Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1316
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise do perfil e da satisfação dos turistas da cidade de Corumbá (MS) visando à adequação dos empreendimentos turísticos da região
metadata.dc.creator: Congro, Christiane Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria José Barbosa de
metadata.dc.description.resumo: A cidade de Corumbá é considerada a capital do Pantanal e possui amplo potencial turístico. Entretanto, ainda são escassos os estudos que revelem a qualidade dos serviços e da infraestrutura turística local, bem como, que analisem o perfil dos turistas. O conhecimento dessas características é de fundamental importância para a segmentação de mercado e elaboração de produtos adequados às necessidades e expectativas dos visitantes. O presente trabalho tem por objetivo caracterizar o município de Corumbá (MS) como destino turístico, avaliando o perfil dos turistas e identificando sua satisfação no início da Alta Temporada de 2004. A caracterização geo-histórica de Corumbá foi realizada pela abordagem metodológica qualitativa e a abordagem quantitativa foi utilizada no estudo do perfil e da satisfação dos visitantes, através de aplicação de questionários em 400 turistas. A pesquisa sobre Corumbá demonstrou que a cidade dispõe de diversos atrativos turísticos naturais, patrimoniais e culturais. Para levantar o histórico do desenvolvimento turístico do município, foi utilizado o modelo do ciclo de vida da região turística proposto por Butler (1980), observando-se que a cidade está iniciando o processo de renovação, através da ênfase que vem sendo dada ao turismo contemplativo na região. Os resultados mais relevantes em relação ao perfil dos turistas revelaram que: 86% são brasileiros; 46% com idade entre 40 a 59 anos; 69% são do sexo masculino; 56% possuem nível superior; 63% são casados; 44% são profissionais liberais; 67% são católicos e 47% visitaram a cidade por indicação de parentes e amigos. Quando comparado o perfil do turista contemplativo com o do turista de pesca observou-se que 22% dos turistas contemplativos são jovens com idade entre 16 e 29 anos e 54% são mulheres. Por sua vez, 81% dos turistas de pesca são casados e 95% são homens. Quanto à satisfação dos turistas, obtida através de escala intervalar, em que o item muito satisfeito corresponde a 5,00 e o item muito insatisfeito a 1,00, observou-se que os cinco fatores que obtiveram média de satisfação mais elevados foram: credibilidade das informações sobre a flora pantaneira (com média 4,65 numa escala de 5 pontos), limpeza das vias públicas da cidade (4,45), segurança durante a realização dos passeios turísticos (4,29), qualidade dos serviços de hospedagem (4,19) e qualidade de atendimento dos serviços de alimentação (4,18). Entretanto, os cinco fatores que apresentaram média de satisfação reduzida foram: acesso à cidade (3,05), qualidade de atendimento dos serviços de transporte (3,13), informações turísticas disponíveis em sua cidade de origem para o planejamento da viagem (3,16), facilidade de localização dos atrativos turísticos (3,40) e informações disponíveis em Corumbá sobre os atrativos turísticos locais (3,66). Espera-se que essas informações possam contribuir com a elaboração de um planejamento estratégico, com ênfase na segmentação de mercado e fornecer subsídios para os empresários e gestores públicos locais no processo de tomada de decisões em prol do desenvolvimento sustentável regional
Abstract: The Corumba´s city is consider the Pantanal´s capital and has a great touristic potential. However, still insufficient the studies that can reveal the quality of the place touristic´s services and structure and of the tourists profile. The knowledge of these characteristics is very important to the market segmentation and to the elaboration of products in agreement with the visitors s needs and desires. This research has as its objective the characterization of Corumbá (MS, Brazil) city as a tourist destination, as well as the evaluation of tourists´ profile and identification of their satisfaction in the beginning of the high season of 2004. The characterization of Corumbá was done by qualitative methodological approach. After that the quantitative methodological approach was used to study of profiles and the satisfaction of these visitors, in which 400 tourists answered a questionnaire. The research on Corumbá demonstrated that the city has several natural, inheritance and cultural tourist attractions. According to the tourist development history of the city, where a model of a cycle of life in the tourist region was used, it was observed that the city is starting a new renewing process, through the emphasis on what has been given to contemplative tourism in this region. The most relevant results related to tourists´ profile revealed that : 86% are Brazilian; 46% aged between 40 to 59 years old; 69% are male; 56% have college degree; 63% are married; 44% are professionals; 67% are catholics and 47% have visited the city due to an indication of friends and relatives. When the contemplative tourists´ profile is compared to the fishing tourist it was observed that 22% of contemplative tourists are young people from 16 to 29 years old e 54% are female. On the other hand, 81% of fishing tourist are married and 95% are men. When it comes to the satisfaction of these tourists it was observed the five items that have gotten a higher average of satisfaction were: credibility of the information about flora pantaneira (4,65), cleanness of public streets in town (4,45), safety during tourist tours (4,29), quality of lodging services (4,19) and quality of restaurants services (4,18). However, these five items that revealed a lower average of satisfaction were: access to the city (3,05), quality of transportation services (3,13), tourist information available in their hometown in order to plan the trip (3,16), easy access to tourist attraction locations (3,40) and information available in Corumbá about its local tourist attractions. (3,66). It is expected that this information can contribute to the elaborations of a strategic planning, with emphasis on the segmentation of the market and, also, supply subsidies to businessmen and local public administrators in the process of taking decisions to improve local sustainable development
Keywords: satisfação do turista
comportamento do consumidor
perfil do turista
Corumbá e Pantanal
tourists´ satisfaction
consumer behavior
tourists´ profile
Corumbá and Pantanal
turistas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: CONGRO, Christiane Rodrigues. Análise do perfil e da satisfação dos turistas da cidade de Corumbá (MS) visando à adequação dos empreendimentos turísticos da região. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1316
Issue Date: 11-Apr-2005
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Christiane Rodrigues Congro.pdf2,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.