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dc.creatorRaye, Roberta Leal-
dc.creator.IDCPF:05614967656por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3214315250941280por
dc.contributor.advisor1Souza, Maria José Barbosa de-
dc.contributor.advisor1IDCPF:06340520804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787582J6&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:43:03Z-
dc.date.available2013-06-06-
dc.date.issued2012-12-19-
dc.identifier.citationRAYE, Roberta Leal. Relacionamento interorganizacional dos agentes de turismo de negócios de Cuiabá-MT. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneario Camboriu, 2012.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1262-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral avaliar os relacionamentos interorganizacionais dos agentes de Turismo de Negócios da cidade de Cuiabá-MT. Isto porque a qualidade da relação entre as instituições que compõem o turismo é uma das principais características que favorecem o desenvolvimento do destino, sendo que a oferta do produto turístico não pode ocorrer separadamente. Relacionamentos Interorganizacionais (RIO) são entendidos como as conexões entre dois ou mais atores, sejam eles empresas, pessoas, sociedades ou nações-estado. Porém, os trabalhos sobre essas duas temáticas ainda não aprofundaram o seu entendimento necessário. Sendo assim, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva de abordagem qualitativaquantitativa. A área geográfica de estudo foi a capital do estado de Mato Grosso, um dos 65 destinos indutores de turismo do país, em que as viagens de negócios constituem sua principal vocação turística. Na coleta de dados foi utilizada a estratégia de survey (levantamento), por meio da aplicação de questionários aos responsáveis pelos hotéis identificados na amostra por indicação. Posteriormente foram realizadas entrevistas com os representantes das entidades de classe mais indicadas pelos respondentes. Na análise dos dados qualitativos, utilizou-se a de rede e de conteúdo e, para os quantitativos, a estatística descritiva. Como resultado, identificouse uma baixa densidade na rede, tanto entre os hotéis como entre os demais agentes identificados. Foi constatado um pequeno grupo central que possui controle sobre as tomadas de decisão e comunicação dentro da hotelaria de negócios. Verificou-se, também, que esses mesmos atores possuem um maior grau de proximidade e intermediação, assim como maior nível de cooperação, comunicação e confiança. Observou-se que o nível de competição não apresentou associação com os demais construtos. Conclui-se que são poucos os relacionamentos entre os agentes que se caracterizam com baixo nível de confiança, o que conjuntamente com a presença de um grupo centralizador, interfere na evolução da interação entre o grupopor
dc.description.abstractThe general objective of this work is to assess the interorganizational relationships between Business Travel agents in the city of Cuiabá. This is because the quality of the relationships between the institutions that comprise the tourism sector is one of the main characteristics favoring the development of the destination, and the offer of the tourism product cannot occur in isolation. Interorganizational Relations (IOR) are understood as the connections between two or more actors, whether companies, people, societies or nation-states. However, works on these two themes still do not go into the necessary depth of understanding. This research is therefore characterized as descriptive, with a qualitative and quantitative approach. The geographical area of the study was the capital of the state of Mato Grosso, one of sixty-five tourism inductor destinations in the country, and a city in which business travel is the principal tourism vocation. For the data collection, the survey strategy was used, through the application of questionnaires with those responsible for the hotels identified in the sample by indication. Subsequently, interviews were carried out with the representatives of the professional bodies most mentioned by the respondents. For the analysis of the qualitative data, network and content analysis were used, and for the quantitative data, descriptive statistics. As a result, low density of the network was identified, both between hotels and between the other agents identified. It was found that there is a small, central group that has control over decision-making and communication within business hotel management. It was also found that these same actors have a higher degree of proximity and intermediation, and a higher level of cooperation, communication and confidence. It was found that the level of competition has no association with the other constructs. It is concluded that there are few relationships between agents, which are characterized as having a low level of confidence, a factor which, together with the presence of a centralizing group, influences the evolution of interaction within the groupeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3491/Roberta%20Leal%20Raye.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentPlanejamento e Gestão do Turismo e da Hotelariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Turismo e Hotelariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelacionamentos Interorganizacionaispor
dc.subjectTurismo de Negóciospor
dc.subjectAnálise de Redespor
dc.subjectInterorganizational Relationseng
dc.subjectBusiness Tourismeng
dc.subjectAnalysis of Networkseng
dc.subjectViagens de negóciospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.titleRelacionamento interorganizacional dos agentes de turismo de negócios de Cuiabá-MTpor
dc.typeDissertaçãopor
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