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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O est?gio curricular como instrumento modificador da imagem da doen?a mental entre estudantes de fisioterapia: um relato de experi?ncia
metadata.dc.creator: Garcia, Adriana Barco
metadata.dc.contributor.advisor1: Serrano, Alan Indio
metadata.dc.contributor.referee1: Benito, Gladys Amelia Vélez
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Stella Maris Brum
metadata.dc.description.resumo: O est?gio supervisionado representa uma etapa na forma??o acad?mica dos estudantes do curso de fisioterapia. Propicia os primeiros contatos com a pr?tica profissional. O aluno utiliza os conhecimentos te?ricos trabalhados na universidade e desenvolve as habilidades t?cnicas e pessoais. OBJETIVO: Descrever as mudan?as no discurso dos estudantes de fisioterapia quanto aos estere?tipos em rela??o ao doente mental no in?cio e no final do est?gio em numa unidade psiqui?trica de hospital geral. METODOLOGIA: Estudo descritivo, em forma de relato de experi?ncia, aproveitando a an?lise do material contido nas entrevistas feitas com estudantes de fisioterapia na sua entrada e na sua sa?da de um est?gio com pacientes psiqui?tricos. A an?lise centrou-se na identifica??o de preconceitos e estere?tipos sobre o doente mental. Apoiou-se em referenciais te?ricos da psicologia social, especialmente nas obras de Agnes Miles e de Henri Tajfel. Foram identificados alguns estere?tipos negativos do doente mental, avaliados os sentimentos despertados nos alunos ao contato com os pacientes e identificaram-se alguns preconceitos expressados em rela??o ? doen?a mental. RESULTADOS E DISCUSS?O: A imagem do doente para os estudantes de fisioterapia prevalente antes do est?gio ? vastamente associada a uma primazia do instintivo sobre o pensamento racional, ? confus?o mental, ? a??o impulsiva, a d?ficits de higiene e de apresenta??o pessoal adequada, ao isolamento, ? desorganiza??o nos atos cotidianos e ? dificuldade para permitir relacionamentos interpessoais. Ap?s o est?gio verificou-se certa ruptura de preconceitos bem como o aparecimento de um senso de integra??o social e uma maior disposi??o para a conviv?ncia. CONSIDERA??ES FINAIS: O est?gio supervisionado com o paciente ps?quico propicia aos alunos um momento para aprimorar habilidades t?cnicas e tamb?m para melhor se comunicarem e desenvolverem empatia ao longo do tratamento. Posteriormente ao est?gio os alunos se desvinculam de opini?es pr?-concebidas e preparam-se para realizar um melhor acolhimento, estabelecendo uma rela??o solid?ria e de confian?a com os pacientes. Realizando uma assist?ncia integral ao paciente, com o m?nimo de barreiras e com o m?ximo de qualidade, objetivando seu bem-estar e a efetividade do servi?o prestado
Abstract: The supervised practical training placement represents one stage in the academic experience of students of the physiotherapy course. It gives the students their first contact with the professional practice. The student applies the theoretical knowledge studied in the university, and develops technical and personal skills. OBJECTIVE: To describe the changes in the speech of physiotherapy students, concerning stereotypes related to the mentally disabled at the beginning and at the end of the traineeship at a psychiatric unit of a general hospital. METHODOLOGY: Descriptive study, in the format of report of experience, which includes the analysis of material from the interviews with students of physiotherapy at the beginning and end of their traineeship with psychiatric patients. The analysis focused on identifying prejudice and stereotypes about mentally disabled people. The study was supported by a theoretical framework on social psychology, in particular, the work of Agnes Miles and Henri Tajfel. Some negative stereotypes of the mentally disabled were identified, evaluating the feelings awakened in students, during their contact with the patients, and identifying some prejudices expressed towards mental disability. RESULTS AND DISCUSSION: The prevalent image of the patient, for students prior to the traineeship, is widely associated with a dominance of instinct over rational thinking, mental confusion, impulsive action, a lack of hygiene, and adequate personal appearance, isolation, disorganization in day-today acts, and difficulty forming interpersonal relationships. After the traineeship, these prejudices were broken, and a sense of social integration appeared, with a greater willingness to interact with the patients. FINAL CONSIDERATIONS: The supervised practical training placement with psychic patients gives the students an opportunity to improve their technical skills, communicate better, and develop empathy during the patients? treatment. After the practical training placement, the students threw aside their preconceived notions, and were prepared to accept the patients better, establishing a mutual relationship of trust with them. Providing integral care for the patient, with a minimum of obstacles and a maximum quality, leading to their well-being and effectiveness of the service offered
Keywords: fisioterapia
educacao
saude mental
aprendizagem
psicologia social
preconceito
gestao em saude
recursos humanos
physiotherapy
education
mental health
learning
social psychology
prejudice
health management
human resources
saude da familia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: GARCIA, Adriana Barco. O est?gio curricular como instrumento modificador da imagem da doen?a mental entre estudantes de fisioterapia: um relato de experi?ncia. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itaja, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1142
Issue Date: 5-Mar-2008
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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