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DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Angelita Kellen de-
dc.creator.IDCPF:02769233670000por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433628346694440por
dc.contributor.advisor1Próspero, Elisete Navas Sanches-
dc.contributor.advisor1IDCPF:03941449885por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7374810119645785por
dc.contributor.referee1Cutolo, Luiz Roberto Agea-
dc.contributor.referee1IDCPF:37676083915por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9742453607223778por
dc.contributor.referee2Benito, Gladys Amelia Vélez-
dc.contributor.referee2IDCPF:00343673908por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0627575711367816por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:42:46Z-
dc.date.available2010-05-21-
dc.date.issued2009-12-02-
dc.identifier.citationFREITAS, Angelita Kellen de. Construction of Assessing Technology of the Specialization on Family and Community Health under the perspective of the graduates. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1188-
dc.description.resumoEste estudo objetivou desenvolver tecnologia de avaliação do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade, considerando a perspectiva dos egressos, no que se refere à sua atuação na Estratégia Saúde da Família (ESF). A metodologia consistiu na realização da construção do Diagrama de Árvore decompondo o programa em categorias com a colaboração de Experts; submeteu o Diagrama ao Método do Júri definindo pesos para as categorias e consensuando as opiniões de Especialistas; construiu o instrumento de avaliação, um questionário, balizado no último nível do diagrama. O Diagrama resultante ficou constituído por 03 eixos estruturantes ou categorias do primeiro nível, a saber: Sistema Conceitual, Atributos da ESF e Processo de Trabalho na ESF. A concordância entre os Juízes foi calculada pela mediana, apontando como de muita importância estes 03 eixos e ainda as seguintes categorias de detalhamento ou de segundo e terceiro nível: determinantes sociais, conceito ampliado de saúde, PSF, regulamentação do PSF, estrutura familiar, integralidade, atenção domiciliar, visita domiciliar, assistência domiciliar, territorialização, acolhimento, vínculo, intersetorialidade, trabalho em equipe e planejamento local. As demais categorias obtiveram importância mediana ou alta, o que justificou a manutenção de todas. O Questionário foi construído a partir do último nível do Diagrama, representado pelas categorias de maior detalhamento. O estudo contribuirá com as práticas avaliativas na Educação na Saúde no Tocantins e possibilitará mudanças na cultura avaliativa local pertinente ao programa estudado, podendo ser estendido aos outros programas de formação em saúde. Também possibilitará um olhar mais crítico sobre a práxis na ESFpor
dc.description.abstractThis study had the objective of developing an assessing technology of the Specialization Course on Family and Community Health by considering the perspective of graduates regarding their performance in the Family Health Strategy (ESF). The methodology consisted on performing the construction of the Tree Diagram by decomposing the program into categories with the collaboration of Experts; it submitted the Diagram to the Jury Method by defining the weights for the categories and setting a consensus among the Specialists´ opinions; and, it constructed the assessing instrument, a questionnaire, validated at the last level of the diagram. The resulting Diagram comprised 03 structuring axis or categories of the first level, that is: Conceptual System, ESF Attributes and Work Process in the ESF. The agreement among the judges was calculated according to the average, by pointing out these 03 axis as very important and, yet, the following detailing categories or those of second and third levels: social determinants, broadened health concept, PSF, PSF regulation, family structure, integrality, home care, home visit, home assistance, territory approach, welcome, bond, inter sectors approach, team work and local planning. The remaining categories received mean or high importance what justified the maintenance of them all. The Questionnaire was constructed starting from the last level of the Diagram represented by the categories of higher details. The study will contribute for the assessing practices regarding Health Education in Tocantins and make possible changes in the local assessing culture related to the studied program and may be extended to other programs of health education. It will also make possible to draw a more critical glance at the ESF praxiseng
dc.description.sponsorshipOrganização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e Cultura-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3446/Angelita%20Kellen%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentSaúde da Famíliapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Saúde e Gestão do Trabalhopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de recursos humanospor
dc.subjectavaliaçãopor
dc.subjecteducação na saúdepor
dc.subjectsaúde da Famíliapor
dc.subjecteducation of human resourceseng
dc.subjectassessmenteng
dc.subjecthealth educationeng
dc.subjectfamily healtheng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.titleConstrução de tecnologia avaliativa da especialização em saúde da família e comunidade na perspectiva dos egressospor
dc.title.alternativeConstruction of Assessing Technology of the Specialization on Family and Community Health under the perspective of the graduateseng
dc.typeDissertaçãopor
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