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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estudo sobre estilos de pensamento na educação física no contexto do SUS
metadata.dc.creator: Celi, Rafael Cezere
metadata.dc.contributor.advisor1: Ros, Marco Aurelio da
metadata.dc.contributor.referee1: Cutolo, Luiz Roberto Agea
metadata.dc.description.resumo: A Educação Física nos dias de hoje atravessa um momento propício para o seu crescimento dentro da área da saúde. Temporalmente falando a Educação Física foi reconhecida com área da saúde em 1997 com a resolução n°218 e reconhecida como profissão em 1998 com a lei n°9.696. Entretanto, um dos marcos histórico veio com a Política Nacional de Promoção da Saúde de 2006 em que instituiu a Educação Física como uma das profissões necessárias para trabalhar com promoção da saúde. No ano de 2008 com a criação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família abriu um novo campo de trabalho para a Educação Física, pois, é uma das profissões da área da saúde que pode trabalhar no apoio matricial junto às equipes da atenção básica em saúde, o que não se traduz como um processo de legitimação da área nesse campo. Entretanto, como nem tudo é simplesmente claro e o processo de conhecimento é resultado de um conjunto de fatores sociais, ocorrem divergências teóricas entre as próprias concepções de saúde da Educação Física com as concepções de saúde instituídas pelo SUS. Sendo assim, o objetivo desse estudo é, a partir da identificação de Estilos de Pensamento na lógica dos Estilos de Pensamento da Saúde Pública, desvelar caminhos, demonstrar incongruências, para assim, dentro da lógica da Epistemologia de Fleck elucidar novas abordagens para atuação do profissional de educação física no reconhecimento dessas diversidades conceituais. Essa ciência deverá buscar apoio no reconhecimento e nas divergências de Estilos de Pensamento, assim, servindo de auxílio para o entendimento da complexidade da ciência Educação Física em relação à diversidade de Estilos de Pensamento, para assim, construir seu papel de atuação no SUS
Abstract: Physical Education is graining increasing prominence within the area of health field. Physical Education was first recognized as being within the area of health in 1997 by Resolution 218, and was recognized as a profession in 1998 with Law 9,696. However, one of the historical milestones was the National Policy for Health Promotion, in 2006, which instituted Physical Education as one of the essential professions for promoting health. In 2008, with the creation of the Family Health Support Centers, a new working field was opened up for Physical Education, as this is one of the professions that can work as the support network, alongside the basic healthcare teams, which does not translate as a process of legitimation of the area in this field. However, as not everything is simply clear, and the process of knowledge is the result of a set of social factors, there are theoretical divergences between Physical Education and the health conceptions instituted by the Unified Health System. This study therefore aims, based on the identification of Styles of Thinking in the logic of Styles of Thinking in Public Health, to show ways and highlight inconsistences that will elucidate, within the logic of Fleck‟s Epistemology, new approaches for professional practice in Physical Education that take into account these conceptual differences. This science should seek support in recognition and differences in Styles of Thinking, thereby serving as support for understanding the complexity of the science of Physical Education in relation to the diversity of Styles of Thought, and thereby defining its role within the Unified Health System
Keywords: Educação física
Promoção em saúde
Saúde pública
Saúde coletiva
Educação em saúde
Physical education
Health promotion
Public health
Collective health
Health education
Saúde pública
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: CELI, Rafael Cezere. Estudo sobre estilos de pensamento na educação física no contexto do SUS. 2013. 183 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1077
Issue Date: 12-Nov-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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