Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1250
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SOB O OLHAR DA SUSTENTABILIDADE: O CASO DE SANTA CRUZ DO TIMBÓ PORTO UNIÃO SC
metadata.dc.creator: Kobelinski, Andréia Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Pires, Paulo dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Ruschmann, Doris Van de Meene
metadata.dc.contributor.referee2: Polette, Marcus
metadata.dc.contributor.referee3: Silveira, Marcos Aurélio Tarlombani da
metadata.dc.contributor.referee4: Ferreira, Elaine
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o atual desenvolvimento do turismo no distrito de Santa Cruz do Timbó Porto União/SC, sob a perspectiva da sustentabilidade. Para esse fim foram realizadas entrevistas com representantes do Poder Público, Sociedade Civil Organizada, Iniciativa Privada e Comunidade local. O instrumento de pesquisa foi constituído de forma a buscar uma visão desses segmentos sociais a respeito do paradigma da sustentabilidade. A ênfase do trabalho partiu das dimensões social, cultural, econômica e ecológica/ambiental propostas pela OMT Organização Mundial do Turismo. Além disso, procurou-se conhecer as ações desses atores sociais no desenvolvimento do turismo e seu conhecimento acerca do turista que visita a região. Para a área objeto de estudo, a modalidade de turismo praticada foi identificada como turismo no espaço rural, destacando-se o turismo de pesca, e de forma discreta, o ecoturismo. O suporte e atendimento a esses visitantes é realizado por proprietários de pousadas que garantem uma infra-estrutura simples. As cachoeiras e grutas são atrativos potenciais que também estão sendo buscados pelos turistas. As principais dificuldades para o desenvolvimento do turismo apontadas pelos entrevistados foram: falta de planejamento turístico, falta de infra-estrutura pública e turística; falta de investimentos; divulgação; maior apoio do Poder Público; mão-de-obra qualificada, integração entre aos segmentos envolvidos com a atividade. O intuito do trabalho foi contribuir com um instrumento de mensuração para o Planejamento do Turismo Municipal, uma vez que tais princípios da sustentabilidade e de articulação entre os setores sociais envolvidos não são satisfatórios, sendo necessárias ações concretas e responsáveis, para que o desenvolvimento do turismo na região pesquisada seja uma realidade.
Keywords: Turismo
Turismo - Porto União (SC)
Desenvolvimento sustentável
Turismo
Porto União (SC)
Desenvolvimento sustentável
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: KOBELINSKI, Andréia Cristina da Silva. O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SOB O OLHAR DA SUSTENTABILIDADE: O CASO DE SANTA CRUZ DO TIMBÓ PORTO UNIÃO SC. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1250
Issue Date: 28-Mar-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Kobelinski_Parte1.pdf121,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.