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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise do modelo de formação baseado em competências proposto pelo instituto de hospitalidade para o consultor do programa qualidade na mesa
metadata.dc.creator: Quadro, Luciane
metadata.dc.contributor.advisor1: Ruschmann, Doris Van de Meene
metadata.dc.contributor.referee1: Paolucci, Luciana
metadata.dc.contributor.referee2: Anjos, Francisco Antonio dos
metadata.dc.description.resumo: A forma de se exercer uma profissão por meio da consultoria existe há anos, mas pouco se sabe, pelo menos na área do turismo, quem são esses profissionais, em que atuam e como constroem suas competências. O presente estudo teve como objetivo principal analisar a formação baseada em competências, desenvolvida pelo Instituto de Hospitalidade IH, para formação de consultores do Programa Qualidade na Mesa , um programa direcionado ao setor de bares e restaurantes, exclusivamente aos associados da ABRASEL. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, seguido por uma análise documental. Também se buscou descrever as características dos consultores, visando a detectar, por meio da análise de seus currículos, que competências apresentavam. Posteriormente, verificou-se como se deu a formação baseada em competências, um modelo utilizado em programas de capacitação do IH para formação de consultores com o propósito de atender às expectativas do Programa Qualidade na Mesa . A pesquisa utilizou amostra de referência, composta pela primeira turma de consultores selecionados pelo Instituto de Hospitalidade para o programa. A análise foi pautada a partir dos conceitos teóricos de competências e consultoria. Como resultado, foi possível fazer ponderações a respeito da formação baseada em competências, ressaltando sua importância para a construção, ampliação ou aprimoramento de competências, o que é fundamental para a atividade de consultoria direcionada ao setor turístico, neste caso, o setor de bares e restaurantes
Abstract: Although the idea of practicing consultancy has existed for many years, some of its aspects, such as who the professionals in this field are, what their job involves, and the means by which they achieve the skills needed to perform those jobs, remain unknown in the area of tourism. The initial purpose of this study was to analyze the skillbased training developed by the Hospitality Institute HI, for consultants who were part of the program Qualidade na Mesa , aimed at bars and restaurants, exclusively for members of ABRASEL. The methodology used was a case study, followed by documentary analysis. The study also consisted of descriptions of the consultant s characteristics, as well as the identification of existing skills, based on the information given in their curricula. Next, it analyzes the skill-based training, the model used for the preparation of the consultants taking part in the training programs of the HI, in order to meet the expectations of the program Qualidade na Mesa . The research used a sample made up by the first group of consultants who took part in the training scheme, and who had been selected for the program by the Hospitality Institute The analysis was based on theoretical concepts relating to skills and consultancy As a result, it was possible to evaluate the skill-based training, emphasizing its importance for the construction, amplification and improvement of competencies, which is seen as vital for the activity of consultancy in the tourism sector, in this case, the bars and restaurants sector
Keywords: turismo
setor de bares e restaurantes
consultoria
competências
formação baseada em competências
tourism
bars and restaurants
consultancy
skills
abilities
skill-based training
empresas de consultoria
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: QUADRO, Luciane. Análise do modelo de formação baseado em competências proposto pelo instituto de hospitalidade para o consultor do programa qualidade na mesa . 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1306
Issue Date: 12-Dec-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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