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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação de professores de ensino fundamental para educação em saúde: uma proposta de Educação popular em saúde através da intersetorialidade
Other Titles: Training of elementary school teachers for health education: a proposal for popular health education through a cross-sector action
metadata.dc.creator: Pereira, Patrícia Carla Gandin
metadata.dc.contributor.advisor1: Cutolo, Luiz Roberto Agea
metadata.dc.description.resumo: A partir da perspectiva ampliada de saúde surgem novas propostas de promoção da saúde. Considerando-se que a escola é um local privilegiado para o desenvolvimento crítico e político, é importante que ações de educação em saúde sejam realizadas. A prática de educação em saúde feita pelos professores está diretamente vinculada à concepção do processo saúde-doença que possuem. Sendo assim, este trabalho pretendeu fornecer subsídios aos professores de ensino fundamental de uma escola para educação em saúde sob uma perspectiva ampliada, baseada na realidade local. Foram realizadas cinco oficinas, com a participação de 16 professores, baseadas na metodologia da problematização, através de uma abordagem qualitativa. A partir dos resultados encontrados percebe-se que o conceito ampliado de saúde permeava o discurso do grupo, provavelmente devido às condições sociais que vivem. O grupo levantou os problemas e fez uma proposta de intervenção com mudanças tanto para o ensino em saúde na escola quanto para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Chegou-se às seguintes conclusões: 1) Para se realizar uma ação educativa de forma ampliada é necessário que o profissional conceba essa visão de saúde; 2) Os professores necessitam de formação para trabalhar nesta perspectiva ampliada; 3) Parcerias com a comunidade são necessárias para o sucesso das ações; 4) Toda ação de educação em saúde deve considerar a determinação social. Espera-se que essa experiência possa ser estendida a outros municípios e que contribua para realização de educação em saúde na perspectiva ampliada, com vistas a uma melhor qualidade de vida da população.
Abstract: From the broad perspective of health emerge new proposals for health promotion. Considering that the school is an ideal place for developing critical and political knowledge, it is important that health education activities be carried out in schools. The practice of health education by teachers is directly linked to their concept of the health-disease process. This study seeks to provide resources for elementary school teachers to practice health education from a broader perspective, based on the local reality. Five workshops were held, with the participation of sixteen teachers, based on an investigative methodology, through a qualitative approach. Based on the results, it is clear that the broader concept of health permeated the discourse of the group, probably due to the social environment in which they live. The group raised issues and made a proposal for intervention with changes both to health education in schools, and to improving the quality of community life. The conclusions were as follows: 1) To perform an educative action with a broader perspective, the professional must understand and subscribe to this vision of health, 2) Teachers need training to work in this expanded perspective, 3) Partnerships with the community are needed for the success of the actions, 4) Any action for health education should consider social determination. It is hoped that this experience can be extended to other municipalities, and therebyhelp to expand the possibilities of health education within a broader perspective, contributing to a better quality of life for the population.
Keywords: Ação intersetorial
Saúde Escolar
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Cross-sector Action
School Health
Health Promotion
Health Education
Famílias - Saúde e higiene
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: PEREIRA, Patrícia Carla Gandin. Training of elementary school teachers for health education: a proposal for popular health education through a cross-sector action. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1060
Issue Date: 29-Feb-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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