Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1260
metadata.dc.type: Dissertação
Title: TURISMO DE AVENTURA E MEIOS DE HOSPEDAGEM: ANÁLISE DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE UM SEGMENTO E DA ADEQUAÇÃO DE SEUS RECEPTORES. O Mergulho em Bombinhas - SC
metadata.dc.creator: Lima, Fabiano Rocca
metadata.dc.contributor.advisor1: Ansarah, Marilia Gomes dos Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Celia Maria de Moraes
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho vem abordar a segmentação do mercado turístico e como o setor hospedeiro pode atuar dentro deste processo, tendo como exemplo o turismo de aventura, na modalidade esportivo-recreativa do mergulho autônomo, e as necessidades do turista, que pratica tal modalidade, no que se refere aos meios de hospedagem. Por meio da análise da adequação dos meios de hospedagem em relação às necessidades do mergulhador, pretendemos demonstrar as necessidades específicas que um nicho de mercado pode apresentar no seu local de hospedagem. Outrossim, procuramos demonstrar que um estabelecimento hospedeiro localizado em uma região, que devido às suas potencialidades naturais possua uma determinada vocação turística, pode incrementar seu negócio com a oferta de um produto direcionado e adequado aos turistas que procuram sua localidade. Dessa forma, os meios de hospedagem que ofertarem um produto diferenciado, com qualidade e, que vise maximizar a satisfação dos clientes; possam conquistar a fidelização destes e construir relacionamentos de longo prazo, que certamente trarão benefícios para ambas as partes e, por meio destas estratégias, promover a sustentabilidade dos seus negócios. Para que estes objetivos fossem desenvolvidos realizamos uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório por meio de um levantamento de dados, com o uso de questionários como instrumentos de coleta com os dois atores do turismo: a oferta e a demanda. Foram aplicados questionários com os responsáveis pela gerência operacional de hotéis e pousadas com 10 ou mais unidades habitacionais, com o objetivo de identificar como se comporta a oferta de acomodações para os hóspedes-mergulhadores. A pesquisa da demanda possibilitou a investigação do perfil, potencial de consumo, preferências e necessidades dos turistas-mergulhadores na aquisição dos serviços de hospedagem. Neste sentido, esta investigação identificou as características da oferta dos meios de hospedagem que recebem mergulhadores, as necessidades específicas e os desejos que este tipo de turista tem no local em que se hospeda e concluiu que este nicho de mercado está ávido por produtos e serviços que venham suprir suas necessidades e desejos.
Abstract: This study deals about the tourism market segmentation and how the hostelry sector can act in this process, based on the adventure tourism, in the sporting-recreational category of scuba diving, and the lodging needs of the tourists that practice such category. Through the analysis of the adaptation of the lodging structures to the diver needs, we intent to demonstrate the specific needs that this market niche can present in the lodging site. Likewise we tried to demonstrate that a lodging establishment located in a region which possesses a tourist vocation due to its natural potentialities, can increase its business rate through the offering of a product addressed and adequate to the tourists that seek the site. In this way, the lodging structures that can offer a quality and distinguished product and which seeks the maximization of the customers satisfaction, can obtain the customer s loyalty and build long term relationships, which will certainly bring benefits to both parts and, through those strategies, promote the sustainability of their business. To reach those objectives, we carried out a quantitative research through a data survey of exploratory character using two different questionnaires as the gathering tools for the two actors of tourism: supply and demand. With the objective of identifying the behavior of the lodges supply with diving guests, we applied questionnaires with the operational managers of hotels and lodges with 10 or more rooms. The demand survey made possible the investigation of the profile, the sale potential, and the preferences and needs of the diving tourists in the acquisition of hostelling services. In this sense, this investigation identified how the bid of the accommodation structures that receive divers behaves and the specific needs of this kind of tourist in the accommodation site and concluded that this market niche is eager for products and services that may fulfill their necessities and desires.
Keywords: segmentação
turismo de aventura
mergulho autônomo
meios de hospedagem
segmentation
adventure tourism
scuba diving
lodging structures
Segmentação de mercado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: LIMA, Fabiano Rocca. TURISMO DE AVENTURA E MEIOS DE HOSPEDAGEM: ANÁLISE DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE UM SEGMENTO E DA ADEQUAÇÃO DE SEUS RECEPTORES. O Mergulho em Bombinhas - SC. 2004. 147 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1260
Issue Date: 9-Feb-2004
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiano Lima.pdf1,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.