Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1182
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação da integração ensino e serviço no curso auxiliar em saúde bucal
Other Titles: Evaluation of the integration of teaching and service in the oral health assistants course
metadata.dc.creator: Pintarelli, Kátia Lúcia Brasil
metadata.dc.contributor.advisor1: Leopardi, Maria Tereza
metadata.dc.contributor.referee1: Próspero, Elisete Navas Sanches
metadata.dc.contributor.referee2: Sandri, Juliana de Araúlo Viera
metadata.dc.contributor.referee3: Backes, Vânia Marli Schubert
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho avalio os momentos de Integração ensino e serviço (Integração ES), do curso Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) de 2004, realizado pela Escola Técnica de Saúde de Blumenau. O momento de Integração é um momento teórico-prático no processo de ensino-aprendizagem, sendo o momento de articulação do conhecimento técnico-científico com a prática. Este momento importante na trajetória do aluno acontece no mesmo local de seu trabalho e das equipes de saúde bucal. O objetivo geral é o de avaliar a estratégia dos momentos de Integração ES, quanto às Competências Adquiridas para o Trabalho pelo aluno (Egresso) no curso de ASB, na Escola Técnica de Saúde de Blumenau. Os objetivos específicos são: (a) conhecer como os momentos de Integração ES, influenciaram na formação do ASB; (b) comparar as competências apontadas pelo Egresso (ASB) com a experiência dos momentos de Integração ES; (c) apontar como o Docente avalia a qualificação do seu trabalhador em comparação com as suas habilidades antes da experiência dos momentos de Integração ES e, (d) apontar como o Gestor público respectivo avalia a qualificação do ASB, e se ele identifica alguma relação com a experiência de Integração ES. A metodologia desenvolvida foi uma investigação com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista com os Gestores da saúde bucal, Docente assistenciais e Egressos, envolvidos na turma de ASB de 2004. Como resultados, posso dizer que a Integração Ensino e Serviço é positiva para o Gestor da saúde bucal, para o Docente assistencial e para o Egresso (ASB), como também inicia uma transformação do serviço e proporciona interação na equipe da saúde bucal
Keywords: ensino
profissionais de saúde
recursos humanos.
education
health professionals
human resources.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: PINTARELLI, Kátia Lúcia Brasil. Evaluation of the integration of teaching and service in the oral health assistants course. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1182
Issue Date: 2-Dec-2009
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Katia Lucia Brasil Pintarelli.pdf668,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.