Please use this identifier to cite or link to this item: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1337
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O TURISMO COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO PLANEJAMENTO DE LINHAS REGULARES DAS EMPRESAS AÉREAS REGIONAIS DO BRASIL
metadata.dc.creator: Valente, Flávio José
metadata.dc.contributor.advisor1: Beni, Mario Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Pelizzer, Hilário Angelo
metadata.dc.contributor.referee2: Ruschmann, Doris Van de Meene
metadata.dc.contributor.referee3: Rejowski, Mirian
metadata.dc.contributor.referee4: Trigo, Luiz Gonzaga Godoi
metadata.dc.description.resumo: O Turismo sempre esteve relacionado ao transporte, pela dinâmica do deslocamento humano que une essas atividades. O transporte aéreo regional foi o cenário principal desta pesquisa, que procurou identificar o perfil das empresas aéreas que atuam neste segmento no Brasil. Procurou também explorar analiticamente os principais fatores de influência e de decisão que essas empresas utilizam ao planejarem suas linhas nas cidades e regiões turísticas brasileiras. Foi utilizada uma abordagem sistêmica com técnicas de levantamento. Os resultados revelaram a presença de vários fatores, econômicos, sociais, políticos, operacionais, geográficos, mercadológicos e turísticos, com seus respectivos aspectos relacionados. A análise dos dados permitiu concluir: que as empresas pesquisadas iniciam e planejam suas linhas regulares com participação efetiva de seus setores comerciais; que os fatores influentes nas áreas econômica e operacional têm mais peso nas decisões, seguidos pelos turísticos; que as empresas declaram formalmente a importância e a necessidade de articulação com a cadeia produtiva do turismo, mas que na prática isso pouco ocorre. A pesquisa também apontou que tipos de turismo e infra-estrutura turística constituem os aspectos mais importantes do fator de influência turístico. Possibilitou ainda a elaboração de uma representação esquemática que reflete a relação entre os fatores influentes e as diversas etapas do planejamento das empresas aéreas. Constatou-se que, embora haja grandes desafios no ambiente externo, as empresas regionais poderiam administrar estrategicamente melhor o planejamento de suas linhas antes de implantá-las, trazendo assim maior sustentabilidade às mesmas, benefícios aos municípios atendidos e a toda a cadeia produtiva do turismo.
Abstract: The Tourism was always connected to transport due to the human displacement dynamic that joins these activities. Regional air transport is the main focus of this research that aimed to identify the airline profiles that act in this segment in Brazil. It also attempts to place the key decisions factor used by these companies when planning their routes to tourist destinations and regions in Brazil. A systemic approach with survey techniques was used. The results reveale several factors, such as: economic, social, political, operational, geographic, marketing and tourisitc, with their respectives aspects related. The data analysis concluded that the surveyed airlines plan their schedule flights with effective participation of their commercial department. Moreover, the economic and operational factors were indentified as the most important ones to the decision process, followed right after by the tourist one. In addition, the airlines stated that in theory it is important to work jointly with the tourism stakeholders, although, in reality, it hardly happens. Finally, the research also points that different forms of tourism and tourist infrastructure are the most important aspects to the tourist influence factor. It still made possible to elaborate a schematical representation that reflects the relation between the influential factors and the several stages of the airlines planning. It is evidenced that, in spite of the big challenges in the external environment, the Brazilian regional airlines could have strategically better plan their routes before launching them to the market, being more sustainable in their operations which could create, more benefits to the cities they serve and also to the whole tourism industry.
Keywords: empresas aéreas regionais
turismo e planejamento de linhas aéreas
regional airlines companies
tourist factors and airlines planning
Aeronáutica comercial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: VALENTE, Flávio José. O TURISMO COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO PLANEJAMENTO DE LINHAS REGULARES DAS EMPRESAS AÉREAS REGIONAIS DO BRASIL. 2004. 109 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1337
Issue Date: 9-Feb-2004
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flavio Jose Valente.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.