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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Percepções dos dirigentes do setor turístico do município de Blumenau (SC) sobre responsabilidade social e sustentabilidade
metadata.dc.creator: Pedreira, Ivana Maria Schmitt
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Paulo dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Considerando que a responsabilidade social e a sustentabilidade são essenciais para o desenvolvimento equilibrado e duradouro da atividade turística, este estudo propôs-se a conhecer a percepção de dirigentes do setor sobre tais dimensões e a analisar a influência da percepção desses atores sobre o desempenho de organizações ligadas ao turismo. Embora o tema seja intensamente abordado no setor industrial e de serviços em geral, no Brasil, há poucos trabalhos acadêmicos sobre responsabilidade social aplicada ao turismo. O objetivo desta pesquisa foi analisar o setor turístico de Blumenau (SC) sob a perspectiva da responsabilidade social e da sustentabilidade, considerando a percepção dos atores que interagem no setor. Especificamente a pesquisa buscou: (a) caracterizar as potencialidades e dificuldades do setor turístico de Blumenau; (b) conhecer a percepção dos dirigentes do setor sobre responsabilidade social e sustentabilidade, verificando se há diferenças de percepções entre os mesmos; (c) analisar as ações de responsabilidade social e sustentabilidade desenvolvidas pelas organizações turísticas; (e) sugerir, com base na teoria, ações integradas para setores público e privado que pretendam contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável. Com base na revisão da literatura da área, formulou-se uma pesquisa descritiva e exploratória que, por meio de questionário, entrevista e coleta de dados secundários, permitiu a interação com a realidade do setor turístico local, numa interpretação quali-quantitativa. A amostra foi composta por 51 organizações, envolvendo representantes do setor público e privado, dentre eles, membros do Conselho Municipal de Turismo (CONTUR), hotéis, agências de viagens e restaurantes. Por meio dos resultados pôde-se inferir que: a percepção e o conhecimento dos entrevistados sobre responsabilidade social e sustentabilidade é frágil; o trade turístico está desarticulado; não há harmonia entre os setores público e privado que regem a atividade turística do município e que as condições da estrutura turística são precárias, impedindo que o setor se fortaleça e desenvolva com sustentabilidade
Abstract: Considering that social responsibility and the sustainability are essential for the balanced and lasting development of the tourism activity, this study seeks to discover the perceptions of leaders of the sector on these aspects, and to analyze the influence of their perceptions on the performance of organizations linked to tourism. Although the theme has been addressed in depth by the industrial and service sectors in general, in Brazil, there have been few academic works relating to social responsibility in the area of tourism. The objective of this study was to analyze the tourism sector of Blumenau (SC), from the perspective of social responsibility and sustainability, considering the perceptions of actors who interact in the sector. More specifically, it seeks to: (a) characterize the potentials and difficulties of the tourism sector in Blumenau; (b) discover the perceptions of leaders of the sector, in relation to social responsibility and sustainability, determining whether there are differences in perceptions among these individuals; (c) analyze the actions of social responsibility and sustainability carried out by tourism organizations; (d) suggest, based on the theory, integrated actions for the public and private sectors aimed at contributing to the development of sustainable tourism. Based on a literature review of the subject, a descriptive and exploratory study was formulated which, through a questionnaire, an interview and secondary data collection, enabled interaction with the reality of the local tourism sector, in a qualitative and quantitative interpretation. The sample consisted of 51 organizations, involving representatives of the public and private sectors, such as the Municipal Tourism Council (CONTUR), hotels, travel agencies and restaurants. Through the results it was inferred that: the perception and knowledge of the interviewees concerning social responsibility and sustainability is fragile; the tourism trade is disjointed; there is a lack of harmony between the public and private sectors that govern tourism activity in the municipal district; and the conditions of the tourism structure are precarious, preventing the sector from strengthening and developing
Keywords: turismo
responsabilidade social
desenvolvimento sustentável
tourism, social responsibility
sustainable development
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: PEDREIRA, Ivana Maria Schmitt. Percepções dos dirigentes do setor turístico do município de Blumenau (SC) sobre responsabilidade social e sustentabilidade. 2007. 126 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1309
Issue Date: 7-Oct-2007
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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