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dc.creatorLyra, Franciane Reinert-
dc.creator.IDCPF:03547125944por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0604410963473665por
dc.contributor.advisor1Souza, Maria José Barbosa de-
dc.contributor.advisor1IDCPF:06340520804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787582J6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Alberton, Anete-
dc.contributor.referee1IDCPF:51574950053por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790077Z6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee2Anjos, Francisco Antonio dos-
dc.contributor.referee2IDCPF:63654318991por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708511E0&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:43:02Z-
dc.date.available2013-05-21-
dc.date.issued2012-12-18-
dc.identifier.citationLYRA, Franciane Reinert. Percepção dos stakeholders sobre a responsabilidade social corporativa do Parque Beto Carrero World. 2012. 177 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2012.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1257-
dc.description.resumoAtualmente, muito se discute sobre temas como a sustentabilidade e responsabilidade social, devido aos graves problemas que o ser - humano tem causado ao planeta, resultados da globalização e da vida moderna. Baseada nesta problemática, a teoria da responsabilidade social corporativa consiste em auxiliar as organizações que buscam maneiras de frear tais conseqüências, e poder retribuir à sociedade os ganhos que obtêm através dela. Tal realidade afeta também o setor turístico, que causa um forte impacto na sociedade e no meio-ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções dos stakeholders sobre as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) do Parque Beto Carrero World à luz dos modelos teóricos de Carroll (1991) e Schwartz e Carroll (2007), ou VBA que compreende os termos Valor, Equilíbrio e Responsabilidade com transparência. O estudo é caracterizado por uma pesquisa do tipo descritiva com abordagens qualitativa e quantitativa, e utiliza como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Cinco grupos de stakeholders envolvidos com o parque foram analisados, os gestores, os funcionários, os visitantes, representantes da comunidade e do governo, aos quais foram aplicados os instrumentos de coleta de dados como entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. Para complementar o processo de coleta de dados, foram realizadas análise documental e a observações do pesquisador. Foram desenvolvidas as técnicas de análise de conteúdo das entrevistas, observações e documentos, e de acordo com os dados quantitativos obtidos foram empregadas técnicas de estatística descritiva e inferencial. Os resultados qualitativos revelaram que a comunidade local possui uma visão positiva das ações de RSC do parque, similar a dos órgãos governamentais, que da mesma forma exaltaram a dimensão filantrópica. Os gestores demonstraram certa centralização no planejamento e desenvolvimento das ações de RSC do parque. Os três públicos investigados no levantamento, na sua maioria, concordam com a importância das ações de RSC praticadas pela empresa e conferiram maior concordância com a existência de ações de cunho ético e legal. Os elementos do modelo VBA foram pontuados de forma equilibrada, no geral, houve destaque para o equilíbrio entre os benefícios e interesses dos stakeholders e para a responsabilidade nos serviços prestados pelo parque. Os testes de Kruskal-Wallis e Dunn revelaram que a dimensão a econômica é percebida de forma similar pelos gestores e visitantes, já na legal, todos os públicos apresentaram diferenças em suas visões. Nas dimensões ética e filantrópica, os gestores e funcionários possuem percepções similares. Na correlação não-paramétrica de Spearman, foi verificada a relação entre os construtos estudados, sendo positiva e forte entre a dimensão filantrópica da RSC e o VBA. Com base nestes resultados, foi constatado que o Parque Beto Carrero World está alinhado com as premissas dos modelos utilizados nesta pesquisa, e que estes são adequados para fornecer subsídios à pesquisa sobre RSC no turismo e para contribuir com o aperfeiçoamento das praticas socialmente responsáveis no setorpor
dc.description.abstractRecently, topics such as sustainability and social responsibility have been exhaustively discussed, due to the serious problems that the human race has caused to the planet, as the results of globalization and the modern lifestyle. Based on this context, the theory of corporate social responsibility consists of helping organizations find ways to curb these consequences, and give back to society the gains they have obtained through it. This reality also affects the tourism sector, which has a strong impact on society and the environment. This research analyzes the perceptions of stakeholders on practices of Corporate Social Responsibility (CSR) of the Beto Carrero World Theme Park, based on the theoretical models of Carroll (1991) and Schwartz and Carroll (2007), or VBA comprising the terms Value, Balance and Responsibility with transparency. The study is characterized as descriptive research with qualitative and quantitative approaches, and uses a case study as the research strategy. Five stakeholder groups involved with the park were analyzed: managers, employees, visitors, community representatives and government. The groups were asked to respond to semi-structured interviews, and questionnaires were also used to collect data. To complement the data collection process, document analysis and researcher observations were used. Content analysis was performed on the interviews, observations and documents, and according to the quantitative data obtained, techniques of descriptive and inferential statisticswere used. The qualitative results revealed that the local community has a positive view of the RSC actions of the theme park, which is similar to the views of the government representatives, who likewise praised the philanthropic dimension. The managers demonstrated some centralization in the planning and development of CSR actions of the park. The three publics investigated in the survey agreed, in general, on the importance of CSR activities practiced by the company, and gave a high level of agreement with the existence of actions of an ethical and legal nature. The VBA model elements were scored in a balanced way, and in general, there was an emphasis on the balance between the benefits and interests of stakeholders and the responsibility for the services provided by the theme park. The Kruskal-Wallis and Dunn tests revealed that the economic dimension is perceived similarly by managers and visitors, although in the legal dimension, their views differed. In the ethical and philanthropic dimensions, the managers and the employees had similar perceptions. In Spearman s non-parametric correlation coefficient, a correlation was found between the constructs studied, particularly between the philanthropic dimension and the RSC and VBA. Based on these results, it was found that Beto Carrero World is aligned with the assumptions of the models used in this research, and that they are adequate for providing basic support for research on CSR in tourism, and contributing to the improvement of socially responsible practices in the industryeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3475/Franciane%20Reinert%20Lyra.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentPlanejamento e Gestão do Turismo e da Hotelariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Turismo e Hotelariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResponsabilidade social corporativapor
dc.subjectTeoria dos stakeholderspor
dc.subjectParques temáticospor
dc.subjectCorporate Social Responsibilityeng
dc.subjectStakeholder Theoryeng
dc.subjectTheme Parkseng
dc.subjectResponsabilidade social da empresapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.titlePercepção dos stakeholders sobre a responsabilidade social corporativa do Parque Beto Carrero Worldpor
dc.typeDissertaçãopor
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