Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1179
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Processo formativo da escola técnica de saúde: um olhar sobre o processo de trabalho docente
metadata.dc.creator: Silva, Nanci Aparecida da
metadata.dc.contributor.advisor1: Leopardi, Maria Tereza
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Stella Maris Brum
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa foi do tipo qualitativo, de caráter exploratório, com um desenho organizado em duas formas, ou seja, entrevistas semi-estruturadas com egressos do Curso Técnico em Vigilância Sanitária (TVSSA), da Escola Técnica de Saúde de Blumenau (ETS) e seus respectivos gestores dos serviços de Vigilância Sanitária da Região do Vale do Rio Itajaí-Açú. Buscando aprofundar esta investigação também apresentaremos um estudo de caso com um professor do curso. O objeto do estudo foi o processo ensino-aprendizagem enquanto processo de trabalho. Como objetivos foram estabelecidos (a) compreensão e interpretação do processo formativo na ETS Blumenau, no curso TVSSA, a partir da análise de conceitos do processo de trabalho, buscando caracterizar o processo ensino-aprendizagem; (b) identificar fatores facilitadores ou dificultadores do processo, influências da metodologia problematizadora , enquanto instrumento de trabalho. A necessidade de promover uma avaliação consistente do processo formativo da ETS tornou-se uma justificativa para sua realização, esperando-se contribuir para redimensionar tanto o processo avaliativo quanto a abordagem pedagógica, seja no preparo do docente, que, no caso da Vigilância Sanitária, por suas características peculiares, exige uma prática do docente na área profissional. Os resultados obtidos foram interessantes, no sentido de avaliar o trabalho docente e o papel da Escola enquanto formador de recursos humanos, sugerindo a necessidade de uma ênfase maior na capacitação pedagógica, tanto no sentido de aumento da carga horária, quanto da instrumentalização desse professor para a docência, utilizando na formação a metodologia da problematização. Há necessidade também de inclusão na capacitação de temas como o processo de trabalho, discutindo o papel do docente nessa formação específica, além da necessidade de articular questões mais gerais, como promoção da saúde, com as mais específicas, ou seja, a fiscalização propriamente dita, buscando assim a reflexão, a pesquisa e a articulação em busca de uma visão mais ampla. Também buscar adequar a proposta de atividades necessárias ao processo ensino aprendizagem às características do ensino em serviço, bem como propor atividades mais condizentes com esta proposta buscando incentivar alunos e docentes a pesquisar, avançando para uma proposta realmente articulada com o serviço. A questão teórica deve ser proposta em termos de novas práticas de Vigilância em Saúde, além do desenvolvimento de ações em conjunto com outros serviços, buscando desenvolver no aluno a percepção das possibilidades de atuação inter-setorial e interdisciplinar
Abstract: This is a qualitative, exploratory study, the design of which is organized in two ways; semi-structured interviews with former students of the Curso Tecnico em Vigilancia Sanitaria (TVSSA) (Technical Course in Health and Sanitary Surveillance) of the Escola Técnica de Saúde de Blumenau ETS, and the managers of the Health Surveillance service of the Vale do Rio Itajai-Açú Region. Seeking to widen the investigation, a case study is also carried out with one of the teachers of the course. The object of study was the teaching-learning process as a work process. The objectives established were: comprehension and interpretation of the training process at the ETS Blumenau, on the TVSSA course, based on the analysis of concepts of the work process, attempting to characterize the teaching-learning process and the influences of the investigative methodology, as a working tool. The need to promote a consistent evaluation of the training process of the ETS was the justification for this research, in the hope of contributing to redimensioning the process of evaluating the teaching approach, and the preparation of teachers which, in the case of Health Surveillance, due to its special characteristics, requires teaching practice in the professional area. The results obtained were interesting, enabling an evaluation of the teaching work and the role of the school in the development of human resources, suggesting the need for a greater emphasis on pedagogical training, in the sense of increasing the working hours and enabling teachers for the pedagogical practice, using this very pedagogical practice in the training of teachers. There is also a need to include training in themes like the teaching work process, discussing the teacher s role in this specific training, as well as a need to articulate more general issues - such as health promotion - with more specific ones, i.e. inspection, thereby promoting reflection, research and articulation in search of a wider vision. There is also a need to adapt the proposed activities needed for the teaching-learning process, the characteristics of the in-service teaching, and to propose suitable activities that are in keeping with this proposal, seeking to encourage research among students and teachers and move away from the simple relationship between theory and practice, towards a proposal that is closely linked to the service. The theoretical question must be presented in terms of new practices in Health Surveillance, together with the development of joint actions with other services, encouraging the student to see the possibilities of an inter-sector and interdisciplinary practice
Keywords: educação
educação profissionalizante
vigilância sanitária
education
professional education
health surveillance
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: SILVA, Nanci Aparecida da. Processo formativo da escola técnica de saúde: um olhar sobre o processo de trabalho docente. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1179
Issue Date: 3-Dec-2009
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nanci Aparecida da Silva.pdf661,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.