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dc.creatorMette, Patrícia Adriana Petersen-
dc.creator.IDCPF:90168828987por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5354867021734962por
dc.contributor.advisor1Santos, Roselys Izabel Correa dos-
dc.contributor.advisor1IDCPF:25547860972por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791237U8&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Klug, João-
dc.contributor.referee1IDCPF:24248690063por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1516405930048093por
dc.contributor.referee2Anjos, Francisco Antonio dos-
dc.contributor.referee2IDCPF:63654318991por
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708511E0&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-26T18:43:13Z-
dc.date.available2007-03-26-
dc.date.issued2005-09-05-
dc.identifier.citationMETTE, Patrícia Adriana Petersen. CALENDÁRIO HISTÓRICO CULTURAL: A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS FESTAS TRADICIONAIS REALIZADAS EM BLUMENAU-SC PARA PROMOÇÃO TURÍSTICA. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2005.por
dc.identifier.urihttps://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1292-
dc.description.resumoA globalização transformou de forma impactante a sociedade e trouxe mudanças, principalmente na área do turismo. Os avanços tecnológicos, as facilidades de deslocamento, a velocidade com que as informações chegam ao público alvo, enfim, todos estes fatores contribuíram para um aquecimento do mercado turístico. Porém, o perfil desse consumidor também sofreu algumas alterações, o fácil e rápido acesso as informações proporcionaram um gradativo aumento no nível de exigência com relação a qualidade na prestação dos serviços turísticos. Tais turistas provenientes da era da informação passaram a valorizar, com maior intensidade, os destinos originalmente singulares e diferenciados. Estes novos valores agregados às mais diversas tradições e manifestações folclóricas, impulsionaram, de certa forma, o crescimento do segmento cultural, colaborando, de forma indireta, para o despertar das comunidades em promover o resgate e a preservação da identidade cultural local. Em Blumenau Santa Catarina, universo do estudo, as festas tradicionais caracterizam-se como importante bem imaterial pertencente ao patrimônio cultural local, sendo que a Oktoberfest, a festa da cerveja, apresenta-se hoje como um dos mais importantes atrativos turísticos desse destino. Porém, o perfil massificado do público que freqüenta o evento nada se assemelha à demanda exigente e passível de compreensão quanto à verdadeira absorção da essência cultural das sociedades receptoras. Através deste estudo teórico-empírico, caracterizado como estudo de caso qualitativo, objetivou-se inventariar e elaborar um calendário, contemplando as festas tradicionais de origem alemã realizadas em Blumenau, e assim, colaborando para a captação de uma demanda turística diferenciada, atenta para as questões relativas ao desenvolvimento da atividade sustentável. No total, foram identificados e devidamente contextualizados, onze festejos que foram distribuídos em três grandes grupos: as festas remanescentes, as festas que desapareceram e as festas criadas. Os eventos ainda foram submetidos a uma classificação contemplando os ítens festas religiosas, profano-religiosas e profanas. Dentre os resultados, foi possível constatar que, conforme os preceitos que firmam a sustentabilidade, recomenda-se a não exploração dessas festas da mesma forma que ocorre com a Oktoberfest, pois o aproveitamento insustentável de tais festejos na oferta turística local poderia acarretar descaracterização cultural, perda de valores identitários em relação aos munícipes, conseqüente afastamento da comunidade local, e finalmente, na falta de interesse por parte dos turistas pertencentes ao segmento cultural.por
dc.description.abstractGlobalization has transformed society with such impact that it brought with it changes, especially in the area of tourism. Technological advances, the relative ease of movement and change, the speed at which news reaches its target audience; in short, all of these factors contributed to heating of the tourism marketplace. However, the profile of that particular consumer has also suffered a few alterations. Fast and easy access to information has provided a progressive increase in relation to the demand for quality installments of touristy services. Such tourists originating from the information era have gone on to value, with major intensity, the destinations that were originally exceptional and differentiated. These new values that please the more diverse traditions and folkloric displays have urged, in a certain way, the growth of this cultural segment, collaborating in an indirect way, to awaken the communities into promoting the rescue and also the perseverance of local cultural identity. In Blumenau - Santa Catarina, the world of study, traditional festivals are characterized as important and immaterial which belong to local cultural heritage, as Oktoberfest, the beer festival, is presented today as one of the most important touristy attractions of this destination. However, the widely-known profile of the public that frequent this event does not resemble the high demands subject to comprehension in relation to the real absorption of the cultural essence of those receiving societies. As a result of this empirical theoretical study, characterized as a quality case study, with the objective to invent and elaborate a calendar, whilst also contemplating the traditional festivals of German origin in Blumenau, and thus, collaborating to win the differentiated touristy demands, attentive to the relative queries regarding the development of sustainable activity. In total, eleven festivals were identified and then properly contextualized; those of which were distributed into three large groups: the reminiscent festivals, the festivals which disappear and those that were created. These events were then subject to a classification contemplating each of following: religious festivals, profanely religious and profane. Within the results, it was possible to establish that, depending on the norms that secure the sustainability, we recommend that these festivals not be exploited in the same way that Oktoberfest has been, as the unsustainable utilization of such festivals in the local touristy offering could result in the cultural de-characterization, and the loss of identifying values in regards to local inhabitants and the consequent distancing of the local community, and finally, in the loss of interest on the part of tourists belonging to the cultural segment.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://siaiap30.univali.br/tede/retrieve/3516/Patricia%20Petersen%20Mette.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaípor
dc.publisher.departmentPlanejamento e Gestão do Turismo e da Hotelariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIVALIpor
dc.publisher.programMestrado em Turismo e Hotelariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpatrimônio culturalpor
dc.subjectfestas tradicionaispor
dc.subjectturismo cultural sustentávelpor
dc.subjecttraditional cultureeng
dc.subjecttraditional festivalseng
dc.subjectsustainable cultural tourismeng
dc.subjectTurismo cultural - Blumenau (SC)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.titleCALENDÁRIO HISTÓRICO CULTURAL: A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS FESTAS TRADICIONAIS REALIZADAS EM BLUMENAU-SC PARA PROMOÇÃO TURÍSTICApor
dc.typeDissertaçãopor
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