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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Competências gerenciais do cirurgião-dentista na atenção primária: a práxis na Unidade de Saúde
Other Titles: Management competences of dentists in the práxis of the primary healthcare unit: master s degree program in health and management of work
metadata.dc.creator: Houw, Horace
metadata.dc.contributor.advisor1: Benito, Gladys Amelia Vélez
metadata.dc.contributor.referee1: Cutolo, Luiz Roberto Agea
metadata.dc.contributor.referee2: Caetano, João Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Uriarte Neto, Mario
metadata.dc.description.resumo: A implementação do Sistema Único de Saúde está constantemente evoluindo e se transformando. Neste contexto a valorização das competências gerenciais dos profissionais de saúde reflete a nova transformação administrativa pela busca de maior eficiência no trabalho das equipes de saúde na atenção primária. Esta pesquisa estuda as competências gerenciais desenvolvidas no processo de trabalho do cirurgião-dentista na atenção primária através das dimensões das competências gerenciais (conhecimento, habilidade e atitude) desenvolvidas na prática. O estudo faz parte do projeto Modelagem dos Processos das Competências dos Profissionais de Saúde para a consolidação do SUS/ Programa/Estratégia de Saúde da Família, 2005/2007. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, que utiliza a entrevista semi-estruturada e a observação direta sistematizada como instrumentos de coleta de dados, para se aproximar da realidade do binômio teoria-prática no sistema de saúde municipal, constituindo a práxis do cotidiano de trabalho dos dentistas. Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo utilizando como referência a categorização das dimensões das competências gerenciais para a atuação na atenção básica. As categorias contemplaram as falas e a prática dos profissionais dentistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde no município de Itajaí, Santa Catarina, e foram identificadas como unidades de registro. Assim, a prática odontológica neste estudo apresentou-se centrada no modelo biomédico e fortemente procedimento-centrado refletindo a prevalência dos fluxos de atenção sobre as necessidades emergenciais do paciente. Da mesma forma o cotidiano de trabalho nas Unidades estudadas refletem a institucionalização do modelo de atenção que segue os moldes das necessidades da demanda da população. Neste cenário surge o desenvolvimento de competências gerenciais pelos cirurgiões-dentistas, como foi observado; sendo que ele, o cirugião-dentista, ainda está se percebendo como gerente na sua atuação profissional. Por outro lado, verificou-se que existem micropolíticas locais de saúde que acompanham a tentativa de se implementar ações de acolhimento e humanização do atendimento no município. Existe um direcionamento pela escuta privilegiada por parte da equipe das UBS à clientela como política para reorganização do modelo de atenção local como forma de promover maior integração entre os programas e o trabalho dos cirurgiões-dentistas que atuam na atenção primária. Pode-se dizer que a qualificação e a educação permanente em saúde do cirurgião-dentista se tornam relevantes para a reorientação de seu atendimento, fazendo com que seu trabalho em saúde seja direcionado para a promoção e prevenção da saúde do indivíduo a partir de sua cidadania
Abstract: The implementation of the Sistema Único de Saúde (the Brazilian national healthcare system) is continuously developing and changing. In this context, the valorization of management competences of health professionals reflects the new management changes, in the search for improved efficiency in the work of the primary healthcare teams. This work studies the management competences developed in the work process of the dental surgeon in primary healthcare, using three dimensions of management competences - knowledge, skills and attitude - developed in the daily practice. This is an exploratory and descriptive study, which uses a qualitative approach, with a semi-structured questionnaire and direct, systematic observation as data collection tools, in order to investigate the reality of the binomial theory-practice in the municipal healthcare system, which constitutes the práxis of the dentist s daily work. The results were analyzed using content analysis as a benchmark for the categorization of the dimensions of management competences in basic healthcare. The categories include statements by the dentists working at the Basic Healthcare Units in the town of Itajaí, Santa Catarina, and these were identified as registers. The dental practice investigated in this study was heavily influenced by the biomedical model, and strongly procedure-biased, reflecting a prevalence of professional attention to the urgent needs of the patient. Likewise, the daily working routines in the Units studied reflected the institutionalization of the healthcare model, which is led by the demands of the population. This is the scenario in which management competences are developed by the dental surgeons, as was observed, and this individual, the dental surgeon, still sees himself as a manager in his professional practice. On the other hand, it was observed that local micro-policies exist in health, which follow the trend towards implementing actions of welcoming and humanization of healthcare in the town. There is a move towards a more careful listening to the patients, on the part of the Basic Health Unit team, as a policy of reorganization of the model of local healthcare as a means of promoting greater integration between the programs and the work of the dental surgeons who work in primary healthcare. Finally, it can be said that the qualification and ongoing health education of the dental surgeon are important for reorienting the healthcare given, ensuring that the dentist s work in health is focused on promotion and prevention of health, based on a sense of social participation. This study forms part of the core research program Modelagem dos Processos das Competências dos Profissionais da Saúde para a consolidação do SUS/ Programa/Estratégia de Saúde da Família, 2005/2007
Keywords: trabalho
competência profissional
odontologia
labor
professional competences
dentistry
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: HOUW, Horace. Management competences of dentists in the práxis of the primary healthcare unit: master s degree program in health and management of work. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1149
Issue Date: 19-Dec-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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