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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O processo de trabalho na estratégia saúde da família: percepção dos acadêmicos de Odontologia
Other Titles: The Working Process in the Family Health Strategy: perceptions of Dentistry Students
metadata.dc.creator: Azim, Carolina de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Próspero, Elisete Navas Sanches
metadata.dc.contributor.referee1: Cutolo, Luiz Roberto Agea
metadata.dc.description.resumo: O SUS é responsável pela ordenação da formação profissional em saúde com a proposta de desenvolver ações que atendam às suas necessidades, que resultem na mudança do modelo de atenção. Para tanto, é necessário uma inversão na lógica atual da formação do profissional da saúde, ou seja, formar profissionais capacitados para atuar na atenção básica. Neste cenário, este estudo objetivou compreender a percepção dos acadêmicos formandos de Odontologia de uma instituição de ensino, na Região Sul do País, sobre o Processo de Trabalho na ESF. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória de análise qualitativa, os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada a partir de pré-categorias do Processo de Trabalho na Estratégia de Saúde da Família (ESF). A análise levada a efeito se baseia na técnica de Análise Temática ou Categorial. Os resultados apontaram que as etapas do Processo de Trabalho da ESF, citadas pelos acadêmicos, foram: territorialização, atenção domiciliar, acolhimento, ações integradas, trabalho em equipe e grupo de apoio. Ainda existe pouca diversidade de cenários de aprendizagem extramuros e dificuldade de visualização da integralidade, com uma formação voltada para a saúde bucal. Neste sentido, é importante rever estratégias para direcionar ações que favoreçam experiências envolvendo a saúde geral dos indivíduos/famílias/comunidade com foco nos determinantes sociais em saúde, a fim de adequar a formação do cirurgião dentista às reais necessidades da formação do profissional de acordo com o ideário do SUS
Abstract: The Brazilian Unified Health System (SUS) is responsible for organizing professional education in health, seeking to develop actions that meet their needs of these professionals and bring changes in the healthcare model. Thus, it is necessary to reverse the logic of the professional education in health, i.e., training professionals qualified to work in primary healthcare. Within this scenario, this study aims to discover the perceptions of Dentistry students of a teaching institution in the South region of Brazil, concerning the Work Process in the Family Health Strategy (FHS). An exploratory survey was carried out, with qualitative analysis. Data were collected by means of a semi-structured interview, based on the pre-categories of the working process in the ESF. The analysis was based on the technique of Thematic or Category Analysis. The stages of the Working Process in the FHS cited by the students were: territorialization, home care, welcoming, integral actions, team work and support group. There is still a lack of diversity of learning scenarios in real-life situations, and difficulty in visualizing the whole, with an education that is geared towards oral health. Thus, it is important to review strategies for addressing actions that will promote experiences involving the general health of subjects/families/the community, focusing on social determinants of health, in order to adapt the dentists training to the real training needs of the professional, in accordance with the ideals of the SUS
Keywords: Processo de Trabalho
Estratégia Saúde da Família
Odontologia
Working Process
Family Health Strategy
Dentistry
Famílias - Saúde e higiene
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Saúde da Família
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho
Citation: AZIM, Carolina de Oliveira. The Working Process in the Family Health Strategy: perceptions of Dentistry Students. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1230
Issue Date: 14-Dec-2011
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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