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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A equipe de saúde bucal e os processos de educação em saúde
Other Titles: The oral health team and health educational processes
metadata.dc.creator: Ferreira, Izabel do Rocio Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Saupe, Rosita
metadata.dc.contributor.referee1: Cutolo, Luiz Roberto Agea
metadata.dc.contributor.referee2: Caetano, João Carlos
metadata.dc.description.resumo: A prática odontológica hegemônica no Brasil, por todo século XX, teve como características a alta complexidade e a utilização de sofisticada tecnologia, sendo marcante o modelo curativo-restaurador. Este modelo mostrou-se inadequado às diferentes realidades, não resultando em melhores condições de saúde bucal para o conjunto da população. As políticas públicas, tanto as relacionadas ao sistema de saúde, quanto ao sistema formador apontam para uma reorganização da atenção em saúde bucal em todos os níveis de atenção, tendo o conceito do cuidado como eixo de reorientação do modelo, respondendo a uma concepção de saúde não centrada somente na assistência aos doentes, mas, sobretudo, na promoção da boa qualidade de vida. Entre as ações a serem desenvolvidas pela equipe de saúde bucal estão as de educação em saúde. Evidencia-se a necessidade de uma mudança da prática odontológica, na qual os profissionais, fortemente habituados ao modelo hegemônico com direcionamento centrado na doença, atuem nas ações de promoção da saúde, dentre elas na educação em saúde. Conhecer como as equipes de saúde bucal realizam educação em saúde, e quais os processos educacionais por elas desenvolvidos, são os temas centrais deste estudo, bem como, constatar se a odontologia está atuando nas ações de educação em saúde visando à emancipação do cidadão. Para atingir estes objetivos, a metodologia incluiu: pesquisa pelo método qualitativo, sendo que os dados foram coletados pela técnica da entrevista semi-estruturada, com os componentes das equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde e das Unidades Programa Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Curitiba, tendo como critério o tempo de experiência de serviço em saúde pública. O conjunto de informações coletado foi analisado e confrontado com os referenciais de educação sanitária e de educação em saúde, levantados pela revisão da literatura. As categorias: concepções sobre educação em saúde; práticas de educação em saúde e componentes da equipe de saúde bucal que realizam educação em saúde, emergiram dos objetivos do trabalho e do processo de análise aplicado, e, foram visualizadas a partir do núcleo processos educacionais em saúde. Os resultados mostraram que estes profissionais estão passando por um momento de transição entre a educação sanitária e a educação em saúde. Ainda que seus processos educativos em saúde se norteiem pelo modo tradicional de educação, há evidentes tentativas de romper esse modelo. Pode-se inferir que estão direcionando-se para uma prática mais horizontal e participativa com os usuários, especialmente os profissionais com mais tempo de serviço público de saúde. A ação educativa é um processo, e, como tal, exige um tempo para concretizar seu efeito, que deve ser conjunto entre os profissionais de saúde e população
Abstract: Throughout the 20th century, the hegemonic practice of dentistry in Brazil was characterized by high complexity and sophisticated technology, with an emphasis on the curative-restorative model. This model proved inadequate for the different realities, as it did not result in better oral health conditions for the population in general. Public policies, whether related to the health system or to professional training, point to reorganization of oral healthcare at all its levels, the concept of care being a new axis reorienting the model, which responds to a concept of health that focuses not only on care of the patient but above all, the promotion of quality of life. Education for health is among the actions that need to be improved by oral health teams. It is clear that changes in dentistry practice are needed, in which professionals, who are traditionally accustomed to the hegemonic model and its focus on the treatment of disease, carry out health promotion activities, including education. This study seeks to investigate how the oral health teams carry out health education, and identify their educational processes, and to determine whether dentistry today is developing health education activities aimed at emancipating citizens. To achieve these objectives, the methodology included: qualitative research and data collection through semi-structured interviews with oral health team professionals working at Basic Health Units and Units of the Family Health Program in the city of Curitiba, taking, as criteria, their length of service in the public health service. The information gathered was analyzed face and compared with the reference to sanitary and health education identified in the literature. The categories were concepts of health education, health education practices, and members of the oral health who carry out health education, which emerged from the objectives of this work, and from the process of analysis applied. These were visualized based on the processes of the center of health educational. The results of the research show that these professionals are going through a period of transition between sanitary education and health education. Despite being guided by the traditional education model in their health education processes, these professionals are clearly attempting to break away from this model. It can be inferred that they are heading for a more horizontal and participative practice with patients, especially those professionals who have worked for longer in the public health system. Educational action is a process, and as such, it requires time to materialize its effects, which must be simultaneously improved between health professionals and population
Keywords: educação em saúde
saúde bucal
equipe
health education
oral health
team
odontologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: FERREIRA, Izabel do Rocio Costa. The oral health team and health educational processes. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1140
Issue Date: 23-Oct-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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