Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1187
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A humanização como tema transversal no curso técnico de enfermagem da Etsus/TO
Other Titles: Humanization as a transversal theme in the technical nursing course of the SUS technical school of Tocantins ETSUS/TO
metadata.dc.creator: Gonzaga, Vanessa Furlaneto
metadata.dc.contributor.advisor1: Sandri, Juliana de Araúlo Viera
metadata.dc.contributor.referee1: Próspero, Elisete Navas Sanches
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Eliane Regina Pereira do
metadata.dc.description.resumo: Na Saúde, antes de existirem as Escolas Técnicas de Saúde do SUS (ETSUS), a formação de trabalhadores se resumia em treinamento, feito diretamente nos serviços, sem a preocupação de dar mais elementos de domínio teórico e prático para os profissionais. A necessidade da ETSUS de formação integral dos educandos, com ampliação da abordagem para além da questão biológica e medicalizante vem ao encontro do que é preconizada pela Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS). Entendendo-se a importância dessa política para desenvolver/fortalecer o próprio Sistema de Saúde, o presente trabalho tem por objetivo propor que o tema humanização seja incluído de forma transversal nos currículo do Curso Técnico de Enfermagem da ETSUS/TO, tendo como objetivos específicos: identificar no plano de curso, plano de ensino e no projeto político-pedagógico da escola a existência de temas pertinentes à humanização; investigar junto aos docentes as estratégias pedagógicas utilizadas para a abordagem do tema humanização e; elaborar uma síntese propositiva que contenha estratégias pedagógicas de inclusão do tema. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva com análise qualitativa. O desenho deste estudo, realizado na ETSUS de Palmas, caracterizou-se primeiramente pela análise documental do plano de curso, planos de ensino/ planos de ação do Curso Técnico de Enfermagem, bem como o projeto político-pedagógico da escola, sendo realizadas, posteriormente, as entrevistas aos docentes e aos coordenadores administrativo e pedagógico. Em ambos os momentos, foram buscados os temas pertinentes à humanização e, também, as estratégias pedagógicas adotadas para a discussão desses temas, os quais foram apresentados em forma de subcategorias. Para os temas pertinentes a humanização, as subcategorias foram: Acolhimento nas práticas de produção a saúde; empatia: valorização e respeito ao outro durante os cuidados; assistência integral a saúde; Política Nacional de Humanização; a Ética e Bioética; relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Para as estratégias pedagógicas utilizadas para abordar o tema humanização e sua importância temática, as subcategorias foram: Estudo de caso; textos direcionados; seminários; rodas de conversas sobre humanização; oficinas e dinâmica de grupo. O estudo foi concluído, elaborando-se uma síntese propositiva com as estratégias pedagógicas, dinâmica de grupo, dramatização e pedagogia dos projetos, com o intuito de favorecer a inclusão do tema Humanização no currículo de forma transversal e contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado à saúde, com aperfeiçoamento da atenção integral e domínio do conceito ampliado de saúde
Abstract: In Health, before the existence of the SUS (Brazilian national health system) Technical Heath Schools (ETSUS), preparing workers consisted only of training, which was done directly in the services, without any concern to teach more theoretical and practical elements. The need for integral training of students, for the ETSUS, extending the approach beyond biological and medical subjects, is in line with the guidelines of the National Policy on Humanization (HumanizaSUS). To understand the importance of this policy for the development/strengthening of the Health System itself, this work proposes that the theme of humanization be included in a transversal way, in the curriculum of the Technical Nursing Course of the ETSUS/TO, with the following objectives: to identify, in the course curriculum, teaching plans/action plan of the Technical Nursing Course, and the political-pedagogical project of school, themes relating to humanization; to investigate, with the teachers, teaching strategies used to address the theme of humanization; and to produce a summary that contains purposeful teaching strategies for inclusion of the theme. To achieve the objectives, a descriptive exploratory study was carried out, with a qualitative analysis. The program of this study, carried out in the Palmas ETSUS, was first characterized by a document analysis of the course plan, teaching plans/action plans of the Technical Nursing Course, and political-pedagogical project of the school, and later, through interviews with the teachers and administrative and teaching coordinators. In both phases, themes relating to humanization were sought, and also the teaching strategies adopted for discussion of those themes, which were presented in the form of subcategories. For the themes relating to humanization, the subcategories were: Reception in the production practices of health; empathy: valorisation and respect for the other during the care; integral healthcare; National Humanization Policy; Ethics and Bioethics; and interpersonal relations in the work environment. For the teaching strategies used to address the theme of humanization and its thematic importance, the subcategories were: Case study; guided texts; seminars; discussions on humanization; workshops and group dynamics. The study was concluded by elaborating a proposal synthesis with the teaching strategies, group dynamics, dramatization and pedagogy of the projects, with the objective of including the theme of Humanization in the curriculum in a transversal way, and contributing to improving the quality of the healthcare and the integral attention, and mastery of the wider concept of health
Keywords: humanização da assistência
educação
currículo
humanization of healthcare
education
curriculum
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: GONZAGA, Vanessa Furlaneto. Humanization as a transversal theme in the technical nursing course of the SUS technical school of Tocantins ETSUS/TO. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1187
Issue Date: 17-Mar-2010
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa Furlaneto Gonzaga.pdf531,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.