Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1111
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFélix, Sarah Beatriz Coceiro Meirelles-
dc.creator.IDCPF:03324215978por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7374930253579866por
dc.contributor.advisor1Cutolo, Luiz Roberto Agea-
dc.contributor.advisor1IDCPF:37676083915por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9742453607223778por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:42:20Z-
dc.date.available2006-12-04-
dc.date.issued2005-04-20-
dc.identifier.citationFÉLIX, Sarah Beatriz Coceiro Meirelles. Boundary Objects Enabling the Development of the Interdisciplinarity during the Graduate in Physical Therapy. 2005. 122 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1111-
dc.description.resumoDiariamente presenciamos profissionais de saúde com dificuldades no trabalho em equipe onde são necessárias trocas de experiências, construção de objetivos em conjunto e convivência com diferentes estilos de pensar. Isto reforça a idéia de que não somos capacitados durante a graduação a trabalhar em equipe multiprofissional, de maneira interdisciplinar como prevê o sistema de saúde vigente no país. Para construir uma mudança no ensino e na pesquisa, exige-se uma reorganização dos sistemas pedagógicos, reorientando o ensino das ciências a partir de uma visão integradora e proporcionando ao educando uma visão global da realidade. Podemos observar que é muito difícil atuar em saúde sem absorver os conhecimentos das ciências básicas, da antropologia e das ciências sociais. É complicado realizar uma práxis em fisioterapia de acordo com as demandas sociais e políticas públicas de saúde vigentes, sem a interação com outras identidades profissionais. Portanto, este estudo objetivou encontrar, através de análise temática de conteúdo, espaços denominados objetos fronteiriços, inseridos no currículo de um curso de Graduação em Fisioterapia, em que possam ser desenvolvidas atividades de ensino que permitam além da aquisição de conhecimento, o exercício da atuação em equipe interdisciplinar. Nos documentos do curso analisado, verificou-se riqueza de conteúdos que podem ser ministrados em conjunto com outros cursos da área da saúde, articulando visões obre o mesmo tema, mas poucos são explorados. Eixos temáticos podem ser sugeridos a fim de nortear os docentes para esta proposta de ensino: políticas públicas, saúde da família, saúde da mulher, saúde da criança, saúde do idoso, saúde do trabalhador, promoção e educação em saúde, dentre outros. O desenvolvimento de práticas de ensino, visando a formação de um profissional apto a atuação em equipe, inclui fóruns de discussão da realidade local, reuniões semanais, projetos de extensão, projeto de ensino, trabalhos de conclusão de curso, contendo docentes e discentes interessados e com atitude para esta prática.por
dc.description.abstractEvery day we come across health professionals having difficulties in team work in which it is necessary to have experiences exchanging, group construction of objectives and dealing with different styles of thinking. This context reinforces the idea that we are not well qualified during the graduation course to work in a multiprofessional team, in an interdisciplinary way as the national health system outlines in this country. In order to construct a significant change in teaching and research, a reorganization of the pedagogical systems must occur, redirecting the teaching of sciences from an integrative view and providing the student a global view of the reality. We can observe that it is quite difficult to work in the health area without absorbing the knowledge about the basic sciences, the anthropology and the social sciences. It is complex to perform praxis in physiotherapy according to the social demands and public health policies in force, without the interaction with other professional identities. Thus, this study aimed at finding, through the theme analysis of contents, spaces named as boundary objects inserted in the curriculum of a graduate course in Physiotherapy, in which it is possible to develop teaching activities which makes the interdisciplinary team work practice possible in addition to the knowledge acquisition. In the documents of the analyzed course, we verified a wealthy of contents which can be taught in connection with other courses in the health area, articulating points of view about the same theme, but a few of them are really explored. Thematic axis can be suggested in order to direct the teachers to this proposal of teaching: public policies, family health, woman health, children health, the elders health, workers health, promotion and education in health area, among others. The development of teaching practices, aiming the graduation of a professional well qualified for team work, includes seminars with discussions about the local reality, weekly meetings, extension projects, teaching projects, course conclusion essays, joining together teachers and students who are interested and have attitude to this practice.eng
dc.description.sponsorship-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3345/SARAH%20FELIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentSaúde da Famíliapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Saúde e Gestão do Trabalhopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectequipe interdisciplinar de saúdepor
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjecteducação em saúdepor
dc.subjectfisioterapiapor
dc.subjectpatient care teameng
dc.subjecthigher educationeng
dc.subjecthealth educationeng
dc.subjectphysical therapy (Specialty)eng
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleOBJETOS FRONTEIRIÇOS POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE DURANTE A GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIApor
dc.title.alternativeBoundary Objects Enabling the Development of the Interdisciplinarity during the Graduate in Physical Therapyeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARAH FELIS.pdf643,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.