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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Pressupostos para a educação turística em municípios: uma alternativa para o planejamento do turismo como base local no município de Bituruna, PR
metadata.dc.creator: Souza, Sandra Aparecida de Paula e
metadata.dc.contributor.advisor1: Anjos, Francisco Antonio dos
metadata.dc.description.resumo: Está pesquisa analisou a estruturação do sistema educacional vigente no município de Bituruna, no Estado do Paraná, objetivando o desenvolvimento de pressupostos de educação turística para municípios com potencialidade nesse segmento. Os procedimentos metodológicos utilizados constituíram-se inicialmente de uma oficina pedagógica a qual teve como objetivo fazer com que as professoras do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries compreendessem o que é turismo, suas motivações e modalidades; conhecessem e discutissem o inventário turístico do município e seus atrativos turísticos; refletissem sobre a importância da atividade turística para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no município e ainda definissem uma proposta de inserção da educação turística na escola, a partir do inventário turístico de Bituruna-PR. Além disso, procurou-se conhecer por meio das fontes secundárias a estruturação curricular do município e os pressupostos teóricos e os objetivos do Ensino Fundamental. Os procedimentos possibilitaram delinear a construção de pressupostos para a educação turística municipal enquanto uma alternativa estratégica para o planejamento e desenvolvimento do turismo local. Partindo dessa perspectiva, foram examinadas as políticas públicas de turismo, especificamente a municipal. Como resultado observou-se que as docentes do ensino fundamental reconhecem que para o desenvolvimento do turismo, torna-se indispensável à preservação dos recursos naturais, históricos e culturais do município. Assim foi possível sugerir os pressupostos para a educação turística em municípios que apresentem potencialidade como alternativa estratégica para o planejamento e desenvolvimento do turismo local. Além dos educandos do ensino fundamental, pode-se ainda, desenvolver programas de educação turística para a comunidade do local, pois é preciso que todos sejam educados visando à conscientização sobre a importância que o turismo exerce no desenvolvimento econômico de municípios que apresentem potencialidade turística. Em análise às questões já aferidas, conclui-se o intuito do trabalho por meio de duas perspectivas: a primeira apresenta uma possibilidade, fazendo com que os gestores da educação municipal reconheçam que a educação na ótica turística, implica favoravelmente o fomento do turismo. E segundo, defende-se que a educação no cenário atual, tem papel fundamental para a formação da consciência e cidadania dos atores sociais que estejam envolvidos no processo
Abstract: This study analyzes the structure of the education system in the municipal district of Bituruna in the State of Paraná, seeking to develop a basis for tourism education in the municipal districts with potential in this sector. The methodological procedures used consisted initially of a pedagogical workshop, to enable teachers of Basic Education working with 1st to 4th grades to understand what tourism is, its motivations and modalities; the teachers learned about and discussed the tourism inventory in the municipal districts, and its tourism attractions; they also reflected on the importance of tourism for the economic development and job generation in the municipal district, and defined a proposal for inserting tourism education in schools, based on the tourism inventory of Bituruna-PR. This study also analyzes, through secondary sources, the curricular structure in the municipal district, and the theoretical premises and objectives of Basic Education. The procedures enabled the construction of premises for municipal tourism education to be outlined, as a strategic alternative for the planning and development of tourism in the town. Based on this perspective, the public tourism policies were examined, focusing specifically on the municipal district. As a result, it was observed that basic education teachers are indispensable for preserving the natural, historical and cultural resources of the municipal district. Thus, it was possible to suggest premises for tourism education in municipalities with potential, as a strategic alternative for the planning and development of local tourism. In addition to educators of basic education, tourism education programs can also be developed for the local community, as it is necessary for everyone to be educated, in order to raise awareness of the importance of tourism in the economic development of municipal districts with tourism potential. Analyzing the above-mentioned issues, the purpose of the work can be considered as achieved by means of two perspectives: the first presents an opportunity, promoting awareness among municipal education managers who recognize that tourism education favours tourism increase. The second defends that in the current scenario education has an essential role in raising awareness among the citizens and social players involved in the process
Keywords: turismo
educação turística
diretrizes e políticas públicas municipais
planejamento turístico
tourism
tourism education
public guidelines and policies
tourism planning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Vale do Itajaí
metadata.dc.publisher.initials: UNIVALI
metadata.dc.publisher.department: Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Turismo e Hotelaria
Citation: SOUZA, Sandra Aparecida de Paula e. Pressupostos para a educação turística em municípios: uma alternativa para o planejamento do turismo como base local no município de Bituruna, PR. 2009. 229 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1347
Issue Date: 17-Mar-2009
Appears in Collections:Importação Nova 20150826 Coleção

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