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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A relação entre as práticas de gestão de pessoas, satisfação no trabalho e desempenho organizacional nos hoteis turísticos da zona central de manaus
metadata.dc.creator: Oliveira, Irene
metadata.dc.contributor.advisor1: Verdinelli, Miguel Angel
metadata.dc.contributor.referee1: Flores, Luiz Carlos da Silva
metadata.dc.description.resumo: Neste estudo analisa-se, a partir da percepção dos gerentes e funcionários, a relação entre práticas de gestão de pessoas, satisfação no trabalho e desempenho organizacional. Para tanto se estabeleceram os seguintes objetivos específicos: examinar as práticas de gestão de pessoas dos hotéis e categorizá-las de acordo com os grupos de práticas de elevado desempenho; identificar as práticas que aumentam a satisfação no trabalho na percepção dos gestores e funcionários; levantar a satisfação dos funcionários através de uma escala; identificar o desempenho organizacional dos hotéis na percepção dos gestores, com base no modelo do balanced scorecard social; e por fim, relacionar os constructos. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa e quantitativa. Realizou-se um estudo de caso básico, com uma amostra não probabilística de gestores de sete hotéis de categoria turístico, da zona central de Manaus. A parte quantitativa compreendeu um levantamento com questionário de autopreenchimento, que foi aplicado a uma amostra probabilística de cento e treze funcionários operacionais de todos os hotéis. As análises mostraram que os hotéis com maior número de práticas de elevado desempenho dos cinco grupos (seleção criteriosa, formação, mobilidade interna, descentralização e recompensas) têm média mais alta de funcionários satisfeitos no trabalho com relação a salário, natureza do trabalho em si, chefia e promoções. Evidenciou-se que esses meios de hospedagens têm os melhores indicadores de desempenho organizacional ao atenderem maior número de perspectivas do balanced scorecard social. Os resultados obtidos a partir da percepção dos entrevistados permitiram concluir que existe relação entre os constructos pesquisados
Abstract: This study analyzes, based on the views of managers and staff, the relationship between people management practices, job satisfaction, and organizational performance. For this, the following specific objectives were established: to examine the people management practices of the hotels, and categorize them according to the groups of practices with high performance; to identify which practices increase job satisfaction, in the opinion of managers and staff, and investigate staff satisfaction through a scale; to identify organizational performance of the hotels, according to the managers, based on the social balanced scorecard; and finally, to link the constructs. The research methodology used was qualitative and quantitative. A basic case study was carried out, with a non-probabilistic sample of managers of seven hotels in the tourism category, in the central zone of Manaus. The quantitative part included a survey with a questionnaire that was filled out by the respondents themselves, which was applied to a probabilistic sample of a hundred and thirteen operational staff of all the hotels. The analyses show that the hotels with the highest number of practices with high performance of the five groups (careful selection, training, internal career mobility, decentralized management and rewards) had the highest level of employees with job satisfaction, in terms of salary, the nature of the job itself, bosses, and promotions. It was demonstrated that these means of accommodation have the best indicators of organizational performance, as they meet the highest number of perspectives of the social balanced scorecard. The results obtained based on the views of the interviewees led to the conclusion that there is a relationship between the constructs investigated
Keywords: Hotelaria
Práticas de gestão de pessoas
Satisfação no trabalho
Desempenho organizacional
Hotel management
People management practices
Job satisfaction
Organizational performance
Administração de hotéis
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: OLIVEIRA, Irene. A relação entre as práticas de gestão de pessoas, satisfação no trabalho e desempenho organizacional nos hoteis turísticos da zona central de manaus. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1259
Issue Date: 30-Jul-2012
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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