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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tecnologia de avaliação do processo de trabalho dos egressos da ETSUS/AC para atuação na estratégia de saúde da família
Other Titles: Assessment technology of the work process of ETSUS/AC graduates in Strategic Family Healthcare
metadata.dc.creator: Assis, Elza Fernanda Leão de
metadata.dc.contributor.advisor1: Próspero, Elisete Navas Sanches
metadata.dc.contributor.referee1: Cutolo, Luiz Roberto Agea
metadata.dc.contributor.referee2: Benito, Gladys Amelia Vélez
metadata.dc.description.resumo: O Programa Saúde da Família foi criado pelo Ministério da Saúde, em 1994, constituindo-se numa proposta de mudança do paradigma centrado na atenção secundária à saúde, para outro que prioriza a atenção primária à saúde, ressaltando a prevenção e valorizando a todos os profissionais que compõem a equipe de saúde. Assim, em 1988, a Constituição Federal definiu como princípios do Sistema Único da Saúde a universalização, a integralidade, a descentralização, a hierarquização e a participação popular. Neste contexto, faz-se necessário a incorporação de novo processo de trabalho em todos os níveis de formação profissional, dentre eles o de nível médio. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver tecnologia de avaliação da formação de técnicos em enfermagem para atuação na Estratégia de Saúde da Família em Rio Branco (AC), obedecendo os princípios que norteiam a política de saúde. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo exploratório-descritiva, desenvolvida em quatro etapas, sendo cada etapa subsidiada pela anterior. A metodologia utilizada tem sua origem na University of North Carolina. Participaram deste estudo quatro professores da UNIVALI como experts na temática e 11docentes da ETSUS/AC. Inicialmente, foi construído o Diagrama de Árvore , no qual os conhecimentos necessários para a formação do técnico foram decompostos e hierarquizados em 29 componentes. Posteriormente, realizou-se a validação dos conhecimentos propostos pelos juízes, a maioria dos componentes recebeu peso 4 - importância alta e peso 5 - importância muito alta. Dentre os conhecimentos que obtiveram melhor avaliação, destacam-se a atenção domiciliar e ações integradas, seguidas da territorialização, acolhimento, vigilância em saúde e trabalho em equipe. A partir desta análise foi realizada uma proposta de instrumento a ser aplicado com os egressos da ETSUS/AC para avaliação dos cursos técnicos de Enfermagem. Os resultados contribuirão diretamente para a formação profissional, bem como na construção e articulação de processos que contribuam para a solidificação do SUS
Abstract: The Family Health Program was created by the Ministry of Health in 1994, as a proposal for moving from a secondary healthcare-focused paradigm to one that prioritizes primary healthcare, highlighting prevention and recognizing the value of all the professionals that comprise the health team. Thus, in 1988, the Federal Constitution defined the following principles of the SUS (the Brazilian national healthcare system): universality integrality, decentralization, hierarchy of structure, and popular participation. Within this context, it is necessary to incorporate a new work process at all levels of professional education, including high school level. The aim of this research is to develop a technological assessment tool for use in the training of nursing technicians to work in the Family Healthcare Strategy in Rio Branco (AC), following the principles that guide the health policy. It is a field study of the exploratory, descriptive type developed in four stages being each stage being based on the previous one. The methodology used was originally created by the University of North Carolina. Four professors of UNIVALI took part in this study, as experts on the theme, and eleven ETSUS/AC teachers. The initial step was the construction of a Tree Diagram , in which the knowledge needed for the training of these technicians was broken down and arranged hierarchically into twenty-nine components. In the subsequent validation of the knowledge proposed by the judges, most of the components received scores of 4 - high importance and 5 very high importance. The areas of knowledge that obtained a higher score included: home care and integrated actions, followed by territorialization, welcome, health surveillance and team work. This analysis was followed by the proposal of an instrument to be applied to ETSUS/AC graduates, with the aim of assessing technical courses in nursing. The results will contribute directly to professional training, as well as to the construction and articulation of processes that may contribute to strengthening the SUS
Keywords: SUS
saúde da família
pessoal técnico de saúde
conhecimento.
SUS
family health
technical health staff
knowledge
Família - Saúde e higiene
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: ASSIS, Elza Fernanda Leão de. Assessment technology of the work process of ETSUS/AC graduates in Strategic Family Healthcare. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1196
Issue Date: 2-Dec-2009
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