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metadata.dc.type: Dissertação
Title: COMPETÊNCIAS DOS FISIOTERAPEUTAS PARA A ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA: AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES E EGRESSOS DA UNIVALI.
Other Titles: Abilities of the Physiotherapists for Basic Attention in Health of the Family: evaluation of the professors and egresses of the UNIVALI.
metadata.dc.creator: Viana, Simone Beatriz Pedrozo
metadata.dc.contributor.advisor1: Saupe, Rosita
metadata.dc.contributor.referee1: Cutolo, Luiz Roberto Agea
metadata.dc.contributor.referee2: Caetano, João Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Meier, Marineli Joaquim
metadata.dc.contributor.referee4: Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza
metadata.dc.description.resumo: A construção de competências para atenção básica em saúde prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais configura como elemento fundamental na formação e inserção dos fisioterapeutas na saúde coletiva e representa um desafio a ser vencido pelo ensino de fisioterapia que, historicamente, forma recursos humanos voltados para um modelo biologicista, centrado na doença, acompanhando a origem da profissão. Este estudo tem a pretensão de formular uma proposta idealizada através da identificação de um rol de competências necessárias para formação do profissional de Fisioterapia no que se refere à atuação na Atenção Básica em Saúde, com foco na promoção e educação em saúde da família, quanto aos conhecimentos, habilidades e atitudes. Trata-se de pesquisa de campo, do tipo descritiva. A metodologia utilizada é originária da University of North Carolina e introduzida no Brasil por Spínola e Pereira em 1976 e desenvolvida em etapas. Participaram deste estudo três professores do programa de mestrado, como pré-juizes, sete profissionais experts na temática, como juízas e 46 fisioterapeutas ligados ao curso de fisioterapia da Univali, no período de 2000 a 2004, sendo 18 professores e 28 alunos egressos. O modelo idealizado resultou na construção de um organograma detalhado denominado Diagrama de Árvore, no qual as competências necessárias para a formação de fisioterapeutas, com foco na promoção e educação em saúde da família foram decompostas e hierarquizadas em 82 componentes. O rol de competências proposto neste estudo foi validado pelas juizas, visto que 96,14 % dos valores atribuídos aos componentes do diagrama e expressos pela mediana, ficaram entre 5 e 4, ou seja, muito alta e alta importância. A proposta idealizada foi submetida, ainda a apreciação de profissionais fisioterapeutas, resultando em índice de desempenho igual a 9,14 , classificado como pleno sucesso do estudo. Dentre os conceitos nucleares eleitos para o estudo o tema Saúde da Família obteve maior índice de desempenho, seguido por Educação e Promoção da Saúde. Os conceitos de habilidade e atitude tiveram maior importância. Quanto às competências identificadas, as que tiveram maior índice de desempenho foram: habilidades de comunicação, atitudes que valorizem a participação da família e ética na aceitação das diferenças ligadas a Promoção da Saúde; habilidades para o trabalho em equipe, atitudes de diálogo, respeito, saber ouvir e o compartilhamento de saberes no processo de Educação em Saúde; conhecimentos de cidadania e interdisciplinaridade, responsabilidade e atitudes de compromisso e respeito ético com a Saúde da Família. Os dados encontrados apontam para inovação na formação do fisioterapeuta, a partir do desenvolvimento de competências para atuar com qualidade, eficiência e resolutividade no SUS e conseqüentemente na Saúde da Família. Esperase contribuir de forma significativa para a reorientação de um currículo mais humano e menos técnico na área da Fisioterapia, bem como com programas de educação permanente superando, assim o dilema tecnicista de formação do fisioterapeuta.
Abstract: The construction of competences for basic attention in the health foreseen in the National Curricular Directrix configures like fundamental element in the formation and insertion of the physiotherapeutics in the collective health and represents a challenge to be won by the physiotherapy teaching wich, historically, it forms human resources inclined to a biologistic model, centralized in the disease, attending origin of the profession. This study has the pretension to formulate a proposal idealized through identification of a necessary competences roll to the professional physiotherapy formation in the area of basic attention in health, with focus in the promotion and education in family health, to respect in the knowledges, abilities and positions. It treats of area research, of the descriptive type. The utilized methodology is originating of North Caroline University and introduced in Brazil in 1976 by Spindola and Pereira and developed through stages.Three (03) teachers of the Mastership Program participated of this study, with prejudges, seven (07) thematic professional expert, like female judges and forty six (46) physiotherapeutics jointed in the Physiotherapy course of UNIVALI , in the period 2000-2004, eighteen (18) teachers and twenty eigh (28) egress pupils. The idealized model has resulted at a detailed organogram called Tree Diagram, where the necessary competences to the physiotherapeutics formation, with focus in the health family promotion and education were decomposed and hierarchized at eighty two (82) components. The proposed competences roll in this study were validated by female judges, thus ninety six comma fourteen ( 96,14) par cent of the values attributed to the components of the diagram and express by the medium, were between five (05) and four (04), that is, very high and high importance.The idealized propose were submitted, yet to the appreciation of physiotherapeutic professionals, resulting at an index of performance equal to ninety comma fourteen (9,14), classified like successfull study. Amongst the elect nuclear concepts for the study the subject health of the family got greater performance index, followed for education and promotion of the health. The concepts of ability and attitude had had greater importance. How much to the identified abilities, the ones that they had had greater performance index had been: communication abilities, attitudes that value the participation of the family and ethics in the acceptance of the on differences the Promotion of the Health; abilities for the work in team, dialogue attitudes, respect, to know to hear and the sharing to know in the process of Education in Health; knowledge of citizenship and interdisciplinaridade, responsibility and attitudes of commitment and ethical respect with the health of the family. The found data aim to an innovation in the physician formation, leave from the development of competences to act with quality, efficiency and resolutivity in the SUS (Health Unique System) and consequently in the family health. It is waited to contribute of significant form to the reorientation of a curriculum more human and less thecnical in the Physiotherapy area, as well as with permanent education programs surmounting, so the technicist dilemma of physiotherapeutic formation.
Keywords: competências
atenção básica
promoção e educação em saúde
saúde da família
fisioterapia
competences
basic attention
promotion
education in health
family health
physiotherapy
Família - Saúde e higiene
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: VIANA, Simone Beatriz Pedrozo. Abilities of the Physiotherapists for Basic Attention in Health of the Family: evaluation of the professors and egresses of the UNIVALI.. 2005. 126 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1112
Issue Date: 23-Feb-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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