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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Comparativo de uma abordagem baseada no comportamento humano através do uso de RNA frente a abordagens determinísticas em um ambiente de estratégia
Other Titles: Comparison of an approach based on human behavior through the use of ANN with deterministic approaches in a strategy environment
metadata.dc.creator: Martins, Rafael Ballottin
metadata.dc.contributor.advisor1: Dazzi, Rudimar Luís Scaranto
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Anita Maria da Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Comunello, Eros
metadata.dc.contributor.referee3: Teive, Raimundo Celeste Ghizoni
metadata.dc.description.resumo: Muitas aplicações de Inteligência Artificial na área de jogos tem como foco a melhora na qualidade do comportamento de personagens, apesar de muitas soluções ainda se focarem em abordagens paliativas visando apenas à resolução de tarefas com base em regras determinísticas limitadas. A criação de agentes para operar em ambientes complexos de uma maneira que se permita observar comportamentos inteligentes é um fator fundamental para os jogadores, principalmente quando o agente inteligente é comparado a agentes que apenas realizam ações otimizadas a partir de regras determinísticas. Apesar da melhora na qualidade com soluções de IA, o comportamento inteligente é difícil de especificar e principalmente de se avaliar. Sendo que uma abordagem baseada em exemplos gerados por jogadores humanos é uma solução promissora para realizar o mapeamento de suas ações. Este trabalho buscou verificar através de experimentos se o investimento na construção de uma IA baseada em ações do jogador humano tem resultados significativos frente a abordagens determinísticas normalmente utilizadas em jogos. Para tanto a técnica de Redes Neurais Artificiais foi utilizada por seus benefícios já reconhecidos para aplicações em jogos e principalmente em trabalhos na área de imitação do comportamento humano. O contexto da pesquisa foi direcionado a um ambiente de estratégia, proporcionando a verificação do comportamento dos agentes para esta categoria. A partir dos confrontos diretos do agente utilizando RNA frente ao agente com aplicação determinística e o próprio jogador, foi utilizada a interface de interação do Robocode para que jogadores avaliassem as diferentes abordagens, permitindo verificar a percepção de inteligência obtida em relação ao agente mapeado com o comportamento humano. Os resultados desta avaliação de percepção demonstraram que é possível mapear ações executadas pelo jogador humano em agentes virtuais e que estas ações são percebidas pelos jogadores como ações mais próximas ao esperado por um jogador humano, melhorando a qualidade destes agentes e consequentemente o nível de entusiasmo dos jogadores
Abstract: Many artificial intelligence applications in the area of games are focused on improving the behavioral quality of the characters, although many solutions still focus only on palliative solutions to solving tasks, based on limited deterministic sets of rules. Creating agents to operate in complex environments in a way that enables intelligent behaviors to be observed is a key factor for game players, especially when the intelligent agent is compared to agents that only perform actions with optimized deterministic rules. Despite the improvements in the quality of AI solutions, intelligent behavior is difficult to specify, and even harder to evaluate. An approach based on examples generated by human players offers a promising approach to mapping the player s actions. This paper seeks to determine, through experiments, whether investments in building an AI based on human behavior has significant results, when compared with the deterministic approaches typically used in games. The technique of Artificial Neural Networks was used for this purpose, due to its recognized benefits when applied to games, particularly in works in the area of imitation of human behavior. The context of the research was directed towards a strategy environment, enabling the behavior of agents to be determined, for this category. Based on direct comparisons of the agent using ANN with the agent with deterministic application, and the player himself, the Robocode interaction interface was used to enable the players to evaluate these different approaches, enabling comparison of the perception of intelligence obtained with that of the agent mapped with human behavior. The results of this evaluation of perception demonstrate that it is possible to map the actions carried out by the human player to virtual agents, and that these actions are perceived by the players as being closer to what would be expected of a human player, improving virtual agents quality and consequently enhancing players enthusiasm.
Keywords: RNA
Jogos
Comportamento Humano
ANN
Games
Human Behavior
Inteligência artificial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Computação Aplicada
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: MARTINS, Rafael Ballottin. Comparison of an approach based on human behavior through the use of ANN with deterministic approaches in a strategy environment. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1057
Issue Date: 25-Feb-2013
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