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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Concepção de instrumento de avaliação da formação dos técnicos em saúde bucal da Etsus/TO para a atuação na estratégia saúde da família
Other Titles: Technicians education on buccal health of the ETSUS/TO for performance in the family health strategy: an assessment proposal
metadata.dc.creator: Assis, Karina Maschietto de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Próspero, Elisete Navas Sanches
metadata.dc.contributor.referee1: Cutolo, Luiz Roberto Agea
metadata.dc.contributor.referee2: Benito, Gladys Amelia Vélez
metadata.dc.description.resumo: A implantação do SUS veio auxiliar na efetivação da política de saúde brasileira que, em 1994, recebeu um reforço com a formação das primeiras equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Esta estratégia tem a proposta de re-estruturar a atenção básica conforme os princípios do SUS visto que sua atenção é centrada na família, permitindo que a equipe tenha uma visão mais ampliada do processo saúde-doença. Com a inserção da saúde bucal na ESF, novos profissionais passaram a compor a referida estratégia, sendo eles Cirurgião Dentista (CD), Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e Técnico em Saúde Bucal (TSB). Considerando este contexto, o presente estudo tem o objetivo de desenvolver tecnologia de avaliação da formação de técnicos em saúde bucal para atuação na Estratégia de Saúde da Família em Araguaína (TO), obedecendo os princípios que norteiam a política de saúde vigente. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo exploratória, descritiva, desenvolvida em quatro etapas, sendo que cada etapa é subsidiada pela anterior. A metodologia utilizada tem sua origem na University of North Caroline. Participaram deste estudo, quatro professores da UNIVALI como experts na temática e 13 profissionais de Araguaína (docentes do curso de TSB na ETSUS/TO e/ou cirurgiões-dentistas da ESF) como juízes. Inicialmente, foi construído o Diagrama de Árvore , no qual os conhecimentos necessários, para a formação do TSB para atuar na ESF, foram decompostos e hierarquizados em 29 componentes. Posteriormente, realizou-se a validação dos conhecimentos propostos pelos juízes sendo que a maioria dos componentes recebeu peso 4 - importância alta e peso 5 - importância muito alta. Dentre os conhecimentos que obtiveram melhor avaliação, mediana 5, destacam-se: acolhimento, acessibilidade, ações integradas, promoção, educação, trabalho em equipe, planejamento, bioética e confidencialidade. A partir desta análise foi realizada uma proposta de instrumento a ser aplicado com os egressos da ETSUS/TO para avaliação dos cursos de TSB, a qual possibilitará verificar, a necessidade ou não de inclusão de novos conhecimentos nos cursos de formação de TSBs, buscando remodelar as práticas na perspectiva de formar profissionais mais preparados para um trabalho eficaz nas Equipes de Saúde Bucal da ESF, contribuindo diretamente com a consolidação do SUS
Abstract: The implantation of the SUS system has come to help materializing the Brazilian health policy that in 1994 received a strengthening with the education of the first teams of the Family Health Strategy (ESF). This strategy has the proposal of re-structuring the basic care according to the SUS principles since its attention is focused on the family allowing the team to have a broader sight of the health-disease process. With the insertion of buccal health in the ESF, new professionals have been introduced in the referred strategy, among them, the Dentist Surgeon (CD), the Buccal Health Assistant (ASB) and the Buccal Health Technician (TSB). Considering this context, the current study has the objective of developing an assessment technology of the buccal health technicians´ education for performance in the Family Health Strategy in Araguaína (TO), by following the principles that guide the health policy in force. It is about a field research of exploratory and descriptive nature, developed over four stages, being each stage subsidized by the previous one. The utilized methodology has its origin in the University of North Caroline. This study had the participation of four professors from UNIVALI as experts in the subject and 13 professionals from Araguaína (teachers of the TSB course at the ETSUS/TO and/or dentist surgeons of the ESF) like judges. Initially, the Tree Diagram was constructed where the knowledge needed for the TSB education for performing in the ESF was decomposed and ranked hierarchicaly into 29 components. Afterwards, validation of the knowledge proposed by the judges was performed when most of the components received grade 4 for high importance and grade 5 for very high importance. Among the knowledge topics that received better evaluation, average 5, the following stand out: welcome, accessibility, integrated actions, promotion, education, team work, planning, bioethics and confidentiality. Based on this analysis, a proposal was made of an instrument to be applied with the graduates of the ETSUS/TO for assessment of the TSB courses. It will possible verifying the need or not to include new knowledge in the courses of TSBs education aiming at remodelling the practices with the perspective of graduating more prepared professionals for an efficient work in the Buccal Health Teams of the ESF and contributing directly with the SUS consolidation
Keywords: SUS
saúde da família
pessoal técnico de saúde
saúde bucal
conhecimento
SUS
family health
health technical staff
buccal health
knowledge.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: ASSIS, Karina Maschietto de Lima. Technicians education on buccal health of the ETSUS/TO for performance in the family health strategy: an assessment proposal. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1184
Issue Date: 2-Dec-2009
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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