Web Ontology Language) and the concepts for this were based on the National Curriculum, a document released by the Ministry of Education and Culture - MEC. For this reason, the ontology was named Ontomec. The experiments were conducted based on a comparative study of the search engines available in the repositories RIVED, Domínio Público (Public Domain) and the Banco Internacional de Objetos Educacionais (International Database of Educational Objects), and search engine developed during this dissertation with and without the use of the proposed ontology. The results demonstrated the efficiency of the ontology developed to infer semantics during the search for LOs, which resulted in a greater amount of LOs. However, for a better refinement of the research, it is necessary to evaluate the accuracy of the data returned
Keywords: Web Semântica
Mecanismo de busca
Objetos de Aprendizagem
Parâmetros Curriculares Nacionais
Matemática
Repositórios de Objetos de Aprendizagem
LMS
Ontology
Semantic Web
Search Engine
Learning Objects
National Curriculum
Mathematics
Repositories of Learning Objects
LMS
Ontologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: VENDRAMI, Shirlei Magali. Proposed ontology for search of learning objects. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1054
Issue Date: 21-Aug-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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