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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Marketing de destinos turísticos: uma análise sobre a promoção do destino Roraima no Brasil e em suas fronteiras
metadata.dc.creator: Cavalcante, Leila de Sena
metadata.dc.contributor.advisor1: Flores, Luiz Carlos da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Anjos, Francisco Antonio dos
metadata.dc.description.resumo: O marketing de destino é um tema que tem se destacado, na atualidade, em decorrência da crescente necessidade de mudanças no mercado turístico, que passou a compreender o destino não apenas como uma área geográfica, mas sim como um espaço constituído por produtos e serviços, onde atuam várias organizações e indivíduos que se relacionam e, assim, possibilitam a prática da atividade turística. A promoção, como um dos principais elementos do composto de marketing e responsável pelo mix de comunicação, é abordada e aplicada também nos destinos turísticos, assumindo nestes a função de informar, persuadir, induzir, recordar, comunicar e sensibilizar os turistas, procurando também atrair e conquistar a sua fidelidade. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a promoção do destino Roraima no Brasil e nos países fronteiriços (República Cooperativista da Guiana e República Bolivariana da Venezuela) sob a ótica dos agentes intervenientes do turismo, buscando caracterizar os agentes responsáveis pela promoção do destino, investigar os produtos turísticos do destino comercializados e/ou promovidos por esses agentes nos mercados interno e fronteiriço, analisar as ações de planejamento de marketing empreendidas por eles e, finalmente, averiguar a utilização das ferramentas de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) por esses agentes para a promoção do destino nos referidos mercados. Tal pesquisa, caracterizada como exploratório-descritiva e de métodos mistos (com abordagens qualitativa e quantitativa), adotou como estratégia a triangulação concomitante e como procedimentos metodológicos as pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com aplicação de questionários junto aos agentes intervenientes do turismo de Roraima. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se a pesquisa de campo, a qual utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, que foi aplicado junto aos agentes, por meio eletrônico e pessoalmente, entre os meses de março e maio de 2013. Após a coleta, os dados foram tratados e analisados. A análise dos dados quantitativos contou com o uso de técnicas estatísticas de distribuição de freqüência e análise de agrupamentos, enquanto que a análise dos dados qualitativos foi realizada a partir da análise de conteúdo. Em seguida, os resultados foram interpretados à luz da teoria e de documentos que corroboraram e, em alguns casos, valorizaram as evidências de outras fontes de pesquisa. Os resultados da pesquisa comprovaram que a promoção do destino Roraima está sendo empreendida de forma deficiente pelos agentes intervenientes do turismo e as principais causas para essa deficiência estão nas ações de planejamento de marketing, nas quais foram verificados problemas que interferem diretamente na promoção do destino.
Abstract: Destination marketing has become a relevant topic due to the increasing demand for changes in the tourism industry, which no longer sees each destination solely as a geographical area, but rather as a space consisting of products, services, organizations and individuals that interact in order to deliver tourist activities. Promotion, as one of the main elements in the marketing and communication mix, is also performed and applied to tourist destinations to inform, persuade, induce, register, communicate and raise awareness of tourists, and to attract and retain customer loyalty. In this context, the aim of this study was to analyze the promotion of Roraima as a tourist destination in Brazil and its neighboring countries (Guyana and Venezuela), focusing on the intervening agents of tourism, characterizing those responsible for promoting the destination, investigating tourism products traded and/or sold by these agents in the domestic and border markets, analyzing their marketing planning actions, and ascertaining the Integrated Marketing Communication (IMC) tools used by these agents promote Roraima in the target markets. This exploratory, descriptive and mixed methods research (qualitative/quantitative) adopts not only the triangulation strategy but also bibliographical, documentary and field research as methodological procedures, which included the use of questionnaires answered by the intervening agents of tourism in Roraima. To achieve the desired goals, field research and subsequent data analysis were conducted by means of a structured survey delivered to agents both personally and electronically between March and May 2013. Conversely, the quantitative data analysis was based on the use of statistical techniques of frequency distribution, as well as grouping analysis, while the qualitative research was performed through content analysis. The results were interpreted in light of the theory and documents that corroborated and even added value to the evidence collected from previous studies. In summary, this research shows that the promotion of Roraima as a tourist destination, by the intervening agents, has not been done efficiently, and that the causes of this failure lie in the marketing planning actions, with problems being identified that are having a negative impact on the promotion of the destination.
Keywords: Marketing de destino
Promoção
Agentes intervenientes do turismo
Roraima
Tourism
Destination Marketing
Promotion
Stakeholders
Roraima
Turismo - Roraima
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: CAVALCANTE, Leila de Sena. Marketing de destinos turísticos: uma análise sobre a promoção do destino Roraima no Brasil e em suas fronteiras. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1271
Issue Date: 29-Jul-2013
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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