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metadata.dc.type: Dissertação
Title: AS RELAÇÕES ENTRE ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PÓLO DE ECOTURISMO DA ILHA DE SANTA CATARINA
metadata.dc.creator: Bueno, Fernando Protti
metadata.dc.contributor.advisor1: Pires, Paulo dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Polette, Marcus
metadata.dc.contributor.referee2: Serrano, Celia Maria de Toledo
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar as possíveis relações existentes entre o ecoturismo e a educação ambiental, no Pólo de Ecoturismo da Ilha de Santa Catarina (PEISC), localizado na Ilha de Santa Catarina, porção territorial em que se situa Florianópolis, cidade integrante do Estado de Santa Catarina e, consequentemente, da Região Sul do Brasil. Essa análise delimitou as possíveis inter-relações entre as áreas supracitadas, com o intuito de vislumbrar as possibilidades de conservação da natureza, bem como, de identificar as formas e os locais em que, tanto o ecoturismo quanto à educação ambiental, ocorrem no pólo. Por tratar-se de uma pesquisa interdisciplinar, composta de duas etapas, uma teórica e outra empírica, adotou-se como procedimentos metodológicos o método qualitativo e a utilização das técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de entrevista estruturada, com roteiro de perguntas abertas, aplicado aos agentes e operadores de turismo na natureza do PEISC e aos gestores ou responsáveis pelos destinos de ecoturismo do PEISC. Os dados obtidos por meio dessas duas etapas de pesquisa foram analisados por meio das técnicas de análise documental e de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Evidencia-se como resultados finais da pesquisa, primeiramente, a existência de uma relação histórica entre ecoturismo e educação ambiental, principalmente, em função de serem fruto do movimento ambientalista, assim como, de disporem de características e princípios relacionados à conservação da natureza. Posteriormente, evidencia-se o fato do ecoturismo ser um meio de desenvolvimento da educação não-formal, bem como, da educação ambiental ser uma ferramenta ao planejamento e ao desenvolvimento de atividades denominadas de ecoturismo. Além disso, identificou-se a existência de distintas modalidades de educação ambiental (aprendizado seqüencial, interpretação ambiental, educação experiencial e educação no processo de gestão ambiental) e de um escopo teórico-metodológico aplicado a cada uma destas, as quais são passíveis de serem aplicadas ao ecoturismo, com o intuito de formação e transformação dos valores e das atitudes ambientais dos indivíduos envolvidos nas atividades de ecoturismo. Por fim, como resultados provenientes dos DSC, pode-se mencionar que, entre os atores sociais direta e indiretamente envolvidos nos processos de planejamento e desenvolvimento do ecoturismo no PEISC, há um distanciamento entre as áreas de ecoturismo e educação ambiental.
Abstract: The research presented here aimed at analysing the possible existent relations between ecoturism and environment education in the Ecoturism Center of Santa Catarina Island (PEISC), which is located in the Island of Santa Catarina - the territorial land where Florianópolis is located. Florianópolis is a city which integrates the State of Santa Catarina, and, consequently, a city which integrates the South Region of Brasil. This analyses set the boundaries between the possible interrelations of the this areas mentioned above with the intention to glimpse at the possibilities to conserve the nature, as well as to identify the ways and the places where the ecoturism as the enviroment education ocurred in this Center. Once it is an intersubject research, it is composed of two phases: one theoretical and the other empirical. The methodological procedure adopted was the qualitative method and the use of bibliographic research technic documental, and structured interviews holding a script of open questions ran with tourism operators in the field of PEISC and also with administrators or managers of the ecoturism destinations of PEISC. The data obtained by the means of these two phases of the reasearch were analysed by the documental analyses technic and by the analyses of the Discourse of the Colective Subject (DSC). As final results of the research we evidenciate: Firstly, the existence of a historical relationship between ecoturism and enviroment education, mainly due to the fact of theses two issues being a result of the environmental movement, as well as of holding characteristics and principles related to the conservation of nature. Secondly, we evidenciate the fact of ecoturism being a way of development of non-formal education; as well as being a tool to plan and develop activities named under ecoturism. Besides that, we identified the existence of distinct modalities of environment education - sequencial learning, environment interpretation, experiencial education and education within the environment management process - and of a range of method-theoretical frames applied to each of these instances mentioned before, which can be applied to ecoturism aiming at forming and transforming the values and attitudes toward the environment of the individuals involved in the ecoturism activities. Finally, based on the results from the Discourse of the Colective Subject (DSC) data, we can mention that among the main social roles, direct or inderectly involved in the process of planning and development of ecoturism at PEISC, there is a gap between the areas of ecoturism and environment education.
Keywords: ecoturismo
educação ambiental
conservação da natureza
Pólo de Ecoturismo da Ilha de Santa Catarina
ecotourism
environmental education
conservation of nature
Ecoturism Center of Santa Catarina Island
Educação ambiental - Santa Catarina
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: BUENO, Fernando Protti. AS RELAÇÕES ENTRE ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PÓLO DE ECOTURISMO DA ILHA DE SANTA CATARINA. 2006. 207 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1291
Issue Date: 22-Nov-2006
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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