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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Gestão ambiental e responsabilidade social: estratégias de competitividade em resorts estudo de caso tropical das cataratas eco resort em Foz do Iguaçu/PR
metadata.dc.creator: Goya, Silvia Christiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Ruschmann, Doris Van de Meene
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Paulo dos Santos
metadata.dc.description.resumo: A preocupação ambiental tem sido um tema constante em vários segmentos sócioeconômicos nos últimos anos como também a responsabilidade das organizações diante de questões sociais. As empresas estão buscando ações que tenham comprometimento com a gestão ambiental e a responsabilidade social. Nota-se atualmente que as empresas que objetivam seus resultados econômicos e estratégicos de acordo com suas ações baseadas em causas ambientais e sociais estão percebendo que há uma aceitação maior de suas gestões perante seus clientes internos e externos. Diante disto, os empreendimentos hoteleiros, como organizações empresariais que são, passaram a estabelecer suportes diferenciais contemporâneos, com características competitivas e estratégicas, fundamentadas na gestão ambiental e responsabilidade social. E estudar de maneira detalhada esses temas na hotelaria nacional é um aspecto de extrema relevância que pode embasar outras pesquisas e dar suporte para projetos sócio-ambientais em muitos hotéis. Esta pesquisa então tem como objetivo identificar elementos indicativos da gestão ambiental e responsabilidade social em resort que evidencie uma visão estratégica e competitiva. Portanto, optou-se por analisar O Tropical das Cataratas ECO Resort localizado na cidade de Foz do Iguaçu, pelo fato de que essa empresa hoteleira tem características singulares, como: foi o primeiro hotel da América do Sul a receber a Certificação Ambiental ISO 14.001, além de possuir a Certificação de Qualidade ISO 9001 e a Certificação de Responsabilidade Social SA 8000; está localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu tombado pela UNESCO em 1986 como Patrimônio Natural da Humanidade; localiza-se em um dos principais destinos turísticos do país e assim recepciona turistas nacionais e estrangeiros durante todo o ano; apresenta significativo consumo de energia elétrica e água; alta produção de lixo (resíduos sólidos e efluentes líquidos); está localizado em área estritamente privativa e distante do centro urbano; e tem alta exigência de capacitação técnica e profissional de seus funcionários. O método de pesquisa foi o estudo de caso, com levantamento de dados primários e secundários, com desenvolvimento de entrevista e visita in loco e a análise dos resultados foi embasada em pesquisa descritiva e em modelos de gestão ambiental e responsabilidade social que forneceram indicadores ambientais e sociais que neste trabalho estão descritos. De acordo com os dados coletados percebe-se que, para o Tropical das Cataratas é essencial manter e preservar o Parque Nacional do Iguaçu, bem como ter controle rigoroso de suas ações ambientais tendo como foco os stakeholders do empreendimento e comunidade local. Sobre a Política de Responsabilidade Social o Tropical das Cataratas ECO Resort compromete-se a oferecer serviços de alta qualidade de maneira a demonstrar uma sólida ética comercial, aderência às leis locais e nacionais e absoluta consideração aos direitos humanos interpretando e respeitando os instrumentos internacionais. Portanto, serve como parâmetro de ações ambientais e sociais para o setor hoteleiro
Abstract: The environmental concern has been a constant theme in many socioeconomic sectors in recent years, as has the responsibility of organizations in relation to environmental issues. Companies are seeking actions that show a commitment to environmental management and social responsibility. It is observed, nowadays, that companies whose economic and strategic results are in line with actions based on environmental and social causes are realizing that their administrations are more accepted among their internal and external clients. In view of this, hotel business, as business organizations, have begun establishing different contemporary supports, with competitive and strategic characteristics based on environmental management and social responsibility. And the detailed study of these themes, in relation to national hotel industry, is an extremely important aspect that can form the basis for other studies, and support other socio-environmental projects in many hotels. This study therefore seeks to identify indicative elements in the environmental management and social responsibility of a resort which demonstrates a strategic and competitive vision. Thus, it was decided to analyze the Tropical das Cataratas ECO Resort, located in the city of Foz do Iguaçu, owing to the fact that this hotel company has unique characteristics. For example: it was the first hotel in the South America to receive Environmental Certification ISO 14001, as well as having Quality Certification ISO 9001 and Social Responsibility Certification SA 8000; it is located within the Iguaçu National Park, which was listed by UNESCO in 1986 as a Natural Heritage for Humanity; it is located within one of the most important tourist destinations in the country, welcoming national and international tourists throughout year; it has significant electricity and water consumption and high garbage production (both solid and liquid waste); it is located in strictly private area, far from the urban center; and it has a high demand for technical and professional training of its employees. The research method used was a case study, using primary and secondary data gathered through interviews and in loco visits, and the analysis of the results was based on descriptive interviews and models of environmental management and social responsibility, which provided the environmental and social indicators described in this work. According to the data collected, it can be seen that, for the Tropical das Cataratas, it is essential to maintain and preserve the Iguaçu National Park, as well as ensuring rigorous control of its environmental actions, with its focus on the stakeholders of the business and the local community. Concerning its Policy of Social Responsibility, the Tropical das Cataratas ECO Resort is committed to offering high quality services in a way that demonstrates solid commercial ethics, compliance with local and national legislation, and absolute consideration of human rights, interpreting and respecting the international instruments. It therefore serves as a parameter for environmental and social actions for the hotel sector
Keywords: turismo
gestão ambiental
responsabilidade social
resort
tourism
environmental management
social responsibility
resort
gestão ambiental
turismo - Foz do Iguaçú (PR)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: GOYA, Silvia Christiane. Gestão ambiental e responsabilidade social: estratégias de competitividade em resorts estudo de caso tropical das cataratas eco resort em Foz do Iguaçu/PR. 2007. 238 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1305
Issue Date: 22-Aug-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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