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dc.creatorAschidamini, Ione Maria-
dc.creator.IDCPF:23088605968por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3955114978194721por
dc.contributor.advisor1Saupe, Rosita-
dc.contributor.advisor1IDCPF:34237402991por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1528084525715685por
dc.contributor.referee1Wendhausen, águeda Lenita Pereira-
dc.contributor.referee1IDCPF:37646605972por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5797744721906534por
dc.contributor.referee2Meier, Marineli Joaquim-
dc.contributor.referee2IDCPF:54470234915por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6797626371757728por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:42:18Z-
dc.date.available2006-11-21-
dc.date.issued2005-02-22-
dc.identifier.citationASCHIDAMINI, Ione Maria. NECESSARY QUALITIES FOR FAMILY HEALTH PROMOTION FROM A NURSING PROFESSORS AND STUDENTS PERPECTIVE.. 2005. 127 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1102-
dc.description.resumoTrata-se de um estudo qualitativo que teve como objetivo conhecer as competências para a promoção e educação em Saúde da Família na perspectiva de docentes e acadêmicos de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba. A base conceitual foi fundamentada nos quatro pilares propostos no relatório da UNESCO para a educação no século XXI, também chamado relatório Delors. Foi utilizado o Grupo Focal como técnica de pesquisa e foram realizadas oito sessões grupais. A partir da interação grupal e do aprofundamento dos debates, os dados elaborados foram visualizados segundo a Análise de Conteúdo. Emergiram quatro categorias, cada uma relacionada a um dos saberes que compõem os pilares citados. São eles: 1. aprender a conhecer - conhecimento como instrumento da compreensão; 2. aprender a fazer - comunicação como habilidade de transformação da realidade; 3. aprender a ser -ética e responsabilidade como atitudes de caráter, harmonia e universalidade. 4. aprender a viver e trabalhar juntos - trabalho em equipe. A primeira caracterizou-se pelo conhecimento amplo envolvendo áreas do saber como a Política, a Religião, a Antropologia, a Sociologia, a Psicologia, a Filosofia e a Ética. Na segunda evidenciaram-se aspectos da relação interpessoal como habilidade necessária para a promoção e educação em Saúde da Família. Na terceira a ética e a responsabilidade expressaram-se como atitudes vinculadas ao conhecimento e à humanização. A quarta categoria revelou-se pela formação do vínculo e o processo de integração entre os diferentes saberes. A técnica do grupo focal favoreceu a aproximação entre os sujeitos do estudo e possibilitou discussões que facilitaram a emergência das competências necessárias para a promoção e educação em Saúde da Família, o que requer dos profissionais da saúde novos olhares sob uma ótica multiprofissional e transdisciplinar.por
dc.description.abstractThe purpose of this research is to identify the necessary qualities for Family Health promotion and education, from the perspective of professors and students of a school of higher education in Curitiba. This research is based on the four pillars of education in the 21st century, described in UNESCO s report, also known as the Delors report. Eight group debate sessions were held and analysed using the Focal Group technique. As a result of thorough debates and interaction with the group, four categories emerged, each one related to one of the pillars described in UNESCO s report. The categories were: 1) The use of knowledge as a tool for comprehension; 2) The use of communication to transform ideas into reality; 3) The influence of ethics and responsibility in a person s character to promote harmony and universality; 4) Learning how to work together as a team. The first category illustrated the importance of ample knowledge in Politics, Religion, Anthropology, Sociology, Psychology, Philosophy, and Ethics. The second emphasized how aspects of interpersonal relationship are fundamental in the promotion and education of Family Health. The third illustrated how ethics and responsibility are linked to knowledge and humanization. The fourth revealed the close relationship between the different pillars. The Focal Group technique contributed to the analysis of the topics above. The discussions which were held allowed the necessary qualities for Family Health promotion and education to be identified. This new reality requires that heath practitioners adopt a multi-professional and interdisciplinary view in relation to this subject.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3355/IONE%20ASCHIDAMINI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentSaúde da Famíliapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Saúde e Gestão do Trabalhopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcompetênciaspor
dc.subjectpromoção da saúdepor
dc.subjectsaúde da famíliapor
dc.subjectpesquisa qualitativapor
dc.subjectgrupos de estudopor
dc.subjectqualitieseng
dc.subjecthealth promotioneng
dc.subjectfamily healtheng
dc.subjectqualitative researcheng
dc.subjectgroup debateeng
dc.subjectPromoção da saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleCOMPETÊNCIAS NA PROMOÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA PERSPECTIVA DE DOCENTES E ACADÊMICOS DE ENFERMAGEMpor
dc.title.alternativeNECESSARY QUALITIES FOR FAMILY HEALTH PROMOTION FROM A NURSING PROFESSORS AND STUDENTS PERPECTIVE.eng
dc.typeDissertaçãopor
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