Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1073
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Valores e atitudes no processo de formação profissional de técnico de enfermagem
Other Titles: Values and attitudes in process training in practical nursing
metadata.dc.creator: Jora, Daniella Regina Farinella
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Stella Maris Brum
metadata.dc.contributor.referee1: Cutolo, Luiz Roberto Agea
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é o resultado da pesquisa de dissertação do Mestrado Profissional de Saúde e Gestão do Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí Univali. A pesquisa objetivou analisar a repercussão do currículo por competência no desenvolvimento de valores e altitudes do técnico de enfermagem, formados por uma instituição de ensino particular sem fins lucrativos, na visão de egressos e coordenadores/gestores dos serviços de saúde. A pesquisa teve como caminho metodológico uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos em estudo foram 10 egressos técnicos de enfermagem e seis coordenadores/gestores do serviços de saúde de instituições de saúde pública e privada de uma cidade do vale do Itajaí. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, gravada e transcrita pela autora do trabalho. A análise de dados se apropriou de análise temática dos conteúdos, sendo que, para os coordenadores/gestores dos serviços de saúde, identificaram-se as categorias: Competências do Técnico de Enfermagem; fragilidades do Técnico de Enfermagem no processo de trabalho e sugestões de melhoria para a formação do Técnico de Enfermagem. Entretanto, para os egressos, definiram-se as seguintes categorias: trabalho em equipe, iniciativa, humanização, responsabilidade, atenção, orientação, pró-atividade, comprometimento, ética profissional, segurança, visão sistêmica). Essas são as categorias de um artigo, mas têm outras que não foram trabalhadas Os resultados foram organizados na proposta de cada categoria mencionada, dispondo de trechos dos relatos dos entrevistados e comparados com apontamentos da literatura cientifica. A partir das contribuições dos entrevistados coordenadores e gestores, identificou-se que o mercado de trabalho em saúde, tanto público como privado, possui técnicos de enfermagem com perfil que não atendem às necessidades integrais dos usuários, as quais vão além de procedimentos técnicos, envolvem conhecer as questões sociais e culturais do usuário, família e comunidade. Percebeu-se na entrevista com egressos, que o trabalho em equipe permeia a fala de todos. Isto comprova que assistência em saúde não é realizada de forma isolada, mas também, com todos os integrantes do processo de cuidado em saúde. Desse modo, a pesquisa sinaliza para a necessidade de adequação do processo formativo por meio do fortalecimento da integração ensino-serviço, que viabilizaria o aumento da carga horária de práticas e, com isso o desenvolvimento de valores e atitudes voltados ao processo de trabalho
Abstract: This work is the result of the dissertation research of the Master of Professional Health and Work Management from the University of Vale do Itajaí - Univali with theme oriented professional education. The research aimed to analyze the impact of the methodology for the development of competence values and altitudes of the nursing technician, formed by a particular educational institution nonprofit vision of graduates and engineers / managers of health services. The research was a qualitative methodological approach, descriptive and exploratory. The study subjects were 10 graduates nursing technicians and 6 coordinators / managers of health services in health institutions, public and private schools in a city of Itajaí valley. Data collection occurred through semi-structured interviews, recorded and transcribed by the author of the work. The data analysis has appropriated thematic analysis of the contents, and to the coordinators / managers of health services, identified the categories: Powers of Practical Nursing; weaknesses of Practical Nursing in the work process and suggestions for improvement for the formation of Practical Nursing. Already, for graduates, we defined the categories: teamwork, initiative, humanization, responsibility, attention, orientation, proactivity, commitment, professional ethics, safety, systemic view). These are the categories of an article, but others that have not been worked Results were organized in each category mentioned proposal, featuring excerpts of respondents and compared with the scientific literature. From the contributions of engineers and managers interviewed, it is identified that the job market in health care, both public and private, has nursing staff profiles which do not meet the full needs of the users, which go beyond technical procedures involve know the social and cultural issues of the user, family and community. It was noticed even in the speech of graduates that teamwork pervades the speech of all graduates surveyed, which demonstrates that health care is not performed in isolation and, yes, with all members of the care process in health. Thus, research indicates need for adequacy of the training process by strengthening the teaching-service integration, which would enable the increased workload of practice, and thus the development of values and attitudes oriented to work process
Keywords: Formação de recursos humanos
educação técnica em enfermagem
competência profissional
Training of human resources
education
nursing
professional competence
Família - Saúde e higiene
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: JORA, Daniella Regina Farinella. Values and attitudes in process training in practical nursing. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1073
Issue Date: 30-Jul-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniella Regina Farinella Jora.pdf477,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.