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metadata.dc.type: Dissertação
Title:  TURISMO VIRTUAL NA INTERNET: CARACTERIZAÇÃO DE SITES BRASILEIROS QUE DIVULGAM O TURISMO
metadata.dc.creator: Ghisi, Lígia
metadata.dc.contributor.advisor1: Macedo, Sandre Granzotto
metadata.dc.contributor.referee1: Alberton, Anete
metadata.dc.description.resumo: A barreira conceitual que caracteriza uma viagem ou um deslocamento é transposta, quando o cenário virtual é utilizado para disponibilizar as opções de turismo no ciberespaço. É um exercício multidisciplinar, tão atual e necessário para a compreensão das novas tendências frente às conquistas sociais e políticas, assim como para o crescimento econômico e a democratização da informação, que atinge o espaço geopolítico. O desenvolvimento das tecnologias e a dinâmica comportamental das pessoas fazem o turismo apresentar mais uma modalidade: o turismo virtual . Um conceito novo para as duas áreas de conhecimento: turismo e tecnologia da informação. A aplicabilidade do ciberespaço e da Internet para as relações sociais e transações comerciais são largamente empregadas para projetar o turismo. A intangibilidade do turismo, prontamente, é adotada pela intangibilidade do cenário virtual, e através deste é possível transformar o turismo em um processo tangível, quando o produto se resume em informações. Este estudo objetiva analisar as configurações dos sites brasileiros sobre turismo virtual , na busca de uma caracterização do ciberespaço que divulga o turismo. Para tanto, esta pesquisa adotou a multiplicidade da abordagem metodológica, utilizando um estágio exploratório para a qualificação dos dados e outro descritivo na quantificação dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa-diagnóstico que vai ao campo virtual, na Internet, para estabelecer um estudo que explora e descreve os sites investigados. O universo pesquisado foi identificado por meio de sistema de busca on-line mostrando 115 sites, para o qual utilizou-se um questionário tipo checklist para coleta dos dados, em tempo real, dados que foram analisados pela Análise Fatorial de Correspondência Múltipla e Análise de Agrupamentos Hierárquicos. Os resultados da pesquisa caracterizam o inventário dinâmico dos sites que apontam para cinco grupos distintos, com características baseadas nos conceitos de atmosfera interna e externa e hospitalidade e turismo virtual. Estas informações realçam a importância da divulgação do turismo na Internet e o quanto este ambiente ainda pode ser explorado.
Abstract: The conceptual barrier that characterizes a travel or a trip is transposed when the virtual scenery is used to provide tourist options in the cyberspace. It is a multidisciplinary exercise, so much up to date and necessary to the comprehension of new tendencies toward the political and social achievements, as well as to the economic growing and the democratization of the information, which reaches the geopolitical space. The development of technologies and the behavioral dynamic of people lead the tourism to present another modality: the virtual tourism . A new concept for the two knowledge areas: tourism and Information Technology. The applicability of the cyberspace and Internet to the social relations and trading events are largely used to project the tourism. The intangibility of the tourism, promptly, is adopted by the intangibility of the virtual scenery and through this it is possible to transform the tourism in a tangible process, when the product is restricted to information. This study aims to analyze the configurations of the Brazilian sites about the virtual tourism , in the search for a characterization of the cyberspace that advertises the tourism. To do so, this research adopted a multiple methodological approach, making use of an exploratory stage for the qualification of the data and another one, descriptive, for the quantification of it. It is a diagnostic research that goes to the virtual field, in the Internet, to establish a case study that explores and describes the sites taken into consideration. The data was identified by means of a system of an on-line search, with a sample of 115 sites. For the collection of the material in real time, a checklist questionnaire was used. Factorial Analyses of the Multiple Correspondence and the Hierarchy Grouping of Analyses analyzed this data. The results of the research characterize the dynamic inventory of the sites that point to five distinct groups, with characteristics based on the concepts of internal and external atmosphere, hospitality and virtual tourism. These information detach of the divulgation of the tourism in the Internet and to the possibility of expanding the exploration of this environment.
Keywords: turismo e hospitalidade
turismo virtual
ciberespaço e internet
tourism and hospitality
virtual tourism
cyberspace and internet
Ciberespaço
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: GHISI, Lígia. TURISMO VIRTUAL NA INTERNET: CARACTERIZAÇÃO DE SITES BRASILEIROS QUE DIVULGAM O TURISMO. 2005. 7 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1346
Issue Date: 21-Nov-2005
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