Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1285
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A FRUIÇÃO DO LAZER EM RESORTS: aspectos simbólicos-imaginários que possibilitam e mantêm a modalidade de prestação de serviço (Um estudo de caso do Plaza Itapema Resort/SC)
metadata.dc.creator: Lehn, Silvana
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Norida Teotônio de
metadata.dc.description.resumo: O mundo contemporâneo globalizado apresenta uma sociedade reconhecida pelo consumo de serviços e atividades de lazer. O resort se apresenta como equipamento e prestação de serviço, lazer como produto a ser consumido pelo homem pós-moderno. Quais são os aspectos simbólicos-imaginários que possibilitam e mantêm a comercialização de resorts como uma vivência de lazer desfrutável? Esta questão ensejou uma pesquisa, cujo relatório, com apresentação dos procedimentos utilizados e resultados encontrados, consiste no presente trabalho, que é um estudo de caso, o Plaza Itapema Resort, em Santa Catarina. Foram utilizadas entrevistas com os hóspedes e com funcionários do resort, bem como análise de conteúdo do material de divulgação do hotel. O hóspede do resort se caracteriza pelo hábito de viagem e alto poder aquisitivo, exceto o hóspede de evento. A experiência de paz, de relaxamento e de prosperidade proporcionada pelo isolamento, ou refúgio das contradições e dificuldades da vida cotidiana que o resort possibilita através do conjunto da prestação de serviços em geral, é também fortemente veiculada através dos meios de comunicação que utiliza.
Abstract: The contemporary world presents a recognized society for the consumption of services and activities of leisure. The resort is presented as an equipment and installment of service, leisure as a product to be consumed by the post-modern man. Which are the symbolic - imaginary aspects that enable and keep business on resorts as an experience of leisure? This question lead to a research, whose report and results found, consists on the present work. - Plaza Itapema Resort, in Santa Catarina. Some interviews had been done with the guests and the staff of the resort, as well as the analysis of contents and ads of the hotel. The guest of the resort is characterized for his habit of journey and purchasing power, except the guest of events. The experience of peace, relax and prosperity provided by the retire from the routine life make the difference in a resort through its service and its media.
Keywords: resort
lazer
hóspede
prestação de serviços
resort
leisure
guest
services
Turismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: LEHN, Silvana. A FRUIÇÃO DO LAZER EM RESORTS: aspectos simbólicos-imaginários que possibilitam e mantêm a modalidade de prestação de serviço (Um estudo de caso do Plaza Itapema Resort/SC). 2004. 98 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1285
Issue Date: 2-Feb-2004
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvana Lehn.pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.