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metadata.dc.type: Dissertação
Title: PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA FISIOTERAPIA AOS EDUCADORES
Other Titles: Process Of School Integration: Contribution of the physiotherapy to educators
metadata.dc.creator: Chesani, Fabíola Hermes
metadata.dc.contributor.advisor1: Saupe, Rosita
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Stella Maris Brum
metadata.dc.contributor.referee2: Backes, Vânia Marli Schubert
metadata.dc.description.resumo: A proposta de inclusão escolar do aluno portador de necessidades especiais (PNE), como parte integrante do trabalho do fisioterapeuta, desponta para a formação e capacitação dos educadores, pois a fisioterapia sempre desenvolveu suas atividades para a eliminação de barreiras arquitetônicas, melhora da acessibilidade, adaptações de mobiliários e materiais, bem como habilitar o PNE com posturas e movimentos favoráveis. Este trabalho teve como objetivo: problematizar e refletir sobre o processo de inclusão escolar, considerando as vivências dos educadores em sala de aula e no Círculo de Cultura. Participou do estudo um grupo de professores que atuam numa Escola Municipal de Itajaí (SC). O Itinerário de Pesquisa da Paulo Freire foi o método utilizado para a coleta dos dados. Foi realizada a investigação temática de inclusão escolar e fisioterapia, e problematizadas as palavras geradoras: anatomia e fisiologia do sistema nervoso central; paralisia cerebral, autismo, síndrome de down; hiperatividade, dificuldade de aprendizagem e fisioterapia. A técnica de oficinas contribuiu para o desvelamento crítico dos temas geradores. A metodologia problematizadora permitiu que as realidades enfrentadas no cotidiano dos educadores fossem investigadas, tematizadas e problematizadas. Foi problematizado sobre a formação continuada dos educadores, sobre os alunos portadores de necessidades especais matriculados na escola e sobre a escolha dos temas geradores. Isso possibilitou um novo olhar, uma transformação, uma mudança da realidade. A concretização da educação inclusiva é um processo que deve ser relizado com a troca de saberes e de experiências entre os profissinais. Não é somente colocar um aluno portador de necessidade especial numa sala de aula do ensino regular, é um compromisso da sociedade.
Abstract: The proposal for school inclusion of students who are people with special needs (PSN), as an integral part of the work of the physiotherapist, suggests a need for training and qualification of educators, as physiotherapy has always carried out activities aimed at eliminating architectural barriers, improving accessibility, adapting furniture and materials, and helping to enable people with special needs, by means of favorable positions and movements. The objective of this work is to investigate and reflect on the process of school inclusion, considering the experiences of educators in the classroom and in the concept of Círculo de Cultura or Cycle of Culture. A group of teachers working in a Municipal School in Itajaí (SC) took part in the study. The Research Itinerary of Paulo Freire was used for the data collection. A thematic investigation was carried out on school inclusion and physiotherapy, and the generating words investigated: anatomy and physiology of the central nervous system; cerebral palsy; autism; down s syndrome; hyperactivity; learning difficulties and physiotherapy. The technique of workshops contributed to a critical unveiling of the generating themes. The investigative method enabled the realities faced in the day-to-day work of the educator to be investigated, categorized into themes, and discussed. An investigation was carried out on the continuing education of educators, students with special needs enrolled in the school, and the choice of generating themes. This enabled a new look at the theme, a transformation, a shift in the reality. The concretization of inclusive education is a process that should include an exchange of knowledge and experiences between professionals. It is not only a question of including the student with special needs in the regular teaching classroom, but involves the commitment of society as a whole.
Keywords: fisioterapia
educação
inclusão escolar
phisiotherapy
education
school inclusion on integration
Educação inclusiva
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: CHESANI, Fabíola Hermes. Process Of School Integration: Contribution of the physiotherapy to educators. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1125
Issue Date: 15-May-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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