Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1197
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A expressão da participação social nos currículos da ETSUS-Acre
Other Titles: The expression of Social Participation in the ETSUS-ACRE curricula
metadata.dc.creator: Silva, Andréia Vasconcelos Correa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Wendhausen, águeda Lenita Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Cutolo, Luiz Roberto Agea
metadata.dc.description.resumo: A Constituição de 1988 amplia o caráter redistribuitivo do Estado para com o cidadão, criando o Sistema Único de Saúde (SUS) e legitimando a participação da sociedade na gestão e na definição de políticas públicas na área de saúde. Para a consolidação desse preceito constitucional, faz-se necessária a estruturação e o fortalecimento dos espaços de Participação da comunidade, emergindo assim, a necessidade de se pensar nos processos formativos na área de saúde, sob a perspectiva da Participação Social. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a inserção do tema Participação Social nos Currículos da Escola Técnica em Saúde do Acre - ETSUS/AC , instituição formadora estruturada para atender à demanda de formação dos profissionais de nível médio, inseridos no SUS. A metodologia utilizada foi qualitativa e sua aplicação foi dividida em dois momentos: no primeiro, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição e dos Planos de Cursos; no segundo, foi aplicada a Metodologia Problematizadora, por meio da qual se realizou a formação de um grupo de discussão, composto por coordenadores de áreas técnicas e mediadores de aprendizagem do quadro da instituição. A partir da análise documental e da reflexão do grupo de sujeitos envolvidos nesta pesquisa, foi possível identificarmos a ausência de conteúdos e práticas curriculares que fortaleçam o desenvolvimento de ações participativas; ficou também evidente a falta de compreensão do corpo técnico sobre as dimensões da Participação Social e a dificuldade da equipe em executar o currículo por competência, adotado pela Instituição. Acredita-se que este estudo tenha contribuído para a identificação de lacunas na concepção e na compreensão da abordagem da temática Participação Social . Os resultados podem fundamentar o processo de reformulação curricular, sob a perspectiva de formar profissionais e indivíduos aptos a intervir nos processos decisórios e na definição de políticas públicas, resignificando, assim, o papel desta instituição formadora para o fortalecimento dos espaços de participação social e consolidação do SUS
Abstract: The 1988 Brazilian Constitution extends the redistributive character of the State towards the citizen, establishing the Brazilian Healthcare System (SUS Sistema Único de Saúde) and legitimizing the participation of society in the management and definition of public policies in the area of healthcare. To consolidate this constitutional precept, it is necessary to structure and strengthen the spaces of community participation within the community. This raises a need to think of training processes in the area of health, from a perspective of Social Participation. The main objective of this research is to describe and analyze the insertion of the theme Social Participation in the Curricula of the Escola Técnica em Saúde do Acre ETSUS- /AC , an established teaching institution in the area of health, to meet the demand to qualify high-school level professionals working for the SUS. A qualitative methodology was used, based on two separate periods: in the first, a document analysis was carried out with the Political Pedagogical Project of the institution and the Course Plans; in the second, an investigative methodology was used, by means of a group discussion involving coordinators in the technical areas, and learning mediators who work for the institution. From the document analysis and the reflections of the group of individuals involved in this research, it was possible to identify a lack of contents and curricular practices that would strengthen the development of participative actions; there was also a clear lack of understanding among the technical body concerning the dimensions of Social Participation and difficulty of the team in executing the curriculum by competence, adopted by the institution. It is believed that this study makes a contribution to identifying gaps in the conception and comprehension of the theme of social participation addressed; it also lays the foundation for a process of curricular reform, from a perspective of creating professionals and individuals capable of intervening in the decision-making processes and in the definition of public policies, thereby redefining the role of this institution, to strengthen the spaces for social participation and the consolidation of the SUS
Keywords: participação social
formação de recursos humanos
análise de currículo
social participation
qualification of human resources
curriculum analysis
Políticas públicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: SILVA, Andréia Vasconcelos Correa da. The expression of Social Participation in the ETSUS-ACRE curricula. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1197
Issue Date: 1-Dec-2009
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Vasconcelos Correa da Silva.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.