Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuz, Lorena Fávero Pacheco da-
dc.creator.IDCPF:97028010104por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0792063225682820por
dc.contributor.advisor1Souza, Maria José Barbosa de-
dc.contributor.advisor1IDCPF:06340520804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787582J6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Hoffmann, Valmir Emil-
dc.contributor.referee1IDCPF:52098729987por
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737830T6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee2Verdinelli, Miguel Angel-
dc.contributor.referee2IDCPF:01072002876por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5991426676776328por
dc.date.accessioned2015-08-26T18:43:04Z-
dc.date.available2013-11-11-
dc.date.issued2011-04-20-
dc.identifier.citationLUZ, Lorena Fávero Pacheco da. Análise das motivações do turista na escolha de uma destinação, com base no modelo de cadeia meios-fins. 2011. 145 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneario Camboriu, 2011.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1263-
dc.description.resumoAs pesquisas em motivação permitem compreender as forças internas que levam um indivíduo a ter determinado comportamento, e isto proporciona a compreensão do processo de tomada de decisão do consumidor. O modelo de Cadeia Meios-Fins pode fornecer informações sobre os consumidores, a medida que pressupõe que os atributos dos produtos e serviços produzem consequências ou benefícios específicos que, por sua vez, possuem ligação com os valores pessoais dos indivíduos. O objetivo deste trabalho foi avaliar as motivações do turista na escolha de uma destinação, com base no modelo de Cadeia Meios-Fins de Gutman (1982). Para alcançá-lo foi aplicada uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativo por meio de um questionário autopreenchido, a 322 universitários do município de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e multivariada, especificamente, a análise de clusters e de correspondência. Os resultados revelaram que os critérios mais relevantes para a escolha de uma destinação turística pelos consumidores foram: segurança; sensação positiva do local; clima; preço; e pontos turísticos. Verificou-se também, que estes critérios de escolha se subdividiram em dois grupos distintos que são a busca de mais tranquilidade e de mais diversão. Por fim, identificou-se que os consumidores turísticos ao decidirem por um destino buscam preferencialmente o bem estar seguido de mais diversão e fugir da rotina. E o que mais motiva suas escolhas é a valorização pessoal ao prazer, à felicidade e à liberdadepor
dc.description.abstractResearch in motivation gives an understanding of the internal forces that lead an individual to behave in a certain way, and this enhances the understanding of the process of consumer decision making. The Means-Ends Chain model can provide information about consumers, as it assumes that the attributes of products and services produce specific benefits or consequences which, in turn, have a connection with individuals personal values. The aim of this study was to analyze the motivations of tourists when choosing a destination, based on the Means-End Chain model of Gutman (1982). A descriptive, quantitative, self-administered questionnaire was applied to 322 young university students in the town of Balneário Camboriú, in the State of Santa Catarina. The data were analyzed using descriptive statistics and multivariate analysis, specifically cluster analysis and correspondence. The results revealed that the most important criteria in consumers choice of tourism destination were: safety, positive sense of place, atmosphere, price, and sights. It was also found that these selection criteria were subdivided into two distinct groups, those seeking more peace and quiet, and those seeking more fun. It was found that when consumers decide on a tourism destination, they look first for well-being, followed by more fun and getting away from it all. Another factor that motivates their choice is the personal value of pleasure, happiness and freedom.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3481/Lorena%20Favero%20Pacheco%20da%20Luz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentPlanejamento e Gestão do Turismo e da Hotelariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Turismo e Hotelariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectConsumidor turísticopor
dc.subjectCadeia Meios-Finspor
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectConsumer tourismeng
dc.subjectMeans-End Chaineng
dc.subjectConsumidores - Preferênciapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.titleAnálise das motivações do turista na escolha de uma destinação, com base no modelo de cadeia meios-finspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lorena Favero Pacheco da Luz.pdf2,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.