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dc.creatorSantos, Marco Antonio Merechia-
dc.creator.IDCPF:63337894704por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2906569716952847por
dc.contributor.advisor1Cutolo, Luiz Roberto Agea-
dc.contributor.advisor1IDCPF:37676083915por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9742453607223778por
dc.contributor.referee1Wendhausen, águeda Lenita Pereira-
dc.contributor.referee1IDCPF:37646605972por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5797744721906534por
dc.contributor.referee2Ros, Marco Aurelio da-
dc.contributor.referee2IDCPF:17970954049por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714083442014517por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:42:20Z-
dc.date.available2006-12-04-
dc.date.issued2005-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Marco Antonio Merechia. The Curricular Guidelines and the Medicine Graduation Curriculum: building the Interdisciplinarity through the Boundary Objects and Fleck s Epistemology .. 2005. 167 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1107-
dc.description.resumoA partir da dificuldade de integração entre os diferentes profissionais de saúde quando trabalham em equipe no Programa de Saúde da Família e do pressuposto de que mudanças ainda em nível de graduação em Medicina poderiam consolidar os conceitos de Interdisciplinaridade e atuação multiprofissional, foi realizado um estudo de caso com o Curso de Graduação em Medicina da UNIVALI, visando à identificação de interfaces possíveis, ou Objetos Fronteiriços, entre o curso de Medicina e outros cursos da saúde, dentro do Projeto Pedagógico e dos Planos de Ensino do curso, correlacionando-os com as Diretrizes Curriculares do MEC. Foi realizada uma análise temática de conteúdo nestes documentos, utilizando como referencial as categorias epistemológicas de Ludwik Fleck e o conceito de Objeto Fronteiriço de Star e Griesemer. Após a análise dos documentos oficiais e técnicos, foram descritos os espaços passíveis de concretização da interdisciplinaridade no texto das Diretrizes Curriculares e no Projeto Pedagógico do curso, e separadas três possibilidades dentro da grade curricular, em relação às disciplinas enquanto Objetos Fronteiriços Potenciais, Viáveis e Concretos. As 86 disciplinas do curso foram distribuídas nestas categorias. Os resultados obtidos foram promissores e orientam um caminho a ser percorrido na direção da concretização da Interdisciplinaridade, necessária para a efetivação do conceito de integralidade, base da atuação do novo profissional com caráter generalista, importante para a consolidação da estratégia de Saúde da Família e do SUS.por
dc.description.abstractStarting from the difficulty of integration among different health professionals when they work together in the Programa de Saúde da Família (Family Health Program), and also from the assumption that changes early made in the Medicine graduation course might consolidate the concepts of interdisciplinarity and of multiprofessional action, a case study has been carried out concerning the Medicine Graduation Course of the UNIVALI, aiming at the identification of possible interfaces (Boundary Objects) between the Medicine graduation course and other courses in the health field, considering the course s Pedagogical Project and Teaching Plans, as well as the Curricular Guidelines of the MEC (Ministry of Education). A thematic content analysis of those documents has been carried out, based upon Ludwik Fleck s epistemologic cathegories and Star and Griesemer s Boundary Object concept. After the analysis of official and thecnical documents, the areas of the Curricular Guidelines and of the course s Pedagogical Project that might concretize the interdisciplinarity have been described, and three possibilities have been proposed for the disciplines, considered as Potential, Possible and Concrete Boundary Objects. The 86 disciplines have been classified in such cathegories. The results obtained have been promising and indicate a way to be taken towards the concretization of interdisciplinarity necessary for the effectiveness of the concept of integrality that is the base of the action of the new professional with a generalistic approach, which is important for the consolidation of the strategy of the Family Health Program and of the SUS (Sistema Único de Saúde Unified Health System).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3350/MARCO%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentSaúde da Famíliapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Saúde e Gestão do Trabalhopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação médicapor
dc.subjectequipe interdisciplinar de saúdepor
dc.subjectsaúde da famíliapor
dc.subjecteducationeng
dc.subjectmedicaleng
dc.subjectinterdisciplinar health personneleng
dc.subjectfamily healtheng
dc.subjectFamília - Saúde e higienepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleAS DIRETRIZES CURRICULARES E O CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UNIVALI: Construindo a Interdisciplinaridade através dos Objetos Fronteiriços e da Epistemologia de Fleck.por
dc.title.alternativeThe Curricular Guidelines and the Medicine Graduation Curriculum: building the Interdisciplinarity through the Boundary Objects and Fleck s Epistemology .eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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